Dois filmes portugueses no festival de Roma
A atriz Anna Mouglatis interpreta Elisa em "Photo", de Carlos Saboga.

Cinema Português  

Dois filmes portugueses no festival de Roma

"Photo" de Carlos Saboga integrará a competição e o filme coletivo encomendado por Guimarães 2012 será exibido na noite de abertura.

O filme "Photo", que assinala a estreia do argumentista Carlos Saboga na realização, foi selecionado para o festival de cinema de Roma, que decorrerá de 9 a 17 de novembro em Itália, revelou a produtora Leopardo Filmes.

O filme, que só estreará em Portugal em 2013, foi selecionado para a competição oficial do festival.

"Photo" é o primeiro filme de Carlos Saboga, autor de argumentos orginais e adaptados de várias produções portuguesas, nomeadamente "As linhas de Wellington", de Valeria Sarmiento, "Mistérios de Lisboa", de Raul Ruiz, "Adeus Princesa", de Jorge Paixão da Costa, e "O Lugar do Morto", de António-Pedro Vasconcelos.

A longa-metragem conta com a participação dos atores Anna Mouglatis, Simão Cayatte, Johan Leysen, Didier Sandre, Anabela Brígida, Ana Padrão, Marisa Paredes e Rui Morisson.

O Festival de Cinema de Roma já tinha anunciado anteriormente que irá exibir, em estreia mundial, o filme coletivo "Centro Histórico", encomendado por Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 aos realizadores Aki Kaurismki, Pedro Costa, Victor Erice e Manoel de Oliveira.

Este projeto é composto pelos filmes "O Tasqueiro", do realizador finlandês Aki Kaurismaki, "Lamento da Vida Jovem", de Pedro Costa, "Vidros Partidos", do realizador italiano Victor Erice, e "O conquistador conquistado", de Manoel de Oliveira.

"Centro Histórico" será exibido numa nova secção do festival, intitulada "CinemaXXI", que terá Douglas Gordon como presidente do júri.


por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português