Duas produções portuguesas, de Cristèle Alves Meira e Sofia Bost, foram selecionadas para a Semana da Crítica, um dos programas paralelos do Festival de Cinema de Cannes (França), foi hoje anunciado.

Na competição de curtas-metragens está "Dia de Festa", de Sofia Bost, uma produção de Filipa Reis que fará a estreia mundial em França. Sofia Bost, que tem trabalhado como montadora, é autora ainda da curta-metragem "Swallows" (2015).
"Em Dia de Festa", Mena mora sozinha com a filha Clara, que faz sete anos. Apesar dos limitados recursos financeiros, Mena consegue organizar a festa de aniversário, mas um telefonema da sua mãe, deixa-a perturbada e ansiosa.

Na Semana da Crítica estará também, fora de competiçã, a curta-metragem "Invisível Herói", da lusodescendente Cristèle Alves Meira,  uma coprodução entre Portugal e França que envolveu a Fluxus Films (Gaelle Mareschi) e a Midas Filmes (Pedro Borges).
"Campo de Víboras", o seu anterior filme, também já tinha sido selecionado na Semana da Crítica, em 2016.

"Invisível Herói" é um retrato de Duarte, um cego nos seus 50 anos que anda à procura do amigo Leandro, um imigrante cabo-verdiano misteriosamente desaparecido.

Atualmente, Cristèle Alves Meira prepara a primeira longa de ficção, intitulada "Bruxa".

A Semana da Crítica, organizada há mais de 50 anos pelo Sindicato dos Críticos de Cinema de França, decorrerá de 15 a 23 de maio e contará com 11 longas-metragens e 15 curtas-metragens, a maioria em competição.

O júri da Semana da Crítica é presidido pelo realizador colombiano Ciro Guerra.

O Festival de Cinema de Cannes decorre entre 14 e 25 de maio.

  • cinemaxeditor
  • 22 Abr 2019 15:41

+ conteúdos