É Na Terra Não é Na Lua, melhor documentário em San Francisco

Cinema Português  

"É Na Terra Não é Na Lua", melhor documentário em San Francisco

Depois do DocLisboa e do Festival de Cinema Independente de Buenos Aires, filme de Gonçalo Tocha conquista o seu terceiro prémio principal.

Crítica recomendada:
É Na Terra Não é Na Lua, melhor documentário em San Francisco
Estreia
Uma reportagem intimista Distinguido com o prémio principal do DocLisboa 2011, "É na Terra, Não é na Lua" chega agora às salas de cinema: Gonçalo Tocha filma os ...
Cinemax Rádio:
Outros Áudios
Entrevista Gonçalo Tocha

O filme "É Na Terra Não é Na Lua", de Gonçalo Tocha, foi eleito o melhor documentário do 55º Festival Internacional de Cinema de São Francisco, nos Estados Unidos, anunciou a organização.

O documentário, que retrata a vida da ilha açoriana do Corvo, recebeu o Golden Gate Award, que equivale a cerca de 15 mil euros, para melhor documentário em longa-metragem.

O realizador Gonçalo Tocha recebe este prémio semanas depois de ter sido distinguido na Argentina, com o prémio de melhor filme na secção Cinema do Futuro no Festival Internacional de Cinema Independente, em Buenos Aires.

O filme foi rodado entre 2007 e 2009 e estreou-se no Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça, onde recebeu uma menção especial do júri. Posteriormente ganhou grande prémio para a melhor longa-metragem no DocLisboa.

O realizador de origem açoriana e com origens familiares em São Miguel, nunca tinha estado no Corvo até tomar a decisão de rodar este documentário sobre a ilha mais pequna do arquipélago.

Num entrevista ao CINEMAX, por ocasião da estreia do filme nos cinemas nacionais (áudio associado), contou que partiu com a intenção de filmar tudo o que conseguisse e acabou por construir uma espécie de "arquivo contemporâneo em movimento", tendo aproveitado 180 minutos de imagens para o filme.

Nascido em 1979, Gonçalo Tocha assinou em 2006 a primeira longa-metragem, "Balou", premiado no ano seguinte no festival IndieLisboa.

por
publicado 00:35 - 04 maio '12

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português