Guerra3DMais Cinema  

"Estado de Guerra" e "Green Zone":
a guerra numa escala pessoal

Na mesma semana em que "Estado de Guerra" foi premiado com 6 Oscars, estreia "Green Zone": ambos são filmes que retratam missões no Iraque.



O Iraque em "Estado de Guerra e "Green Zone": histórias mais pessoais num contexto de guerra

A guerra no Iraque continua a ser um assunto actual e inspirador em Hollywood. Mas após alguns filmes com carga ideológica ou motivados por uma agenda política, como "Redacted" ou "Peões em Jogo", surgem agora dramas mais focados em histórias vividas no cenário de guerra.

Assim acontece em "Estado de Guerra", de Kathryn Bigelow, que dramatiza a operação de uma brigada de minas no Iraque, e em "Green Zone: Combate Pela Verdade", estreado este fim-de-semana nos Estados Unidos e que vai ser exibido em Portugal a partir de 8 de Abril. A acção do filme acontece em 2003, no enclave seguro de Bagdade, a zona verde referida no título, onde um operacional, interpretado por Matt Damon, procura as famosas armas de destruição maciça.

É um filme de acção dirigido por Paul Greengrass (realizou dois episódios da série Bourne e "Voo 93" sobre os atentados do 11 de Setembro). Os resultados de "Green Zone" em sala e as vendas de "Estado de Guerra" em DVD (em Portugal também já foi editado para venda directa) podem validar a pertinência desta narrativa na abordagem do tema Iraque.


por
publicado 15:32 - 16 março '10

Recomendamos: Veja mais Artigos de Guerra3DMais Cinema