Philip Baker Hall, protagonista na estreia de Paul Thomas Anderson como realizador

30 Mar 2018 0:57

Nos Oscars referentes a 2017, Paul Thomas Anderson esteve presente com “Linha Fantasma”, com Daniel Day-Lewis, mais uma prova eloquente do seu génio criativo. Afinal de contas, através de títulos como “Magnolia” (1999), “Haverá Sangue” (2007) ou “O Mentor” (2012), ele impôs-se como um retratista dos enigmas do comportamento humano, sempre apoiado em histórias exemplarmente concebidas e estruturadas. O certo é que o seu primeiro filme, "Hard Eight", continua a ser quase desconhecido.

Philip Baker Hall e John C. Reilly são nomes em destaque nessa longa-metragem de estreia que nem sequer teve estreia nas salas escuras. Mas convenhamos que, na origem, as coisas também não correram bem: o filme foi lançado com o título “Sydney”, nome do veterano jogador interpretado por Philip Baker Hall, tendo depois mudado para “Hard Eight”, expressão que vem dos jogos de casino — entre nós, nos circuitos alternativos, chamaram-lhe “Passado Sangrento”.



Com uma bela banda sonora composta por Jon Brion, “Sydney” é uma história de jogadores que apostam tudo, a ponto de, por vezes, apostarem a própria vida. Dito de outro modo: estamos perante uma obra cinematograficamente nostálgica, com uma clara filiação na tradição do filme noir.

“Sydney” surgiu há mais de vinte anos, em 1996. Além de Philip Baker Hall e John C. Rilley, nele encontramos Samuel L. Jackson, Gwyneth Paltrow e o grande Philip Seymour Hoffman. E encontramos também, na banda sonora, Aimée Mann, voz que ficaria indissociavelmente ligada ao filme “Magnolia”, que Paul Thomas Anderson viria a realizar em 1999 — é ela que canta o tema que encerra o filme, “Christmastime”.


  • cinemaxeditor
  • 30 Mar 2018 0:57

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