José & Pilar estreia em Setembro nos Estados Unidos
José Saramago e Pilar em casa (2009) - Martínez Cripán / EFE

Cinema Português  

"José & Pilar" estreia em Setembro nos Estados Unidos

O documentário de Miguel Gonçalves Mendes vai chegar às salas de cinema norte-americanas em Setembro, depois de ter estreado em Portugal o ano passado.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 José & Pilar estreia em Setembro nos Estados Unidos
José e Pilar Um documentário sobre o escritor José Saramago, falecido a 18 de Junho de 2010: a sua vida, as suas viagens, a sua relação de amor com Pilar del Río, sua companheira até ao fim da vida. Filmado entre 2006 e 2009 e com a criação do romance "A Viagem do Elefante" como pano de fundo, mostra o quotidiano de um dos mais importantes escritores contemporâneos, na sua relação com Pilar, o público e a ...

A notícia foi confirmada à agência Lusa pela produtora Jumpcut: o filme estreia em várias salas, nos Estados Unidos, em Setembro, em data ainda a anunciar.

Esta opção de estrear o filme nas salas norte-americanas vai aumentar a visibilidade da obra nos Estados Unidos numa altura em que corre uma petição a defender e promover a nomeação de "José & Pilar" para o Oscar de melhor filme estrangeiro.

O pedido foi lançado em Portugal, pelo blogue Split Screen, e é dirigido ao Instituto do Cinema e Audiovisual para que candidate o documentário de Miguel Gonçalves Mendes no processo de selecção do melhor filme estrangeiro de 2012.

Pode procurar a petição aqui. Ela já tem mais de 1.400 assinaturas.

por
publicado 19:14 - 13 julho '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português