Maria Eugénia foi um rosto efémero do cinema português da década de 40

26 Ago 2016 0:57

Foi uma das figuras mais populares da produção cinematográfica portuguesa da década de 1940: Maria Eugénia faleceu em Lisboa, no dia 25 de Agosto, aos 89 anos — a notícia foi divulgada por seu filho, o poeta e ensaísta Fernando Pinto do Amaral.

Nascida a 1 de Abril de 1927, em Lisboa, teve uma carreira muito curta. Ainda assim, isso não a impediu de se ter transformado numa figura lendária, conhecida por várias gerações de espectadores como a "Menina da Rádio". Tal cognome resultou, precisamente, do filme "A Menina da Rádio", realizado em 1944 por Arthur Duarte.



Em "A Menina da Rádio", contracenava com alguns dos nomes mais populares do cinema e do teatro da época, incluindo António Silva, Maria Matos e Francisco Ribeiro. De novo sob a direcção de Arthur Duarte, reapareceu em "O Leão da Estrela" (1947), num elenco que integrava, entre outros, António Silva, Milú e Laura Alves.

Ainda participou em algumas produções de cinema espanhol, fez rádio (nomeadamente na apresentação do programa "Serão para Trabalhadores", na Emissora Nacional) e representou no teatro. Ao casar-se com o médico António Pinto do Amaral, decidiu encerrar a carreira artística. A sua biografia, "Maria Eugénia, a Menina da Rádio", de autoria de Rute Silva Correia, com prefácio de Júlio isidro, surgiu em 2011.
  • cinemaxeditor
  • 26 Ago 2016 0:57

+ conteúdos