Burt Ward e Adam West — Robin e Batman em 1966

10 Jun 2017 20:33

Figura lendária da televisão e do cinema, para sempre associado à personagem de Batman, o actor americano Adam West faleceu no dia 9 de Junho, com 88 anos, em Los Angeles, vitimado por leucemia.

De seu nome verdadeiro William West Anderson, teve um início de carreira que, curiosamente, parecia defini-lo como um intérprete mais vocacionado para tradicionais papéis dramáticos. Integrou, por exemplo, o elenco de "Milionários de Filadélfia" (1959), contracenando com Paul Newman sob a direcção de Vincent Sherman, surgindo também em séries televisivas como "Colt 45" (1959), "Maverick" (1959) ou "The Detectives" (1961-62).

Foi o impacto da série televisiva protagonizada pelo Homem Morcego, iniciada em 1966, que levou a 20th Century Fox a produzir, ainda nesse mesmo ano, o primeiro "Batman" para cinema, com direcção de Leslie H. Martinson, com Burt Ward (n. 1945) no papel de Robin — West e Ward apresentavam assim, no respectivo trailer, a sua passagem para o grande ecrã:



O modo, literal e naïf, como o filme "reproduzia" o grafismo da banda desenhada criada por Bob Kane rapidamente o inscreveu nos anais de uma certa cultura kitsch, obviamente muito diferente das versões de Batman que, mais recentemente, foram propostas por Tim Burton ou Christopher Nolan.
Pontualmente, West seria de novo convocado para assumir a personagem em títulos de menor impacto e até na série televisiva de animação "The New Adventures of Batman" (1977). Embora nunca tenha cessado a sua actividade, o certo é que também nunca mais surgiu em qualquer papel que lhe trouxesse a mesma popularidade.
Por várias vezes, a sua fama fez com que fosse convidado a integrar determinados elencos assumindo o seu próprio papel — assim aconteceu, por exemplo, nas séries "Murphy Brown" (1997), "Family Guy" (2005) ou "30 Rock" (2009). Em 2012, passou a ter a sua estrela pessoal no Hollywood Walk of Fame.
  • cinemaxeditor
  • 10 Jun 2017 20:33

+ conteúdos