20 Jul 2020 14:45
Retomamos hoje a publicação regular dos números de fim-de-semana nas salas de cinema portuguesas, interrompida pela pandemia.
Apesar de alguns cinemas terem regressado à atividade no início de junho, a maioria não voltou a funcionar antes de 2 de julho, o que significa que só agora temos dados com profundidade suficiente para entender o que se está a passar.
E começamos por recuperar os números oficiais reunidos pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) em cada um dos fins-de-semana desde o início da reabertura:
2020
  • 4 a 7 de junho: 916 espectadores *
  • 11 a 14 de junho: 1.513 espectadores
  • 18 a 21 de junho: 1.883 espectadores
  • 25 a 28 de junho: 2.045 espectadores
  • 2 a 5 de julho: 8.129 espectadores ***
  • 9 a 12 de julho: 9.078 espectadores
  • 16 a 19 de julho: 9.608 espectadores
* primeira vaga de reabertura de cinemas; Medeia, Ideal, Trindade, Castello Lopes, Cinemax Penafiel a que se seguiram algumas salas UCI, Cineplace e Cinema City, entre outras.
** segunda grande vaga de reabertura com NOS Cinemas e restantes salas Cineplace, Cinema City e UCI – exceto multiplexes em locais onde se registaram surtos.
Por um lado, observamos a óbvia boa notícia de que as entradas nas salas subiram a cada fim-de-semana (o mesmo nota-se ao olhar para os valores semanais). Mesmo com os saltos provocados pela chegada de novos cinemas há uma curva contínua de aumento nas entradas.
Por outro, é inegável que se está a trabalhar com bases de publico muito reduzidas. Olhando para os períodos homólogos em julho de 2019, as diferenças são notórias:
2019

4 a 7 de julho: 247.178 espectadores
11 a 14 de julho: 164.248 espectadores
18 a 21 de julho: 335.151 espectadores
Neste período, tivemos a estreia de "Homem-Aranha: Longe de Casa", um fim-de-semana de transição e o lançamento do novo "O Rei Leão", o que fornece um leque amplo de resultados – bom número, um valor mediano e um recordista de bilheteira. Perfeito para entender como o mercado está longe da normalidade e como por estes dias é fraca a afluência às salas, fruto do receio compreensível da população, das limitações necessárias no acesso e lotação das salas e da falta de estreias de grande impacto comercial.
Na tabela do último fim-de-semana, repete-se a presença de "O Rececionista" na frente, seguido de perto da reposição de um filme pré-COVID, "Bora Lá". A melhor estreia foi outra animação, "Spycies", em #3 e já abaixo da marca dos mil espectadores.
Preve-se que a situação se mantenha desta forma, com poucas idas ao cinema até 12 de agosto, quando será lançado o primeiro grande título da época COVID, "Tenet", de Christopher Nolan.
BOX OFFICE
  Título Distribuidor Receita do
fim-de-semana (€)
Variação % # de ecrãs Receita
Acumulada (€)
Semana
1 O Rececionista Cinemundo 5 474,77 -4,7 46 23 151,15 3
2 Bora Lá NOS Audiovisuais 5 291,91 3,7 51 239
009,79
8
3 Spycies Agentes
Especiais
Cinemundo 4 167,01 56 4 167,01 1
4 Sobreviver na Noite Cinemundo 3 472,03 -7,6 34 8 598,85 2
5 Arkansas – Rei do
Crime
NOS Audiovisuais 3 064,79 29 3 064,79 1
6 The Operative –
Agente Infiltrada
Films4you 2 437,31 30 2 437,31 1
7 Bloodshot Big Picture 2 423,60 -5,2 17 133
851,18
8
8 Correr Por Um Sonho NOS Audiovisuais 1 740,83 17 1 740,83 1
9 Wasp Network – Rede
de Espiões
NOS Audiovisuais 1 317,55 -55,6 21 5 430,29 2
10 O Espaço Entre Nós Outsider Films 1 265,62 17 1 265,62 1
ESPECTADORES
  Título Distribuidor Espectadores Variação % # de ecrãs Total de
espectadores
Semana
1 O Rececionista Cinemundo 1 172 -4,4 46 4 953 3
2 Bora Lá NOS Audiovisuais 1 154 2,0 51 45 849 8
3 Spycies Agentes
Especiais
Cinemundo 883 56 883 1
4 Sobreviver na Noite Cinemundo 756 -6,7 34 1 861 2
5 Arkansas – Rei do
Crime
NOS Audiovisuais 653 29 653 1
6 The Operative –
Agente Infiltrada
Films4you 493 30 493 1
7 Bloodshot Big Picture 416 -16,0 17 24 268 8
8 Correr Por Um Sonho NOS Audiovisuais 383 17 383 1
9 Wasp Network – Rede
de Espiões
NOS Audiovisuais 297 -53,5 21 1 180 2
10 O Espaço Entre Nós Outsider Films 265 100,0 17 265 1
Dados: ICA
  • cinemaxeditor
  • 20 Jul 2020 14:45

+ conteúdos