Michael Moore assombrado pela figura de Donald Trump — para discutir a política


joao lopes
1 Nov 2018 18:34

Qual é a posição de Michael Moore sobre o Presidente Donald Trump? Pois bem, todos sabemos que é um dos seus mais veementes opositores… Não admira, por isso, que o seu novo filme, "Fahrenheit 11/9", surja em todo o lado descrito como um violento libelo anti-Trump. O que é verdade, aliás: Moore apresenta uma visão dramática, muito severa, do papel de Trump na América do presente. Resta saber se tal descrição faz justiça à complexidade interna do seu filme.

Do meu ponto de vista, creio que não. Considero mesmo que é importante superar as premissas da própria campanha promocional que Moore organizou para o filme, sublinhando, precisamente, a sua mais básica dimensão panfletária. Na verdade, "Fahrenheit 11/9" (jogando com os números do seu "Fahrenheit 9/11", sobre os atentados do 11 de Setembro) apresenta-se como uma elaborada reflexão sobre o sistema político dos EUA e, em particular, o funcionamento de republicanos e democratas.
Na perspectiva de Moore, o carácter maligno que atribui a Trump não pode ser dissociado de algo mais radical, algo que não se esgota nas idiossincrasias de uma qualquer personalidade da cena política. Nessa medida, convenhamos que ninguém fica bem na fotografia: para Moore, republicanos e democratas (sem excluir algumas acções de Barack Obama) são co-responsáveis no esvaziamento prático e simbólico de um sistema bipartidário que, em muitos aspectos, se alheou dos problemas reais dos EUA.

Do ponto de vista cinematográfico, o que está em jogo está longe de ser banal. Em boa verdade, Moore consegue a proeza de nos confrontar com muitas imagens (de outros filmes, reportagens, materiais de arquivo, etc.) que importa rever — e, num certo sentico, reler — para além de qualquer formatação mediática. "Fahrenheit 11/9" é um filme apostado em discutir com o seu espectador os modos correntes de percepção do trabalho político — Trump pode ser o núcleo de tal projecto, mas o que está em jogo envolve factores que vão da defesa dos valores da democracia ao conceito de cidadania.

_____
* Este é o registo de uma conversa de Michael Moore com Peter Travers, crítico de cinema da "Rolling Stone" (ABC News). 

+ críticas