Nicole Kidman e Chiwetel Ejiofor — uma teia policial, um drama carregado de emoções


joao lopes
22 Nov 2015 1:21

É bem verdade que, em décadas recentes, a história do cinema nos ensinou a não esperar demasiado da prática dos remakes. Com excepções, por certo. Mas de acordo com uma regra que mostra que muitos "reinvenções" de outros filmes são, na verdade, cópias menores, para não dizer artisticamente desmotivadas, obedecendo apenas a opções oportunistas de marketing.

O mínimo que se pode dizer de "O Segredo dos Seus Olhos" é que corresponde a uma sólida recuperação das peripécias que conferiam uma especial perturbação ao filme homónimo, realizado por Juan José Campanella (valeu à Argentina o Oscar de melhor filme estrangeiro, em 2010).
Trata-se de colocar em cena uma teia policial que se transforma numa pesada herança emocional, arrastada ao longo de mais de uma década. Assim, a descoberta do cadáver de uma jovem vai envolver, através de um insólito jogo de revelação e ocultação, dois investigadores do FBI (Chiwetel Ejiofor e Julia Roberts) e uma procuradora (Nicole Kidman).

O enigma (policial, precisamente) transfigura-se num percurso de inesperado intimismo, tanto mais envolvente quanto a realização de Billy Ray se fundamente numa cuidada direcção de actores — em particular, Julia Roberts consegue uma daquelas composições cuja subtileza pode justificar, no mínimo, uma nomeação para o Oscar de melhor actriz secundária.

+ críticas