Para rever Woody Allen (em DVD)
Charlize Theron e Kenneth Branagh: no mundo de Woody Allen, 1998

DVD  

Para rever Woody Allen (em DVD)

Woody Allen continua a ter uma presença forte no mercado português do DVD. Agora, a edição de quatro títulos da década de 90, permite reencontrar um dos títulos emblemáticos de toda a sua filmografia: "Celebridade", uma viagem irónica pelo mundo da fama.

É bem verdade que Woody Allen é um cineasta bem representado no mercado português, incluindo, claro, o sector do DVD. Mas também é um facto que os ciclos do consumo tendem a tornar algumas obras mais ou menos raras, porventura inacessíveis. Daí o destaque que merece o aparecimento de uma edição de "Celebridades", realizado em 1998 (a meu ver, um dos três ou quatro títulos fundamentais para compreendermos a dinâmica interna da sua obra).

Rodado a preto e branco, com uma notável direcção fotográfica de Sven Nykvist (colaborador regular de Ingmar Bergman), "Celebridades" tem para dar aquilo que o título sugere. Aliás, mais do que um labirinto de personagens ligadas ao mundo da moda, cinema e televisão, o filme debruça-se sobre a condição de ser célebre (o título original é no singular: "Celebrity"). Woody Allen observa esse mundo com o olhar cruel de quem desmonta todos os seus equívocos e máscaras, no limite deparando com o mais descarnado dos temas: a solidão inidividual.

Ironia também cruel, "Celebridades" é um filme que se assume como espelho perverso do próprio universo que retrata, já que o seu elenco é uma antologia invulgar de gente célebre. Kenneth Branagh interpreta um escritor que vive a sua crise criativa através de um bizarro envolvimento com o entertainment; com ele contracenam, entre outros, Leonardo DiCaprio, Winoina Ryder, Melanie Griffith, Judy Davis, Joe Mantegna e Charlize Theron.

A edição de "Celebridades" em DVD acontece integrada no lançamento de um quarteto de títulos rodados por Woody Allen ao longo dos anos 90 (disponíveis individualmente ou numa caixa), bem típicos da sua permanente oscilação entre comédia e drama, aqui e ali com temperos mais ou menos surreais. Os três restantes são: "Balas sobre a Broadway" (1994), "Toda a Gente Diz que te Amo" (1996) e "As Faces de Harry" (1997).

por
publicado 20:00 - 11 dezembro '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVDCinema Norte-americano