Primeira Festa do Cinema em maio nas salas portuguesas

Box Office  

Primeira Festa do Cinema em maio nas salas portuguesas

A iniciativa conjunta de exibidores e distribuidores tem como objetivo estimular a ida ao cinema. Durante três dias, os bilhetes vão custar apenas 2,5 euros.

Artigo recomendado:
Primeira Festa do Cinema em maio nas salas portuguesas
Box Office
Espanha pede cinema mais barato O enorme sucesso da edição 2013 da Festa do Cinema em Espanha lançou o debate e provou que o cinema mais barato ainda enche salas.

Foi hoje apresentada a primeira edição da Festa do Cinema que irá decorrer nos dias 11, 12 e 13 de maio. Durante estes três dias, as sessões de cinema em todo o país custarão 2,5 euros - excepto sessões em 3D, salas IMAX e lugares VIP.

A Festa do Cinema adapta para o mercado português iniciativas semelhantes que têm lugar em Espanha e em França.

O objetivo é o mesmo, estimular a ida às salas de cinema.

A apresentação decorreu esta quinta-feira no auditório do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), em Lisboa.

A Festa do Cinema é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC) com o apoio da FEVIP - Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais, da GEDIPE - Associação para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores e do ICA.

Nuno Sousa, em representação da APEC, reconheceu a falta de espectadores nas salas e falou da Festa do Cinema como uma oportunidade para recuperar hábitos perdidos numa altura em que os filmes estão disponíveis numa grande variedade de plataformas.

Paulo Santos, da FEVIP, lembrou a importância de, pela primeira vez, existir uma união entre distribuidores, exibidores e produtores de cinema.

A primeira Festa do Cinema, vai decorrer em 499 salas de todo o país que vão disponibilizar mais de 93 mil lugares a quem queira ver cinema mais barato durante os três dias do evento.

O número de espectadores de cinema em Portugal tem diminuido desde 2011. De 16,6 milhões de bilhetes vendidos em 2010, o mercado passou para apenas 12 milhões em 2014, uma perda de quatro milhões e meio de espectadores.

Em Espanha, onde a crise provocou a debandada das salas, a Fiesta del Cine vai na oitava edição. Em 2014, chamou 2,2 milhões de pessoas às salas, de acordo com o El País.

por
publicado 13:10 - 09 abril '15

Recomendamos: Veja mais Artigos de Box Office