Sete filmes portugueses na mostra de São Paulo
Joaa Barata em "Deste Lado da Ressurreição": o novo filme de Joaquim Sapinho é exibido em São antes de estrear em Portugal.

Cinema PortuguêsMais Cinema  

Sete filmes portugueses na mostra de São Paulo

Joquim Sapinho, Teresa Villaverde, José Barahona e Marta Pessoa entre os autores selecionados.

Sete filmes portugueses, incluindo três coproduções, vão ser exibidos na 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Brasil, que começa no dia 21 e se prolonga até 3 de novembro.

"Cisne", de Teresa Villaverde, é a obra portuguesa que integra os destaques da organização do certame, na sua página oficial. Após cinco anos de ausência do grande ecrã, Teresa Villaverde regressou com "Cisne", protagonizado por Beatriz Batarda e Miguel Nunes, e com banda sonora de Chico Buarque, John Cage, Ildo Lobo, Caetano Veloso e Dorival Caymmi, entre outros.

O filme estreou-se nas salas portuguesas em setembro, dois dias após a apresentação no festival de cinema de Veneza, na secção Horizontes.
O documentário "Quem Vai à Guerra", de Marta Pessoa, que apresenta a guerra colonial do ponto de vista das mulheres, e que teve estreia no último IndieLisboa, estará também em exibição no festival paulista.

O realizador Joaquim Sapinho vai estar em São Paulo com "Deste Lado da Ressurreição", juntamente com "O que Há de Novo no Amor?", de um coletivo de seis realizadores (Mónica Santana Baptista, Rui Santos, Hugo Martins, Tiago Nunes, Hugo Alves e Patrícia Raposo), ambos produzidos pela Rosa Filmes.

O filme coletivo, que conta seis histórias de amor, teve estreia nacional no último IndieLisboa e internacional no Festival de Cinema de Raindance em Londres, no passado domingo.

"Deste Lado da Ressurreição", estreou mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Toronto e a estreia comercial em Portugal deverá acontecer até final do ano.

Estarão ainda em exibição três coproduções luso-brasileiras: "Carta Para o Futuro", um documentário sobre quatro gerações de cubanos feito por Renato Martins, "O País do Desejo", de
Paulo Caldas, e que conta com Nicolau Breyner no elenco, e "O Manuscrito Perdido", de José Barahona, sobre Fradique Mendes.

O programa da 35ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo inclui filmes como "Fausto", de Aleksander Sokurov, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2011, e "Habemus Papam", de Nanni Moretti.

Durante duas semanas, serão exibidos "cerca de 250 títulos dos mais variados países e cinematografias", refere a organização.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema PortuguêsMais Cinema