Cinema Português  

"Tio Tomás e a Contabilidade dos Dias" entra nas short lists dos Óscares

O filme português passou na primeira triagem da Academia, na categoria de melhor curta de animação.

"Tio Tomás e a Contabilidade dos Dias", da portuguesa Regina Pessoa, faz parte da short list de títulos que vão disputar um lugar entre os nomeados para os próximos Óscares na categoria de melhor curta de animação. A homenagem da realizadora ao seu tio, criada a partir de memórias afectivas e visuais da infância, passa a constar de uma lista de apenas 10 filmes, reduzida dos 92 iniciais.

A academia norte-americana revelou segunda-feira os finalistas em nove categorias: Longa-metragem documental, curta-metragem documental, longa-metragem internacional, maquilhagem e cabelo, banda sonora original, canção original, curta-metragem de animação, curta-metragem em ação real e efeitos visuais.

Submetido pela academia portuguesa, "A Herdade", de Tiago Guedes, ficou fora da lista de dez finalistas que vão competir pelo Oscar de melhor filme internacional de que fazem parte:

“The Painted Bird” (República Checa)
“Truth and Justice” (Estónia)
“Les Misérables” (França)
“Those Who Remained” (Hungria)
“Honeyland” (Macedónia)
“Corpus Christi” (Polónia)
“Beanpole” (Rússia)
“Atlantics” (Senegal)
“Parasitas" (Coreia do Sul)
"Dor e Glória" (Espanha)

Os nomeados da 92ª edição dos Óscares serão conhecidos a 13 de janeiro 2020 e a gala de entrega dos prémios terá lugar a 9 de fevereiro.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português