Demetrius Shipp Jr., intérprete de Tupac — o seu esforço não chega para salvar o filme


joao lopes
23 Jun 2017 21:29

Hélas!… Os filmes não são o que podiam ter sido se… outras condições e ideias tivessem existido. Ainda assim, isso não nos impede, por vezes, de perguntar (mesmo sem sabermos responder) o que um determinado projecto poderia ter sido se tivesse sido gerado de outro modo. No caso de "All Eyez on Me", filme que recorda a vida do rapper Tupac Shakur (1971-1996), ficamos sem saber que resultados encontraríamos se, de facto, a realização tivesse sido assinada por John Singleton…

Acontece que Singleton foi uma figura fundamental na afirmação de Tupac também no cinema. Foi ele que o dirigiu, contracenando com Janet Jackson, em "Poetic Justice" (título português: "Fugir do Bairro"), numa altura em que o seu impacto na cena do hip hop se prolongava nas mais diversas frentes expressivas, transformando-o em símbolo de um discurso afro-americano apostado em denunciar as injustiças sociais e a cultura de discriminação e preconceito a elas associada.
O certo é que, depois de muitas atribulações (cerca de quatro anos de pré-produção), a direcção de "All Eyez on Me" acabou por ser entregue a Benny Boom, com uma experiência sobretudo ligada a videos de artistas do hip hop. E é um facto que tal experiência, que até poderia ser um suplemento importante, se vem a reflectir em "All Eyez on Me" da forma mais automática: Boom confunde a acção com uma acumulação de clímaxes (?) que nem sequer fazem justiça à riquíssima dimensão poética de Tupac — mesmo se não podemos deixar de sublinhar o empenho de Demetrius Shipp Jr. na composição da personagem de Tupac.

É verdade que a vida de Tupac, da agitação das ruas à rivalidade entre empresas discográficas, foi marcada pelas mais diversas e perturbantes formas de violência — ele que viria a morrer poucos dias depois de ter sido alvejado, em Setembro de 1996, nas ruas de Las Vegas. O certo é que "All Eyez on Me" cedo se satisfaz com os clichés de um vulgar "filme de gangs", afinal de contas não fazendo justiça à complexidade anímica e intelectual de Tupac (e das personagens mais próximas).

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O título do filme retoma o título do derradeiro álbum de Tupac Shakur ["All Eyez on Me"] ainda editado durante a sua vida — a 13 de Fevereiro de 1996, com a assinatura 2Pac. Eis a respectiva capa e a letra do tema "All Eyez on Me".

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