14 Set 2015 16:55

Da lista de filmes que passou pela 72ª edição do festival de cinema de Veneza, 12 títulos têm neste momento assegurada a distribuição nacional.

À NOS cabe a maior parte desses lançamentos, desde logo com duas produções norte-americanas antestreadas fora de competição no certame italiano: "Evereste", filme de abertura do festival, sobre uma acidentada expedição à montanha mais alta do mundo, sai para as salas já a 24 de setembro e o policial "Black Mass", assinado por Scott Cooper, com Johnny Depp no principal papel, tem estreia prevista para 8 de outubro. A 31 de dezembro, é a vez de "A Rapariga Dinamarquesa" (presente na secção competitiva), do britânico Tom Hooper, com Eddie Redmayne na pele de um transsexual submetido a cirurgias experimentais de mudança de sexo nas primeiras décadas do século XX.

Do catálogo do maior distribuidor português fazem ainda parte outros três filmes da secção principal, "A Bigger Splash" realizado por Luca Guadagnino, com Tilda Swinton, Ralph Fiennes, Matthias Schoenaerts, Dakota Johnson e Corrado Guzzanti; "Childhood of a Leader", primeira experiência na realização de longas-metragens do ator Brady Corbet, com Robert Pattinson, Bérénice Bejo e Liam Cunningham numa história em tons sombrios que pretende recriar a infância de um ditador fascista do século XX; "Remember" de Atom Egoyan, com Dean Norris, Christopher Plummer e Martin Landau. "Lolo", de Julie Delpy (exibido na secção paralela Venice Days) e "Spotlight" (fora de competição), de Thomas McCarthy, com Michael Keaton, Rachel McAdams, Liev Schrieber e Mark Ruffalo, um drama baseado no trabalho jornalístico que trouxe a público o escândalo de pedófilia no interior da igreja católica dos EUA, completam as compras da NOS em Veneza. 

A Leopardo Filmes tem outras duas longas que estiveram em competição, "Heart of a Dog", filme da multifacetada artista nova-iorquina Laurie Anderson, e "Francofonia", um retrato do Louvre em plena ocupação nazi, assinado pelo russo Aleksandr Sokurov.


"Marguerite"
(secção competitiva), comédia dramática de Xavier Giannoli, sobre uma apaixonada pela ópera que leva o seu entusiasmo longe de mais, foi adquirido pela Alambique.

A Outsider Films adquiriu "Taj Mahal", do francês Nicolas Saada, exibido na secção Horizontes, e "The Daughter", do australiano Simon Stone, que encerrou a secção paralela "Venice Days".

Por fim, "Montanha" do português João Salavisa, exibido na semana da crítica internacional, secção paralela ao festival, será distribuído pela Midas Filmes. A estreia está prevista para 12 de novembro.

A 72ª edição do Festival de Veneza teve lugar na cidade italiana entre 2 e 12 de setembro. O palmarés foi dominado pelo cinema sul-americano com "Desde Allá", do venezuelano Lorenzo Vigas, a ganhar o Leão de Ouro para o melhor filme e Pablo Trapero, da Argentina, a receber o prémio para a melhor realização por "El Clan".
  • cinemaxeditor
  • 14 Set 2015 16:55

+ conteúdos