28 Abr 2015 17:54

Para Margarida Rêgo tudo começou com uma fotografia tirada pelo seu pai, durante o 1º de maio de 1974. Partindo dessa imagem foi "procurar um país, como quem quer entrar dentro de um tempo em que não viveu e perceber o que significa fazer parte de uma revolução ou o que significa lutar por um país".

A realizadora nasceu em 1986 e é uma filha da revolução assumindo que em todas as celebrações do 25 de Abril continua "a usar um cravo ao peito e a cantar as canções do Zeca com orgulho e convicção daquele país de 1974". 

No entanto, numa manifestação em 2012, de contestação da troika, como já não existia em Portugal desde há 38 anos, Margarida sentiu necessidade de desenvolver uma série de conversas sobre "o que significa lutar por um país", para perceber se ainda faz sentido sentido usar essa ideia como sua

"A Caça Revoluções” é um encontro entre dois países, entre duas lutas e entre duas pessoas que procuram a transformação de um país.

O filme estreia em televisão, numa sessão do Cinemax Curtas que assinala o 25 de abril, um ano depois de ter sido selecionado para o IndieLisboa 2014 e de ter sido exibido na seleção oficial da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

Margarida Rêgo licenciou-se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e realizou um mestrado no Royal College of Art, em Londres.

Nesta sessão será exibido "Manifesto dos Danados", primeira obra de João Niza Ribeiro.

O realizador assume numa nota de intenções que o manifesto nasceu da premissa estabelecida por Albert Camus em O Mito de Sísifo: "Se uma só vez pudéssemos dizer: ‘Isto é claro’, tudo estaria salvo."  E assim procurou criar um filme onde o discurso Absurdo encontra eco através do cinema, com uma narrativa que se desconstrói mas que nunca se fragmenta, estimulando a visão indivudal de cada espectador. No "Manifesto dos Danados" duas respostas nunca são são exatamente iguais.

O filme de João Niza Ribeiro foi o vencedor na categoria Take One! do festival Curtas de Vila do Conde, dedicada a filmes de escola e resulta de um projeto do curso de Som e Imagem da Universidade Católica.

  • cinemaxeditor
  • 28 Abr 2015 17:54

+ conteúdos