25 Mar 2015 11:55

Carrotrope é um novo brinquedo óptico. Aglutina o carrossel e o thraumatrope, dois objectos que representam os movimentos cíclicos da vida.

Esse objeto mereceu a atenção de Paulo D’alva, um animador formado em artes plásticas na ESAP, Escola Superior Artística do Porto e artes visuais na Universidade de Aveiro, que trabalhou no Cineclube de Avanca e atualmente está ligado ao estúdio Bando á Parte no Porto.

"Carrotrope" estreia na televisão portuguesa um ano depois de ter recebido o SPAutores/Vasco Granja 2014, para melhor filme português de animação 2013.

Nesta sessão "21 exibiremos "Calou-se. Saiu. Saltei", curta metragem inteiramente rodada em película super 8 e editada digitalmente. Trata-se de uma reflexão onde são narrados momentos íntimos da vida que acabarão por desvendar a verdadeira essência de um homem.




É a nona curta-metragem de Bruno Carnide e esteve presente em 12 festivais de cinco países diferentes (Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, Egipto e Bielorrússia). Recebeu o prémio do publico no Vagrant Film Festival, um festival itinerante da Bielorrússia, que percorre vários países de leste e onde o público vota no seu favorito. E foi uma das curtas vencedoras da categoria vídeo dos Jovens Criadores.

Bruno Carnide, natural de Leiria (1987), é licenciado em Som e Imagem, pela Escola Superior de Artes e Design, das Caldas da Rainha.

Il Corto, a Festa do Cinema Italiano no Cinemax
Nesta sessão iniciamos uma série especial dedicada ao cinema italiano, acompanhando a programação da 8ª edição da Festa do Cinema Italiano, que decorrerá em Abril e Maio em Lisboa, Porto, Coimbra, Loulé, Évora e Castelo Branco.




"Deragliamenti" (2011), com realização e argumento de Chelsea McMullan é o primeiro filme que vamos exibir. Trata-se de um documentário meditativo sobre "Il Viagio di Mastorna Detto Fernet" o filme que Federico Fellini nunca realizou.

O autor Milo Manara acompanhou o processo e criou uma série de desenhos para ilustrar a derradeira visão do cineasta sobre a vida para além da morte. Ele é o protagonista desta curta-metragem, uma produção da Fabrica, o departamento criativo da Benetton.

Chelsea McMullan é uma realizadora canadiana, premiada em Sundance e Toronto. Sempre que possível trabalha num espaço entre o documentário e a ficção.

"Deragliamenti" foi nomeado para os prémios Genie, os óscares do cinema canadiano, na categoria de melhor curta-metragem documental.

  • cinemaxeditor
  • 25 Mar 2015 11:55

+ conteúdos