Jeanne Moreau filmada pour Louis Malle — começava a Nova Vaga francesa

10 Set 2016 3:12

Com o filme "Miles Ahead", Don Cheadle fez um retrato íntimo de Miles Davis, da sua música e também dos seus fantasmas. Seja como for, há uma história cinematográfica de Miles Davis espalhada por muitos filmes de épocas muito diversas. Nessa história, o principal título já tem quase 60 anos, mais exactamente, foi lançado em 1958 — chama-se "Ascenseur pour l’Échafaud" e foi lançado entre nós como "Fim de Semana no Ascensor".

Nessa época, isto é, segunda metade da década de 50, Miles Davis era um dos muitos músicos americanos de jazz que tinha encontrado um excelente acolhimento em França e, em particular, na cena musical de Paris. Era também a época em que despontava a Nova Vaga, com autores como Jean-Luc Godard, François Truffaut e, precisamente, Louis Malle que se estreava na longa-metragem de ficção com "Fim de Semana no Ascensor", uma história de amor assombrada por um crime.



Aqui encontramos dois admiráveis intérpretes do cinema francês: Jeanne Moreau e Maurice Ronet. Em boa verdade, não eram principiantes, uma vez que filmavam, regularmente, desde finais da década de 40. Seja como for, "Fim de Semana no Ascensor" seria um momento decisivo nas suas carreiras, em especial para Jeanne Moreau que, ainda em 1958, voltou a ser dirigida por Louis Malle, em "Os Amantes".

Para a história, "Fim de Semana no Ascensor" ficou como um marco incontornável, num momento em que vários criadores da Nova Vaga se afirmavam no panorama do cinema francês — logo no ano seguinte, 1959, surgiriam as primeiras longas-metragens de Godard, Truffaut e Alain Resnais. Também para a história, o filme de Malle recebeu uma distinção criada para celebrar os filmes mais inovadores, ou seja, o Prémio Louis Delluc.

  • cinemaxeditor
  • 10 Set 2016 3:12

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