voltar à página inicial

Científica Mente

Ciência e Tecnologia

Ana Paula Gomes

2012-03-30 20:06:37

Cinco Noites, Cinco Filmes

Durante a primeira semana de abril a RTP2 exibe cinco filmes que abordam o mundo da adolescência.

Na semana seguinte, serão emitidos outros cinco filmes, onde a política se inscreve como principal premissa da narrativa. Filmes e realizadores de diversas partes do mundo. O que mostra ser a política um foco de interesse universal do cinema.

"Cinco Noites, Cinco Filmes", na Páscoa da RTP2.

"O mundo perdido da adolescência"
2 a 6 de abril, sempre às 23h30


2 de abril: DEIXA-ME ENTRAR (Let the Right One In ou Låt den rätte komma in)

Oskar, um frágil rapaz de 12 anos, é constantemente importunado pelos seus colegas mais fortes, mas nunca responde. O seu desejo de ter um amigo parece ser correspondido quando Eli, também de 12 anos, se muda para a casa ao lado. Mas a sua chegada coincide com o início de uma série de terríveis ataques e mortes. Apesar de Oskar estar consciente de que Eli é uma vampira, a sua amizade e amor é mais forte do que o seu medo.

Realização: Tomas Alfredson
Intérpretes: Kåre Hedebrant, Lina Leandersson, Per Ragnar, etc.
Suécia, 2008, 115 minutos
CCE: Maiores de 16 anos

3 de abril: CANINO (Kynodontas)


O pai, a mãe e os três filhos vivem numa casa nos subúrbios da cidade. À volta dela, existe uma cerca alta que as crianças nunca passaram. São educadas, entretidas e exercitadas pelos pais, sem qualquer influência do exterior. Acreditam que os aviões são brinquedos e que os zombies são pequenas flores amarelas. O único elemento com acesso à família é Christina, que visita regularmente a casa para apaziguar os impulsos sexuais do primogénito. Toda a família gosta dela, sobretudo a filha mais velha. Um dia, Christina oferece-lhe uma bandolete com pedras e pede-lhe algo em troca. Filme grego sobre uma sociedade acossada (neste caso, uma família) que reflete algumas das angústias contemporâneas.

Realização: Giorgos Lanthimos
Intérpretes: Christos Stergioglou, Michele Valley, Aggeliki Papoulia, Mary Tsoni, Christos Passalis
Grécia, 2009, 96 minutos
CCE: Maiores de 18 anos

4 de abril: AFTERSCHOOL – DEPOIS DAS AULAS (Afterschool)


Robert, aluno numa das melhores escolas norte-americanas, filma por acidente a morte de duas colegas. As suas vidas tornam-se no assunto de um projeto audiovisual concebido pela direção da escola para acelerar o luto coletivo. Mas este projeto cria uma atmosfera de paranoia e mal-estar entre os alunos e os professores.

Realização: Antonio Campos
Intérpretes: Ezra Miller, Jeremy White, Emory Cohen,
EUA, 2008, 107 minutos
CCE: Maiores de 16 anos

5 de abril: O DIA DA SAIA (Le Journée de la Jupe)

Sónia Bergerac é uma professora liceal que um dia perde a paciência no meio de uma aula onde reina a indisciplina. Descobre uma pistola dentro de uma mochila e tudo se descontrola, motivando a intervenção da polícia.
Em França, como em Portugal, o ambiente vivido nas escolas é um tema quente e sempre em aberto. O que fazer para melhorar o sistema de ensino, o que fazer para que a escola seja encarada como um espaço de aprendizagem?

Realização: Jean Paul Lilienfield
Intérpretes: Isabelle Adjani, Denis Podalydès, Yann Collette, etc
França, 2007, 100 minutos
CCE: Maiores de 16 anos. Filme de Qualidade

6 de abril: OS RAPAZES DE DEZEMBRO (December Boys)

Quatro adolescentes, órfãos, crescem juntos num convento católico no deserto da Austrália durante os anos 60. Os quatro órfãos, todos nascidos no mês de dezembro, vão passar o primeiro verão fora do orfanato. Partem para uma temporada na praia, onde conhecem um jovem casal, sem filhos, que demonstra interesse em adotar um deles. Os órfãos mais novos veem a possibilidade de terem uma família e cada um deles quer ser o escolhido, colocando assim em risco a amizade que os une.

Realização: Rod Hardy
Intérpretes: Daniel Radcliffe, Lee Cormie, Christian Byers
Austrália, 2007, 98 minutos
CCE: Maiores de 12 anos



"Filmes sobre o mundo da política"
9 a 13 de abril, sempre às 23h30



9 de abril: FILME SOCIALISMO (Film Socialisme)

"Filme Socialismo" é um ensaio em três movimentos. Um navio onde se entrelaçam histórias de viajantes de todas as partes do mundo. Um conflito familiar onde os progenitores são postos à prova. Um momento em que o realizador Jean-Luc Godard expõe as suas ideias sobre a Europa e o mundo contemporâneo.

Real.: Jean-Luc Godard
Intérpretes: Catherine Tanvier, Christian Sinniger, Jean-Marc Stehlé, Robert Maloubier
França e Suíça, 2010, 101 minutos
CCE: Maiores de 12 anos

10 de abril: ISTO NÃO É UM FILME (This is not a film)

Impedido de filmar e estando a cumprir uma pena de prisão domiciliária, Jafar Panahi com a colaboração de Mojtaba Mirtahmasb, decide fazer um documentário sobre a sua situação de prisioneiro e, simultaneamente, uma reflexão sobre o cinema.

Realização: Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb
Intérpretes: Jafar Panahi
Irão, 2010, 75 minutos
CCE: Maiores de 12 anos

11 de abril: BOA NOITE E BOA SORTE (Good Night, and Good Luck)

Estamos nos Estados Unidos durante a década de 50 do Séc. XX. Edward R. Murrow é um jornalista da CBS que desafia pressões da empresa e dos patrocinadores para analisar as mentiras e as táticas de McCarthy durante a sua célebre "caça às bruxas". Murrow e a sua equipa tudo fazem para desmascarar o medo provocado pelo senador, e isso acaba por se pagar caro. Realizado por George Clooney numa homenagem a um naipe de jornalistas que conseguiram desafiar o medo e a prepotência de um poder cego e mesquinho.

Realização: George Clooney
Intérpretes: David Strathairn, George Clooney, Robert Downey Jr.
EUA, 2005, 89 minutos
CCE: Maiores de 12 anos

12 de abril: HISTÓRIAS DA IDADE DE OURO

Os últimos 15 anos do regime de Ceausescu foram os piores na história da Roménia. No entanto, a máquina de propaganda referiu-se a essa época como os anos de ouro... O humor fez com que os romenos sobrevivessem e este filme tenta encontrar esse espírito. O filme combina várias histórias verdadeiras para retratar uma era em que a comida era mais importante que o dinheiro, a liberdade mais importante que o amor e a sobrevivência mais importante que os princípios.

Realização: Ioana Uricaru, Hanno Höfer, Razvan Marculescu, Constantin Popescu, Cristian Mungiu
Intérpretes: Diana Cavallioti, Radu Iacoban, Vlad Ivanov, Tania Popa, Liliana Mocanu
Roménia, 2009, minutos
CCE: Maiores de 12 anos

13 de abril: AUTOBIOGRAFIA DE NICOLAE CEAUSESCU (Autobiography of Nicolae Ceausescu)

Andrei Ujica vasculhou mais de mil horas de imagens de arquivo e trabalhou durante quatro anos para fazer este filme. A partir de vídeos oficiais e privados, idealizados pelo próprio ditador romeno, o realizador traça um fascinante percurso de ascensão e queda de Nicolae Ceausescu, usando como ponto de partida o julgamento a que este foi submetido.

Realização: Andrei Ujica
Roménia, 2010, 180 minutos
CCE: Maiores de 12 anos







por : Dir. Mkt e Comunicação
Tags : Entretenimento & Ficção,RTP2

Pesquisa
Procure os artigos da área de Press-Releases...
Arquivo/Calendário
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930 
Contacto