Segunda, 1 de Setembro de 2014
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Comunidades

Irene Maria F. Blayer, Lélia Pereira Nunes

2013-02-25 23:35:45

5º Aniversário do `Comunidades` 2008-2013

"O blogue Comunidades regista o seu nascimento oficial a 25 de Fevereiro de 2008. Para já arranca com duas assinaturas, uma do Canadá e outra do Brasil, ambas com raízes profundas nos Açores [...]".

por: Gabinete Multimédia Açores, RTPAçores
25 deFevereiro de 2008
---------------------------



http://videos.sapo.pt/AMSwzNk87Y4nZsP8oz7N
(Sidónio Bettencourt comenta  mais um aniversário do blogue Comunidades)







(foto: Milton/Rtp Açores)



Aqui estamos para celebrar o quinto aniversário da criação do Blog Comunidades, um projeto da RTP Açores gestado no seu Gabinete Multimédia, cujo convite nos foi formulado pelo Diretor Pedro Bicudo, o que nos surpreendeu e ao mesmo tempo nos honrou. Conscientes de que se trataria de um compromisso voluntário intercalado numa agenda pessoal e profissional já bastante preenchida,  ao aceitá-lo estávamos cientes que a partir daquele momento assumiamos um desafio  de fazer de um espaço virtual um ponto de encontros das vozes açorianas e das nossas Comunidades espalhadas pelo mapa dos afetos.
Cinco anos depois, temos publicados 1450 textos, entre prosa e poesia, e contamos com 482 colaboradores individuais e institucionais.
Não poderiamos ter cumprido estes cinco anos de Comunidades sem a partilha que dia a dia, semana a semana se converge neste espaço. Entremeadas nos 'postings' temos podido apreciar tantas e diversas vozes que se juntam com um sentimento de apreço por uma cultura que incute ao universo açoriano, se alarga a um amplo domínio diaspórico e, em cujos testemunhos se excedem limites geográficos cuja projecção se tem feito ressoar através do timbre eletrónico do Comunidades.
Assim, e acompanhando o rito que vimos instituindo desde o seu primeiro aniversário --pela posição de colaboração e o enriquecimento que esta unanimidade tem ocupado no Comunidades--, manifestamos o nosso profundo reconhecimento aos nossos colaboradores, leitores e a todos quantos directa ou indirectamente nos têm apoiado nestes cinco anos, muito particularmente a RTPAcores. Um especial agradecimento às 'vozes' de incentivo que nos chegam das mais variadas partes do mundo.
Neste contexto, e de forma reiterada e segura aproveitamos a ocasião para sublinhar as palavras já referidas anteriormente: O Comunidades "reflete não só uma partilha de aprendizagem, conhecimento, enriquecimento de convivências e camaradagem como regista uma intensa relação de ideias, temas, onde ressoam vozes que se remetem a uma pluralidade de espaços que assume uma dimensão de aberta projeção." E com base nos objetivos deste projeto resta-nos afirmar que esperamos poder continuar a levar o Comunidades a uma agregação "mais ampla de partilha e conhecimento".
Um 'obrigada' muito especial a todos.
Bem hajam!


Irene Maria F. Blayer e Lélia Pereira Nunes
25 de Fevereiro de 2013





por: Irene Maria F. Blayer - Lélia Pereira Nunes

Este blogue é  sobre a perspectiva da distância, o olhar de quem vive os Açores radicado na América do Norte, na Europa, no Brasil, ou em qualquer outra região. É escrito por personalidades de referência das nossas comunidades com ligações intensas ao arquipélago dos Açores (25.02.2007).

Irene Maria F. Blayer - Nasceu em São Jorge, Azores, e vive no Canadá.  
She holds a Ph.D. in Romance Linguistics and is a Full Professor at Brock University, Canada -Doutorada em linguística, é Professora Catedrática na Univ. Brock. Neste espaço procura-se a colaboração de colegas e amigos cujos textos, depoimentos, e outros -em Inglês, Português, Francês, ou Castelhano- sejam vozes que testemunhem a  nossa 'narrativa' diaspórica, ou se remetam a uma pluralidade de encontros onde se enquadra um universo  que  contempla uma íntima proximidade e cumplicidade com o nosso imaginário cultural e identitário.

Lélia Pereira da Silva Nunes - Brasil
Nasceu em Tubarão, vive em Florianópolis, Ilha de Santa Catarina. Socióloga, Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, aposentada, investigadora do Patrimônio Cultural Imaterial (experts/UNESCO,Mercosul), escritora e, sobretudo, uma apaixonada pelos Açores. Este é um espaço, sem limites nem fronteiras, aberto ao diálogo plural sobre as nossas comunidades. Um espaço que, aproximando geografias, reflete mundivivências a partir do "olhar distante e olhar de casa," alicerçado no vínculo afetivo e intelectual com os Açores. Vozes açorianas, onde quer que vivam, espalhadas pelo mundo e, aqui reunidas num grande abraço fraterno, se fazem ouvir. Azorean descent.-- Born in Tubarão(SC) and  lives in Florianopolis, Santa Catarina Island,Brasil. She holds postgraduate degreees  in Public Administration, and is an Associate Professor at Federal University of Santa Catarina.

 

-------------------------------

Nota: É proíbida a reprodução de textos e fotos deste blogue sem autorização escrita do RTP Multimédia.

Note: Reprint or reproduction of materials from "Comunidades" is strictly prohibited without written permission from Multimedia RTP.

-------------------------


        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930