Domingo, 23 de Novembro de 2014
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Comunidades

Irene Maria F. Blayer, Lélia Pereira Nunes

2013-02-25 23:35:45

5º Aniversário do `Comunidades` 2008-2013

"O blogue Comunidades regista o seu nascimento oficial a 25 de Fevereiro de 2008. Para já arranca com duas assinaturas, uma do Canadá e outra do Brasil, ambas com raízes profundas nos Açores [...]".

por: Gabinete Multimédia Açores, RTPAçores
25 deFevereiro de 2008
---------------------------



http://videos.sapo.pt/AMSwzNk87Y4nZsP8oz7N
(Sidónio Bettencourt comenta  mais um aniversário do blogue Comunidades)







(foto: Milton/Rtp Açores)



Aqui estamos para celebrar o quinto aniversário da criação do Blog Comunidades, um projeto da RTP Açores gestado no seu Gabinete Multimédia, cujo convite nos foi formulado pelo Diretor Pedro Bicudo, o que nos surpreendeu e ao mesmo tempo nos honrou. Conscientes de que se trataria de um compromisso voluntário intercalado numa agenda pessoal e profissional já bastante preenchida,  ao aceitá-lo estávamos cientes que a partir daquele momento assumiamos um desafio  de fazer de um espaço virtual um ponto de encontros das vozes açorianas e das nossas Comunidades espalhadas pelo mapa dos afetos.
Cinco anos depois, temos publicados 1450 textos, entre prosa e poesia, e contamos com 482 colaboradores individuais e institucionais.
Não poderiamos ter cumprido estes cinco anos de Comunidades sem a partilha que dia a dia, semana a semana se converge neste espaço. Entremeadas nos 'postings' temos podido apreciar tantas e diversas vozes que se juntam com um sentimento de apreço por uma cultura que incute ao universo açoriano, se alarga a um amplo domínio diaspórico e, em cujos testemunhos se excedem limites geográficos cuja projecção se tem feito ressoar através do timbre eletrónico do Comunidades.
Assim, e acompanhando o rito que vimos instituindo desde o seu primeiro aniversário --pela posição de colaboração e o enriquecimento que esta unanimidade tem ocupado no Comunidades--, manifestamos o nosso profundo reconhecimento aos nossos colaboradores, leitores e a todos quantos directa ou indirectamente nos têm apoiado nestes cinco anos, muito particularmente a RTPAcores. Um especial agradecimento às 'vozes' de incentivo que nos chegam das mais variadas partes do mundo.
Neste contexto, e de forma reiterada e segura aproveitamos a ocasião para sublinhar as palavras já referidas anteriormente: O Comunidades "reflete não só uma partilha de aprendizagem, conhecimento, enriquecimento de convivências e camaradagem como regista uma intensa relação de ideias, temas, onde ressoam vozes que se remetem a uma pluralidade de espaços que assume uma dimensão de aberta projeção." E com base nos objetivos deste projeto resta-nos afirmar que esperamos poder continuar a levar o Comunidades a uma agregação "mais ampla de partilha e conhecimento".
Um 'obrigada' muito especial a todos.
Bem hajam!


Irene Maria F. Blayer e Lélia Pereira Nunes
25 de Fevereiro de 2013





por: Irene Maria F. Blayer - Lélia Pereira Nunes

Este blogue é  sobre a perspectiva da distância, o olhar de quem vive os Açores radicado na América do Norte, na Europa, no Brasil, ou em qualquer outra região. É escrito por personalidades de referência das nossas comunidades com ligações intensas ao arquipélago dos Açores (25.02.2007).

Irene Maria F. Blayer - Nasceu em São Jorge, Azores, e vive no Canadá.  
She holds a Ph.D. in Romance Linguistics and is a Full Professor at Brock University, Canada -Doutorada em linguística, é Professora Catedrática na Univ. Brock. Neste espaço procura-se a colaboração de colegas e amigos cujos textos, depoimentos, e outros -em Inglês, Português, Francês, ou Castelhano- sejam vozes que testemunhem a  nossa 'narrativa' diaspórica, ou se remetam a uma pluralidade de encontros onde se enquadra um universo  que  contempla uma íntima proximidade e cumplicidade com o nosso imaginário cultural e identitário.

Lélia Pereira da Silva Nunes - Brasil
Nasceu em Tubarão, vive em Florianópolis, Ilha de Santa Catarina. Socióloga, Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, aposentada. Titular do Conselho Estadual de Cultura atuando nas Câmaras de Letras e Patrimônio Cultural.  Pertence a Academia Catarinense de Letras, Cadeira 26. Iinvestigadora do Patrimônio Cultural Imaterial (experts/UNESCO,Mercosul), escritora e, sobretudo, uma apaixonada pelos Açores. Este é um espaço, sem limites nem fronteiras, aberto ao diálogo plural sobre as nossas comunidades. Um espaço que, aproximando geografias, reflete mundivivências a partir do "olhar distante e olhar de casa," alicerçado no vínculo afetivo e intelectual com os Açores. Vozes açorianas, onde quer que vivam, espalhadas pelo mundo e, aqui reunidas num grande abraço fraterno, se fazem ouvir. Azorean descent.-- Born in Tubarão(SC) and  lives in Florianopolis, Santa Catarina Island,Brasil. She holds postgraduate degreees  in Public Administration, and is an Associate Professor at Federal University of Santa Catarina.

 

-------------------------------

Nota: É proíbida a reprodução de textos e fotos deste blogue sem autorização escrita do RTP Multimédia.

Note: Reprint or reproduction of materials from "Comunidades" is strictly prohibited without written permission from Multimedia RTP.

-------------------------


        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30