Sexta, 28 de Novembro de 2014
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Comunidades

Irene Maria F. Blayer, Lélia Pereira Nunes

2013-02-25 23:42:15

Aniversário do Comunidades

http://videos.sapo.pt/AMSwzNk87Y4nZsP8oz7N

Escritor e jornalista, Sidónio Bettencourt comenta  mais um aniversário do blogue Comunidades.



foto: Milton/Rtp Açores






Comunidades

Cinco anos. Na história, uma gota, no esforço, um oceano e na saudade uma onda que beija todas as “margens” do mar. Assim vejo o blogue Comunidades que neste dia 25 de Fevereiro assinala mais um ano de vida. E que vida! Serei eu o menos indicado para o dizer, mas como conheço a garra e a fibra das suas coordenadoras, Irene Maria Blayer, e de um modo especial a minha querida Amiga Lélia Nunes, atrevo-me a deixar aqui este grande abraço de parabéns, porque unir pela palavra e no caso concreto, pela palavra escrita, tantas “esquinas das ilhas” e tanta lusitanidade e açorianidade num espaço que não conhece fronteiras, não é tarefa fácil, embora seja aliciante.
Desde 2010, sigo atentamente o blogue Comunidades que se tornou acervo de grandes trabalhos e casa de notáveis nomes nas letras e na arte, mas acima de tudo no testemunho deste sentimento de ser Povo que aqui se espraia. No blogue marcam-se tempos, de cá e de lá! No blogue assinalam-se tradições e afirmam-se convicções, como se o mundo coubesse num espaço virtual que dá gosto percorrer e sentir. Eu sinto! E somo a alegria de algumas vezes ter contribuído para essa partilha de letras que acorda sonhos tecidos de ausência e saudade e debruados de mundos diferentes, espelhos da mesma alma.
Por isso mesmo, ao assinalar estes quatro anos de existência do blogue Comunidades que vejo sempre associado à página da RTP/Açores, fica o meu abraço a todos os que o fazem, nas pessoas de Irene Blayer e Lélia Nunes e que continuem, porque se não é uma “selecta literária” é um enorme dicionário de afectos. Que eu gosto de consultar.

Santos Narciso, jornalista
Director Adjunto Correio dos Açores

_____________________________________________  


Caras Lélia e Irene,

Hoje, dia de aniversário do Comunidades, as velas do bolo de anos serão apagadas com um sopro daqui a pensar num desejo para vocês: que tenham muita energia, entusiasmo e paciência para continuarem a fazer este belo trabalho. O mundo açoriano fica bastante mais vasto com este blogue, infiltra-se osmoticamente num mundo maior e trá-no-lo aqui a casa a troco de um toque no teclado do computador. Vocês trazem-nos gente dos longes do mundo que de repente nos fica num agora mesmo aqui.
Muito obrigado a vocês, uma nos sules do Brasil, outra nos nortes do Canadá, e ambas aqui tão perto diariamente de cesta cheia de gulodices variadas e sempre apetitosas.

O meu muito abraço.

onésimo

(*) Onésimo Teotónio Almeida,  filósofo e escritor
     Professor Brown University, Providence,RI(USA)

__________________________________________


Congratulations Irene Maria F. Blayer and Lélia Nunes for your dedication, on a voluntary basis, to an undertaking that has contributed so much to the dissemination and promotion of Azorean cultural and academic creations throughout the world. “Comunidades” is a space that truly allows us to be a community that transcends geographical and temporal boundaries. Best wishes as you go forward and continue to grow in reach and influence.

Dulce Scott,professora
Anderson University, Indiana, USA

_________________________________________

É com muito gosto que me associo ao Blog Comunidades, felicitando-o vivamente, neste dia do seu quinto aniversário.
Faço-o, desde logo, institucionalmente, como Deputado no Parlamento dos Açores especialmente dedicado aos assuntos das Comunidades Açorianas.
Mas faço-o, também, pessoalmente, como amigo e admirador de uma das suas mais notáveis protagonistas - Lélia Nunes - que muito tem contribuído, com investigação e divulgação, para estreitar o tal "Rio Atlântico" entre os Açores e a sua e nossa décima ilha brasileira de Santa Catarina.
Bem hajam todos pelo trabalho desenvolvido e bem possam todos continuar ao serviço da "açorianidade", onde quer que ela esteja...

Deputado José Andrade
Assembléia Legislativa Região Autónoma dos Açores, ALRAA
___________________________________________  

O blogue «Comunidades» celebra hoje 5 anos. É pouco? Seria, se ele se medisse em dias e não pelo imenso repositório da nossa memória plural e dispersa feita texto e registada neste período de tempo. Um abraço de reconhecimento e gratidão à Lélia Nunes e àIrene Maria F. Blayer, que coordenam o «Comunidades» no outro lado do Canal da América. E votos de continuidade.

Urbano Bettencourt,
escritor,professor Univ.Açores
__________________________________________

Queridas Irene e Lélia,

No dia de mais um aniversário do “blogue Comunidades” felicito-vos pelo vosso extraordinário e brilhante trabalho na divulgação da nossa cultura, da nossa literatura, das múltiplas formas de ser e de sentir que ultrapassam e, simultaneamente, unem os territórios da diáspora, gerando “arquipélagos” de comunhão e partilha. Muitos parabéns, bem hajam e que continuem por muitos e bons anos tão nobre missão!! Um abraço enorme desde esta “ilha” do extremo Oriente.

Dora Gago, professora Univ. Macau
__________________________________________

Junto-me aos votos de parabéns, que o quinto aniversário seja um incentivo à continuidade de manter este espaço aberto e actual, precioso traço de união da nossa diáspora. Um beijo à Lélia e à Irene pelo esforço e disponiblidade.

Artur Goulart,escritor e professor
__________________________________________

Os meus mais sinceros parabéns às coordenadoras Lélia Nunes e Irene Maria F. Blayer neste quinto aniversário do Blogue Comunidades, por levarem a bom porto este projecto plural de dinamização da cultura açoriana com todos os desafios, ansiedades, mas também alegrias inerentes a um artefacto cultural deste nível.

Célia Carmen Cordeiro
__________________________________________

Lélia e Irene, o meu coração celebra convosco o aniversário do Blog Comunidades, uma iniciativa de grande mérito e solidariedade. Imagino que o parto foi doloroso, mas neste ainda curto espaço de tempo, enorme tem sido o esforço para encaminhar o já maduro empreendimento que nos oferece em bandeja de prata a visão e sabedoria de tanta gente linda que nele participam. Um abraço de apreço e gratidão.

Maria das Dores Beirão,poeta
Napa,California,CA
_________________________________________

Parabéns pelo vosso trabalho dedicação e afinco na divulgação da cultura que o vosso contributo nunca esmoreca e que o blogue comunidades consiga United os povos.

Natacha Pastor,jornalista
editora Jornal Terra Nostra,São Miguel.
________________________________________


O sentimento de ser ilhéu, perpassa por cada linha deste blogue, onde a chegada de cada post é recebida com a emoção de quem está dentro ou fora da sua ilha pequena ou grande, embevecendo-se com os acontecimentos marcadamente de índole insulano. O cordão telúrico que nos liga à ilha permanece perene e imorredouro. O cheiro das ilhas enche-nos a alma e acompanha-nos para onde quer que vamos, mesclados das brumas que enfeitiçam as nossas noites. Obrigado Irene por tudo isto e pela candura e grandeza deste teu trabalho, em prol destes Açores que teimam em cercar-nos mas a nunca a limitar-nos os horizontes. APC

Antonio Pedro Costa
Correio dos Açores
S. Miguel, Açores
______________________________________


Muchas Felicidades dese Islas Canarias y muchas gracias por haberme dado la oportunidad de haber podido colaborar en tan importante proyecto. Las islas vamos ocupando el lugar que nos merecemos en el mundo. Y con proyectos como COMUNIDADES el sueño se va cumpliendo.Mis mejores deseos de continuidad. ¡ Sigamos enlazando palabras de Archipiélago!

Muito obrigado
Juan Carlos de Sancho,escritor e professor
Islas Canarias
_______________________________________

O português está aqui e no mundo. A importância da divulgação e da afirmação da identidade cultural de um povo está também na língua. Países como a França e a Espanha têm uma política e uma estratégia muito eficaz na preservação e divulgação deste património. Um valor nem sempre a reconhecido por Portugal, por cá contamos com blogues como o da Lélia e da Irene para fazer este trabalho. Fernando Pessoa «A minha Pátria é a minha língua». Parabéns ao Blog Comunidades por estes 5 anos de partilha da palavra em português"

por Isabel Gomes,jornalista
RTP Açores, Ponta Delgada.
___________________________________

Cara Lélia Nunes e Irene Irene Maria F. Blayer, que o sonho de unir as comunidades e o país de origem continue brilhando nas páginas do Blog Comunidades. Cinco anos é uma longa caminhada de trabalho, de esforço e de partilha. Parabéns pelo sucesso alcançado e votos de longas décadas de existência. Abraço de sempre.

Graça Castanho,professora
Univ. Açores
__________________________________

Parabéns ao Comunidades e ao grande trabalho que tem desenvolvido, que é também uma dedicação e um trabalho de amor. Parabéns à Lélia Nunes e à Irene Maria F. Blayer, dois registos tão diferentes que se harmonizaram num discurso que a todos nós fazia falta.
Um abraço desde Lisboa.
Carla Cook

__________________________________

Querida Lélia, teu trabalho e dedicação, junto com Irene, sempre nos relembram e nos aproximam dos Açores e sua gente, co-irmãos que somos. Nossa pátria é a língua portuguesa, parafraseando Fernando Pessoa. Pois é a verdade. Beijos e obrigada pelo teu amor pela nossa cultura.

 Luciana Daux ,
Jornal Notícias do Dia,
 Florianópolis SC

_______________________________

" Obrigado à Irene e à Lélia por esticarem o tamanho da ilha."
Mário Cabral
Professor, poeta, pintor, Terceira- Açores


por: Lélia Pereira Nunes e Irene Maria F. Blayer

Este blogue é  sobre a perspectiva da distância, o olhar de quem vive os Açores radicado na América do Norte, na Europa, no Brasil, ou em qualquer outra região. É escrito por personalidades de referência das nossas comunidades com ligações intensas ao arquipélago dos Açores (25.02.2007).

Irene Maria F. Blayer - Nasceu em São Jorge, Azores, e vive no Canadá.  
She holds a Ph.D. in Romance Linguistics and is a Full Professor at Brock University, Canada -Doutorada em linguística, é Professora Catedrática na Univ. Brock. Neste espaço procura-se a colaboração de colegas e amigos cujos textos, depoimentos, e outros -em Inglês, Português, Francês, ou Castelhano- sejam vozes que testemunhem a  nossa 'narrativa' diaspórica, ou se remetam a uma pluralidade de encontros onde se enquadra um universo  que  contempla uma íntima proximidade e cumplicidade com o nosso imaginário cultural e identitário.

Lélia Pereira da Silva Nunes - Brasil
Nasceu em Tubarão, vive em Florianópolis, Ilha de Santa Catarina. Socióloga, Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, aposentada. Titular do Conselho Estadual de Cultura atuando nas Câmaras de Letras e Patrimônio Cultural.  Pertence a Academia Catarinense de Letras, Cadeira 26. Iinvestigadora do Patrimônio Cultural Imaterial (experts/UNESCO,Mercosul), escritora e, sobretudo, uma apaixonada pelos Açores. Este é um espaço, sem limites nem fronteiras, aberto ao diálogo plural sobre as nossas comunidades. Um espaço que, aproximando geografias, reflete mundivivências a partir do "olhar distante e olhar de casa," alicerçado no vínculo afetivo e intelectual com os Açores. Vozes açorianas, onde quer que vivam, espalhadas pelo mundo e, aqui reunidas num grande abraço fraterno, se fazem ouvir. Azorean descent.-- Born in Tubarão(SC) and  lives in Florianopolis, Santa Catarina Island,Brasil. She holds postgraduate degreees  in Public Administration, and is an Associate Professor at Federal University of Santa Catarina.

 

-------------------------------

Nota: É proíbida a reprodução de textos e fotos deste blogue sem autorização escrita do RTP Multimédia.

Note: Reprint or reproduction of materials from "Comunidades" is strictly prohibited without written permission from Multimedia RTP.

-------------------------


        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30