Sábado, 2 de Agosto de 2014
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Comunidades

Irene Maria F. Blayer, Lélia Pereira Nunes

2013-02-25 23:42:15

Aniversário do Comunidades

http://videos.sapo.pt/AMSwzNk87Y4nZsP8oz7N

Escritor e jornalista, Sidónio Bettencourt comenta  mais um aniversário do blogue Comunidades.



foto: Milton/Rtp Açores






Comunidades

Cinco anos. Na história, uma gota, no esforço, um oceano e na saudade uma onda que beija todas as “margens” do mar. Assim vejo o blogue Comunidades que neste dia 25 de Fevereiro assinala mais um ano de vida. E que vida! Serei eu o menos indicado para o dizer, mas como conheço a garra e a fibra das suas coordenadoras, Irene Maria Blayer, e de um modo especial a minha querida Amiga Lélia Nunes, atrevo-me a deixar aqui este grande abraço de parabéns, porque unir pela palavra e no caso concreto, pela palavra escrita, tantas “esquinas das ilhas” e tanta lusitanidade e açorianidade num espaço que não conhece fronteiras, não é tarefa fácil, embora seja aliciante.
Desde 2010, sigo atentamente o blogue Comunidades que se tornou acervo de grandes trabalhos e casa de notáveis nomes nas letras e na arte, mas acima de tudo no testemunho deste sentimento de ser Povo que aqui se espraia. No blogue marcam-se tempos, de cá e de lá! No blogue assinalam-se tradições e afirmam-se convicções, como se o mundo coubesse num espaço virtual que dá gosto percorrer e sentir. Eu sinto! E somo a alegria de algumas vezes ter contribuído para essa partilha de letras que acorda sonhos tecidos de ausência e saudade e debruados de mundos diferentes, espelhos da mesma alma.
Por isso mesmo, ao assinalar estes quatro anos de existência do blogue Comunidades que vejo sempre associado à página da RTP/Açores, fica o meu abraço a todos os que o fazem, nas pessoas de Irene Blayer e Lélia Nunes e que continuem, porque se não é uma “selecta literária” é um enorme dicionário de afectos. Que eu gosto de consultar.

Santos Narciso, jornalista
Director Adjunto Correio dos Açores

_____________________________________________  


Caras Lélia e Irene,

Hoje, dia de aniversário do Comunidades, as velas do bolo de anos serão apagadas com um sopro daqui a pensar num desejo para vocês: que tenham muita energia, entusiasmo e paciência para continuarem a fazer este belo trabalho. O mundo açoriano fica bastante mais vasto com este blogue, infiltra-se osmoticamente num mundo maior e trá-no-lo aqui a casa a troco de um toque no teclado do computador. Vocês trazem-nos gente dos longes do mundo que de repente nos fica num agora mesmo aqui.
Muito obrigado a vocês, uma nos sules do Brasil, outra nos nortes do Canadá, e ambas aqui tão perto diariamente de cesta cheia de gulodices variadas e sempre apetitosas.

O meu muito abraço.

onésimo

(*) Onésimo Teotónio Almeida,  filósofo e escritor
     Professor Brown University, Providence,RI(USA)

__________________________________________


Congratulations Irene Maria F. Blayer and Lélia Nunes for your dedication, on a voluntary basis, to an undertaking that has contributed so much to the dissemination and promotion of Azorean cultural and academic creations throughout the world. “Comunidades” is a space that truly allows us to be a community that transcends geographical and temporal boundaries. Best wishes as you go forward and continue to grow in reach and influence.

Dulce Scott,professora
Anderson University, Indiana, USA

_________________________________________

É com muito gosto que me associo ao Blog Comunidades, felicitando-o vivamente, neste dia do seu quinto aniversário.
Faço-o, desde logo, institucionalmente, como Deputado no Parlamento dos Açores especialmente dedicado aos assuntos das Comunidades Açorianas.
Mas faço-o, também, pessoalmente, como amigo e admirador de uma das suas mais notáveis protagonistas - Lélia Nunes - que muito tem contribuído, com investigação e divulgação, para estreitar o tal "Rio Atlântico" entre os Açores e a sua e nossa décima ilha brasileira de Santa Catarina.
Bem hajam todos pelo trabalho desenvolvido e bem possam todos continuar ao serviço da "açorianidade", onde quer que ela esteja...

Deputado José Andrade
Assembléia Legislativa Região Autónoma dos Açores, ALRAA
___________________________________________  

O blogue «Comunidades» celebra hoje 5 anos. É pouco? Seria, se ele se medisse em dias e não pelo imenso repositório da nossa memória plural e dispersa feita texto e registada neste período de tempo. Um abraço de reconhecimento e gratidão à Lélia Nunes e àIrene Maria F. Blayer, que coordenam o «Comunidades» no outro lado do Canal da América. E votos de continuidade.

Urbano Bettencourt,
escritor,professor Univ.Açores
__________________________________________

Queridas Irene e Lélia,

No dia de mais um aniversário do “blogue Comunidades” felicito-vos pelo vosso extraordinário e brilhante trabalho na divulgação da nossa cultura, da nossa literatura, das múltiplas formas de ser e de sentir que ultrapassam e, simultaneamente, unem os territórios da diáspora, gerando “arquipélagos” de comunhão e partilha. Muitos parabéns, bem hajam e que continuem por muitos e bons anos tão nobre missão!! Um abraço enorme desde esta “ilha” do extremo Oriente.

Dora Gago, professora Univ. Macau
__________________________________________

Junto-me aos votos de parabéns, que o quinto aniversário seja um incentivo à continuidade de manter este espaço aberto e actual, precioso traço de união da nossa diáspora. Um beijo à Lélia e à Irene pelo esforço e disponiblidade.

Artur Goulart,escritor e professor
__________________________________________

Os meus mais sinceros parabéns às coordenadoras Lélia Nunes e Irene Maria F. Blayer neste quinto aniversário do Blogue Comunidades, por levarem a bom porto este projecto plural de dinamização da cultura açoriana com todos os desafios, ansiedades, mas também alegrias inerentes a um artefacto cultural deste nível.

Célia Carmen Cordeiro
__________________________________________

Lélia e Irene, o meu coração celebra convosco o aniversário do Blog Comunidades, uma iniciativa de grande mérito e solidariedade. Imagino que o parto foi doloroso, mas neste ainda curto espaço de tempo, enorme tem sido o esforço para encaminhar o já maduro empreendimento que nos oferece em bandeja de prata a visão e sabedoria de tanta gente linda que nele participam. Um abraço de apreço e gratidão.

Maria das Dores Beirão,poeta
Napa,California,CA
_________________________________________

Parabéns pelo vosso trabalho dedicação e afinco na divulgação da cultura que o vosso contributo nunca esmoreca e que o blogue comunidades consiga United os povos.

Natacha Pastor,jornalista
editora Jornal Terra Nostra,São Miguel.
________________________________________


O sentimento de ser ilhéu, perpassa por cada linha deste blogue, onde a chegada de cada post é recebida com a emoção de quem está dentro ou fora da sua ilha pequena ou grande, embevecendo-se com os acontecimentos marcadamente de índole insulano. O cordão telúrico que nos liga à ilha permanece perene e imorredouro. O cheiro das ilhas enche-nos a alma e acompanha-nos para onde quer que vamos, mesclados das brumas que enfeitiçam as nossas noites. Obrigado Irene por tudo isto e pela candura e grandeza deste teu trabalho, em prol destes Açores que teimam em cercar-nos mas a nunca a limitar-nos os horizontes. APC

Antonio Pedro Costa
Correio dos Açores
S. Miguel, Açores
______________________________________


Muchas Felicidades dese Islas Canarias y muchas gracias por haberme dado la oportunidad de haber podido colaborar en tan importante proyecto. Las islas vamos ocupando el lugar que nos merecemos en el mundo. Y con proyectos como COMUNIDADES el sueño se va cumpliendo.Mis mejores deseos de continuidad. ¡ Sigamos enlazando palabras de Archipiélago!

Muito obrigado
Juan Carlos de Sancho,escritor e professor
Islas Canarias
_______________________________________

O português está aqui e no mundo. A importância da divulgação e da afirmação da identidade cultural de um povo está também na língua. Países como a França e a Espanha têm uma política e uma estratégia muito eficaz na preservação e divulgação deste património. Um valor nem sempre a reconhecido por Portugal, por cá contamos com blogues como o da Lélia e da Irene para fazer este trabalho. Fernando Pessoa «A minha Pátria é a minha língua». Parabéns ao Blog Comunidades por estes 5 anos de partilha da palavra em português"

por Isabel Gomes,jornalista
RTP Açores, Ponta Delgada.
___________________________________

Cara Lélia Nunes e Irene Irene Maria F. Blayer, que o sonho de unir as comunidades e o país de origem continue brilhando nas páginas do Blog Comunidades. Cinco anos é uma longa caminhada de trabalho, de esforço e de partilha. Parabéns pelo sucesso alcançado e votos de longas décadas de existência. Abraço de sempre.

Graça Castanho,professora
Univ. Açores
__________________________________

Parabéns ao Comunidades e ao grande trabalho que tem desenvolvido, que é também uma dedicação e um trabalho de amor. Parabéns à Lélia Nunes e à Irene Maria F. Blayer, dois registos tão diferentes que se harmonizaram num discurso que a todos nós fazia falta.
Um abraço desde Lisboa.
Carla Cook

__________________________________

Querida Lélia, teu trabalho e dedicação, junto com Irene, sempre nos relembram e nos aproximam dos Açores e sua gente, co-irmãos que somos. Nossa pátria é a língua portuguesa, parafraseando Fernando Pessoa. Pois é a verdade. Beijos e obrigada pelo teu amor pela nossa cultura.

 Luciana Daux ,
Jornal Notícias do Dia,
 Florianópolis SC

_______________________________

" Obrigado à Irene e à Lélia por esticarem o tamanho da ilha."
Mário Cabral
Professor, poeta, pintor, Terceira- Açores


por: Lélia Pereira Nunes e Irene Maria F. Blayer

Este blogue é  sobre a perspectiva da distância, o olhar de quem vive os Açores radicado na América do Norte, na Europa, no Brasil, ou em qualquer outra região. É escrito por personalidades de referência das nossas comunidades com ligações intensas ao arquipélago dos Açores (25.02.2007).

Irene Maria F. Blayer - Nasceu em São Jorge, Azores, e vive no Canadá.  
She holds a Ph.D. in Romance Linguistics and is a Full Professor at Brock University, Canada -Doutorada em linguística, é Professora Catedrática na Univ. Brock. Neste espaço procura-se a colaboração de colegas e amigos cujos textos, depoimentos, e outros -em Inglês, Português, Francês, ou Castelhano- sejam vozes que testemunhem a  nossa 'narrativa' diaspórica, ou se remetam a uma pluralidade de encontros onde se enquadra um universo  que  contempla uma íntima proximidade e cumplicidade com o nosso imaginário cultural e identitário.

Lélia Pereira da Silva Nunes - Brasil
Nasceu em Tubarão, vive em Florianópolis, Ilha de Santa Catarina. Socióloga, Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, aposentada, investigadora do Patrimônio Cultural Imaterial (experts/UNESCO,Mercosul), escritora e, sobretudo, uma apaixonada pelos Açores. Este é um espaço, sem limites nem fronteiras, aberto ao diálogo plural sobre as nossas comunidades. Um espaço que, aproximando geografias, reflete mundivivências a partir do "olhar distante e olhar de casa," alicerçado no vínculo afetivo e intelectual com os Açores. Vozes açorianas, onde quer que vivam, espalhadas pelo mundo e, aqui reunidas num grande abraço fraterno, se fazem ouvir. Azorean descent.-- Born in Tubarão(SC) and  lives in Florianopolis, Santa Catarina Island,Brasil. She holds postgraduate degreees  in Public Administration, and is an Associate Professor at Federal University of Santa Catarina.

 

-------------------------------

Nota: É proíbida a reprodução de textos e fotos deste blogue sem autorização escrita do RTP Multimédia.

Note: Reprint or reproduction of materials from "Comunidades" is strictly prohibited without written permission from Multimedia RTP.

-------------------------


        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31