Quinta, 28 de Agosto de 2014
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Comunidades

Irene Maria F. Blayer, Lélia Pereira Nunes

2012-05-05 10:20:25

"Sítios sem resposta" --O novo romance de Joel Neto



Novo romance de Joel Neto, “Os Sítios Sem Resposta”, chegou às livrarias a 3 de Abril e cumpre uma imensa agenda de lançamentos e eventos literários.
O Blog Comunidades associa a todas as manifestações de júbilo pela saída do "Os Sítios Sem Resposta" e com grande prazer divulga para os açorianos do mundo a mais recente obra do jovem escritor açoriano, JOEL NETO, nascido em Angra do Heroísmo,que vive entre as colinas de Lisboa e os verdes campos da Terra Chã, a freguesia rural da Ilha Terceira,onde cresceu.
Há mais de uma década desenvolve intensa atividade como cronista em alguns dos mais importantes jornais portugueses. Entre nós,brasileiros do Sul, é muito conhecido e admirado por seus inúmeros leitores e amigos, tendo sido o seu primeiro romance,O Terceiro Servo,objeto de tese de doutoramento na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Parabéns Joel Neto!
Lélia Pereira Nunes
Florianópolis,5 de Maio de 2012

Um homem pode mudar tudo…
talvez até de clube de futebol


Novo romance de Joel Neto, “Os Sítios Sem Resposta”, chegou às livrarias a 3 de Abril
Ao todo, foram dez anos de espera. Uma década depois de “O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas”, incluindo pelo Expresso no painel dos melhores livros de 2002, Joel Neto volta, enfim, à ficção.

“Os Sítios Sem Resposta”, homenagem à relação pai/filho e à paixão do futebol como recurso de linguagem inter-geracional, põe em oposição o Sporting e o Benfica, a cidade e o campo, a ternura e o desamor, o sexo e a ausência dele.

No centro da acção está um profissional de seguros que, ao ver aproximar-se a meia idade, decide ter chegado a hora de mudar de pessoa – e que, perante a urgência dessa metamorfose, resolve começar precisamente por aquilo que tantos dizem ser imutável: o clube de futebol.

“Joel Neto transforma-se numa das melhores vozes de nosso idioma comum” – escreveu o romancista e professor brasileiro Luiz Antonio de Assis Brasil – “e é escritor que já possui sua marca perene e perceptível, expressão de um processo em que o domínio da técnica constrói sonoros universos de humanidade.”

“Os Sítios Sem Resposta” está aí para comprová-lo.


Nota: Texto de divulgação da Porto Editora Ltda.
          Ilustração da Capa: Alex Gozblau
____________________________________________________

AGENDA  DOS LANÇAMENTOS E EVENTOS LITERÁRIOS:



 PRÓXIMOS LANÇAMENTOS:

- LOURINHÃ: dia 2 de Junho, Biblioteca Municipal da Lourinhã (Livros a Oeste), 17.00, com apresentação de JOSÉ DO CARMO FRANCISCO.
- PONTA DELGADA: dia 11 de Junho, Livraria Solmar-Artes&Letras, 19.00, com apresentação de VAMBERTO FREITAS.
- ANGRA DO HEROÍSMO: dia 25 de Junho, Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, 19.30 (Festas Sanjoaninas), com apresentação de CUNHA DE OLIVEIRA.


ENCONTROS E LEITURAS:

- LISBOA: 21 de Maio, El C0rte Inglés (Sala de Âmbito Cultural), Curso de Escrita Criativa, 19.00.
- OEIRAS: 30 de Maio (local e hora a confirmar), "Café Com Letras", com Carlos Vaz Marques.
- SÃO BARTOLOMEU DOS REGATOS: Julho (dia e hora a confirmar), sessão de leitura na Venda do Francisquinho.

FEIRAS:
- LISBOA: Feira do Livro de Lisboa
MESA DE DEBATE: 11 de Maio, 21.00, com Miguel Real e André Barata ("Portugal e a História").

SESSÕES DE AUTÓGRAFOS: 12 de Maio (15.00-18.00).
- PORTO: Feira do Livro do Porto
SESSÃO DE AUTÓGRAFOS: 3 de Junho (15.00-18.00).

FESTIVAIS:

- LOURINHÃ: Livros a Oeste, de 31 de Maio a 6 de Junho.

por: Lélia Pereira Nunes e Irene Maria Blayer

Este blogue é  sobre a perspectiva da distância, o olhar de quem vive os Açores radicado na América do Norte, na Europa, no Brasil, ou em qualquer outra região. É escrito por personalidades de referência das nossas comunidades com ligações intensas ao arquipélago dos Açores (25.02.2007).

Irene Maria F. Blayer - Nasceu em São Jorge, Azores, e vive no Canadá.  
She holds a Ph.D. in Romance Linguistics and is a Full Professor at Brock University, Canada -Doutorada em linguística, é Professora Catedrática na Univ. Brock. Neste espaço procura-se a colaboração de colegas e amigos cujos textos, depoimentos, e outros -em Inglês, Português, Francês, ou Castelhano- sejam vozes que testemunhem a  nossa 'narrativa' diaspórica, ou se remetam a uma pluralidade de encontros onde se enquadra um universo  que  contempla uma íntima proximidade e cumplicidade com o nosso imaginário cultural e identitário.

Lélia Pereira da Silva Nunes - Brasil
Nasceu em Tubarão, vive em Florianópolis, Ilha de Santa Catarina. Socióloga, Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, aposentada, investigadora do Patrimônio Cultural Imaterial (experts/UNESCO,Mercosul), escritora e, sobretudo, uma apaixonada pelos Açores. Este é um espaço, sem limites nem fronteiras, aberto ao diálogo plural sobre as nossas comunidades. Um espaço que, aproximando geografias, reflete mundivivências a partir do "olhar distante e olhar de casa," alicerçado no vínculo afetivo e intelectual com os Açores. Vozes açorianas, onde quer que vivam, espalhadas pelo mundo e, aqui reunidas num grande abraço fraterno, se fazem ouvir. Azorean descent.-- Born in Tubarão(SC) and  lives in Florianopolis, Santa Catarina Island,Brasil. She holds postgraduate degreees  in Public Administration, and is an Associate Professor at Federal University of Santa Catarina.

 

-------------------------------

Nota: É proíbida a reprodução de textos e fotos deste blogue sem autorização escrita do RTP Multimédia.

Note: Reprint or reproduction of materials from "Comunidades" is strictly prohibited without written permission from Multimedia RTP.

-------------------------


        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31