Quarta, 16 de Abril de 2014
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Graciosa Online

Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal. Nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. Este é um blogue com vídeos da ilha.

Luís Costa

2014-04-16 15:03:09

A região social


João Costa foi ao parlamento


 


O programa "parlamento", da RTP Açores, desta semana, abordou a situação social nos Açores,na sequencia do debate de urgência convocado pelo PSD Açores e que se realizou na Assembleia Regional.

O deputado eleito pelo Circulo Eleitoral da Graciosa representou o PSD Açores no referido programa.  







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-04-16 11:55:34

Medidas para a Graciosa


Do comunicado do Conselho do Governo


 


O Governo dos Açores, reunido a 14 de abril, em Santa Cruz, no âmbito da Visita Estatutária à Ilha Graciosa, deliberou:

1 - Criar a Central de Serviços Partilhados da Ilha Graciosa (CSI - Graciosa), que vai gerir de forma centralizada e integrada os recursos humanos do quadro da Administração Regional da Ilha Graciosa e a aquisição e manutenção de bens e serviços comuns a todos os Serviços localizados nesta ilha.

O Programa do XI Governo Regional define como um dos seus objetivos a promoção da racionalização e eficiência da Administração Regional através de medidas que visem a melhoria contínua do seu funcionamento, uma das quais é a criação de centrais de serviços partilhados tendo em conta as especificidades de cada ilha.

Com esse objetivo, a Resolução agora aprovada constitui o primeiro passo na operacionalização de um novo modelo de organização e gestão dos serviços da administração pública regional.

 

2 - Autorizar a cedência, a título definitivo e gratuito, à Santa Casa da Misericórdia da Graciosa, de um imóvel, propriedade da Região Autónoma dos Açores, na Vila de Santa Cruz, destinado ao desenvolvimento das atividades promovidas por esta instituição social.

A Resolução aprovada pelo Conselho do Governo determina que, tendo em conta o estado de degradação do imóvel, as obras de recuperação deverão iniciar-se no prazo de seis meses e estar concluídas até dois anos após a assinatura do auto de cessão.

 

3 - Atribuir um incentivo financeiro no âmbito do SIDER, Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento Estratégico, no valor de cinco milhões de euros, sob a forma de incentivo não reembolsável, e de 2,9 milhões de euros, como empréstimo reembolsável, à empresa Graciólica, Lda., que prevê realizar um investimento de 25 milhões de euros na ilha Graciosa.

Este projeto de investimento prevê a construção de um parque eólico com capacidade para produzir 5,4 MWp, de um parque fotovoltaico com capacidade para produzir 1 MWp e, para armazenar a energia produzida, uma central de baterias que permita o armazenamento de 2,7 MW/10MWh.

A realização deste investimento permitirá que 65 por cento da energia consumida na ilha Graciosa seja proveniente de fontes renováveis.

 

4 - Aprovar uma candidatura no âmbito do programa Empreende Jovem relativa a um projeto de investimento de cerca de 300 mil euros, sendo o incentivo a conceder num valor superior a 172 mil euros.

Este investimento, a realizar na ilha Graciosa pela empresa Estrofemágica, Unipessoal Lda., visa a instalação de um posto de abastecimento de combustível e respetiva loja de conveniência.

 

5 - Apoiar a Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia da Graciosa com uma verba de 4.500 euros, para a manutenção e reparação de equipamento fundamental para o bom funcionamento dos serviços prestados aos 24 residentes no lar, bem como assegurar as acessibilidades nesta valência de apoio social.

 

6 - Apoiar a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa com uma verba de 10 mil euros, tendo em vista a aquisição de um grupo hidropressor que facilitará o abastecimento de água potável ao Lar de Idosos da instituição, que acolhe 56 pessoas.

 

7 - Atribuir ao Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz um apoio de 21 mil euros, no âmbito da sua atividade, possibilitando que continue a funcionar na ilha Graciosa uma estrutura de apoio e de suporte imediato às vítimas de violência doméstica, assim como de dinamização de ações de sensibilização e prevenção deste fenómeno social.

 

8 - Celebrar um Acordo de Colaboração com a Junta de Freguesia de Santa Cruz, no valor de 25 mil euros, tendo em vista a recuperação e beneficiação de três habitações degradadas, propriedade da autarquia local.

Estas habitações destinam-se ao arrendamento social de agregados familiares em situação de grave carência habitacional.

 

9 - Iniciar, através da Direção Regional de Educação, a elaboração do Programa Funcional da Escola Básica 1/Jardim de Infância de São Mateus, com o objetivo de permitir à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa a realização de obras de recuperação do imóvel histórico onde a escola se encontra instalada.

 

10 - Estabelecer, através da Direção Regional do Desporto, um protocolo com a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz da Graciosa para a organização da fase dos Jogos Desportivos Escolares do 3.º Ciclo do Ensino Básico, no valor de 7.500 euros.

 

11 - Autorizar, no âmbito da Valor Urbe - Plano de Revitalização de Espaços Públicos, o desenvolvimento do projeto para a requalificação do Parque de Campismo do Carapacho, com capacidade para acolher 500 pessoas.

Este parque de campismo tem uma área total superior a 2.650 metros quadrados, dispondo de dois balneários, um dos quais de apoio às piscinas naturais, além de uma zona de lazer com forno de lenha e três churrasqueiras.


12 - Conceder um apoio financeiro de 60 mil euros à Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas para a realização do 1st European Underwater Fotography Championship 2014 - 1º Campeonato Europeu de Fotografia Subaquática, que se vai realizar na ilha Graciosa de 3 a 7 de setembro.

Este apoio enquadra-se na estratégia de captação de grandes eventos para a Região que procuram valorizar os aspetos diferenciadores de cada uma das ilhas, contribuindo assim para a qualificação da oferta turística do arquipélago.

 

13 - Conceder um apoio financeiro de 25 mil euros à AGRAPROME - Associação Graciosense de Promoção de Eventos, tendo em vista a realização do V Rali da Graciosa, que vai decorrer de 17 a 20 de julho.

Este apoio insere-se numa política de desenvolvimento do turismo interno, promovendo, por essa via, a mobilidade dos açorianos no arquipélago.

 

14 - Encarregar a Direção Regional dos Recursos Florestais de proceder à limpeza, conservação e manutenção de 10 quilómetros de caminhos rurais e florestais na ilha Graciosa.

Esta medida pretende melhorar e facilitar a circulação e o acesso às explorações agropecuárias existentes nesta ilha.

 

15 - Proceder à requalificação faseada dos taludes no Caminho Florestal da Caldeira e no Caminho Rural do Barreiro/Vales.

 

16 - Elaborar, através da IROA, S.A., o projeto do sistema de abastecimento de água à lavoura na Fonte do Pontal, freguesia de Guadalupe, para promover o armazenamento e a distribuição de água aos empresários agrícolas.

Cerca de três dezenas de explorações agrícolas serão beneficiadas com este projeto, que inclui a construção de um reservatório e de um ponto de abastecimento e a instalação de um sistema de controlo de água.

 

17 - Autorizar a abertura do procedimento para a adjudicação da empreitada de consolidação do Porto de Santa Cruz da Graciosa, com um preço base estimado de 500 mil euros.

Esta obra, que tem um prazo de execução previsto de um ano, vai dotar aquela infraestrutura portuária com melhores condições ao nível da segurança e da operacionalidade.



Reportagens RTP/A:










por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-04-15 22:27:22

Visita do governo, 2º dia


 


PESCAS

O Secretário Regional dos Recursos Naturais afirmou hoje, em Santa Cruz da Graciosa, durante a apresentação do projeto de consolidação do Porto da Calheta, presidida pelo Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, que esta obra vai proporcionar novas condições e, consequentemente, novas oportunidades para o desenvolvimento da pesca profissional e da atividade marítimo-turística na ilha.

"Com este investimento público de cerca de meio milhão de euros, previsto na Carta Regional de Obras Públicas, queremos que as atividades marítimas encontrem aqui um porto seguro para o seu desenvolvimento", afirmou Luís Neto Viveiros, destacando que a obra de consolidação do Porto de Santa Cruz da Graciosa "vai melhorar significativamente a sua segurança e operacionalidade".

"Quero também aproveitar esta ocasião para anunciar que o Governo dos Açores, tendo em conta o empreendedorismo demonstrado pela Associação de Pescadores desta ilha, vai apoiar a montagem de uma peixaria na Praia", revelou, por outro lado, Luís Neto Viveiros.



SAUDE

O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje, em Santa Cruz da Graciosa, que, a partir de julho, os centros de saúde passam a poder enviar os doentes para qualquer hospital da Região, deixando de haver a referenciação geográfica anteriormente definida.

Esta liberalização do hospital de referência, prevista no Plano de Ação para a Reestruturação da Saúde, garante "uma diminuição das listas de espera cirúrgicas", uma vez que cada unidade de saúde poderá escolher o hospital que pode realizar a cirurgia no mais curto espaço de tempo.

Luís Cabral anunciou também que a Unidade de Saúde da Ilha Graciosa vai dispor de mais uma médica de Medicina Geral e Familiar e que ficou decidido que será aberto outro concurso, de modo a garantir uma resposta mais sólida em termos de apoio médico aos graciosenses.

Relativamente à deslocação de médicos, o Secretário Regional da Saúde esclareceu que não deixou de haver acompanhamento de médicos especialistas, salientando que houve uma diminuição de consultas de algumas especialidades, porque "os especialistas devem ser consultores dos médicos de Medicina Geral e Familiar, não necessitando de ter um seguimento regular dos utentes nas unidades de saúde".

 

SOLIDARIEDADE SOCIAL


A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou hoje que as instituições sociais da ilha Graciosa, com protocolo de cooperação com a Segurança Social, no total, vão ver reforçadas as suas verbas em cerca de seis por cento, ao abrigo do novo modelo de financiamento das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Misericórdias da Região.

 




EDUCAÇÃO


O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura garantiu hoje a manutenção das escolas da Graciosa, assegurando que o Governo dos Açores “não está a perspetivar" o encerramento de estabelecimentos de ensino nesta ilha.

Essa reorganização, segundo Luiz Fagundes Duarte, passa pela "manutenção das escolas a funcionar nas várias freguesias, tendo sempre em vista a aprendizagem, o conforto dos alunos e, sobretudo, aquilo que é melhor para combater o insucesso escolar".

O Secretário Regional assegurou ainda que uma eventual reorganização implicará sempre que a comunidade escolar "seja chamada a dar o seu contributo", nomeadamente os alunos, os professores, os pais e os encarregados de educação.

 

 

 

AMBIENTE

 

O Secretário Regional dos Recursos Naturais revelou hoje que foi construído, na área de Gestão do Perímetro Florestal da Graciosa, um novo trilho que dá acesso a uma escarpa onde é possível a prática da escalada.

O Secretário Regional revelou ainda que, tendo em vista o aumento e a qualificação das valências das reservas florestais de recreio que está a ser implantada pelo Governo dos Açores, o Serviço Florestal está a finalizar a construção de outro percurso pedestre, que vai ligar a área do lago, junto ao viveiro florestal, à Mata dos Castanheiros, que foi recentemente recuperada.

 





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-04-15 00:22:01

Visita do governo, 1º dia

Visita do governo, 1º dia

O Presidente do Governo defendeu hoje a necessidade de os Açores aproveitarem cada vez mais o potencial que o setor da vinha e do vinho ainda apresenta para a criação de riqueza e de emprego, estimando-se que a Região disponha de cerca de 1.400 hectares de área que pode ser recuperada para produção.

 

"É um potencial imenso que urge aproveitar e que pode ser transformado num fator de valorização da nossa Agricultura e da nossa economia e que depende da capacidade que todos nós tivermos de o aproveitar e de o colocar ao serviço do nosso desenvolvimento e da criação de riqueza e de emprego", afirmou Vasco Cordeiro, no primeiro dia da visita estatutária à ilha Graciosa.

 

O Presidente do Governo falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra das obras de ampliação e remodelação da Adega Cooperativa da Graciosa, um investimento de mais de um milhão de euros apoiado pelo PRORURAL, que visa melhorar a capacidade de laboração, quer na componente vitivinícola, quer em relação a outros produtos, como a meloa e o alho.

 

Vasco Cordeiro frisou que a Região apresenta um grande potencial por explorar na área dos recursos que produz, sendo o seu aproveitamento um objetivo estratégico da ação do Governo, desde logo, na Agricultura, nas áreas da vitivinicultura e da hortofrutifloricultura.

 

A genuidade dos produtores açorianos é algo a que precisamos de aliar a inovação, a tecnologia, a experimentação e a qualidade", defendeu Vasco Cordeiro, assegurando que é esta a estratégia do Executivo para o setor da vinha e do vinho, desenvolvendo ainda mais a medida que consta da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial e que já está a ser implementada.

 

Para isso, o Governo dos Açores está a desenvolver medidas e ações concretas que passam pela recuperação das áreas da vinha, pela formação, pela criação de novos campos de multiplicação, para que seja disponibilizado o material para as castas tradicionais dos Açores.

 

Relativamente às obras de ampliação e remodelação da Adega Cooperativa, o Presidente do Governo salientou que se trata de um "investimento a pensar no futuro e que não pode ser entendido como um ponto de chegada".

 

O Governo apoia este projeto e este investimento para que se reforcem as condições de competitividade do tecido produtivo da Graciosa, para a criação de riqueza e emprego nesta ilha",  afirmou Vasco Cordeiro.

 

Nesse sentido, o Presidente do Governo adiantou que este investimento assenta numa parceria que implica contrapartidas, quer de procedimentos, quer de resultados, assim como de responsabilidade da Adega Cooperativa e dos seus associados na correta aplicação das verbas e eficiente gestão e no fornecimento na matéria-prima.

 

Outra ideia inerente a este apoio do Governo dos Açores é o cumprimento dos objetivos do investimento, nomeadamente a criação das condições para que possa gerar mais riqueza e mais emprego na Graciosa, salientou Vasco Cordeiro.





SAÚDE

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje que a proposta de alteração ao regime de reembolsos " visa proceder a algumas correções", tendo em conta as novas capacidades dos serviços públicos, mas assegurou que se "mantém um regime que já não existe em nenhuma parte do país".

 

Luís Cabral, em declarações prestadas na Graciosa, à margem da visita estatutária que o Governo Regional está a efetuar a esta ilha, frisou que "foi necessário proceder a algumas alterações, uma vez a legislação já não era atualizada há vários anos", mas permanece a possibilidade de os utentes, na Região Autónoma dos Açores, continuarem a ter acesso "a um terceiro regime" na área da saúde, que é "o reembolso dos atos realizados no setor privado".

 

A proposta que foi enviada aos prestadores de cuidados de saúde privados define que "continua a haver reembolsos", existindo apenas a necessidade de os adequar a uma nova realidade, tendo em conta que, presentemente, "as unidades de saúde da Região têm uma capacidade de resposta maior do que há alguns anos atrás".

 

A proposta define um determinado número de reembolsos para as situações consideradas normais num acompanhamento de rotina, mantendo-se sempre a possibilidade de, no caso de se identificar a necessidade de outras intervenções, os utentes serem encaminhados para os hospitais. 

 

Luís Cabral apresentou como exemplo o caso das análises que, em situações normais, devem ser realizadas um ou duas vezes por ano, conforme as situações, ou o caso dos óculos, uma vez que não é normal que um utente mude de óculos mais de uma vez por ano.

 

A Secretaria Regional da Saúde decidiu enviar as duas propostas às entidades que normalmente trabalham com estes sistemas para que se pronunciem e possam propor alguns ajustes no valor a comparticipar, esperando-se que os diplomas estejam concluídos até ao final do corrente mês.

 

No que se refere ao concurso para uma segunda farmácia na Graciosa, o Secretário Regional da Saúde informou que, após o fim do prazo de reclamações, está a ser ultimada a lista final para que seja homologada.

 

Tendo em conta que a Secretaria Regional continua a receber queixas de cidadãos da Graciosa devido à incapacidade da atual farmácia em dispensar os medicamentos necessários, Luís Cabral salientou que "foi decidido aceitar um pedido formulado pela Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo no sentido de instalar um Posto Farmacêutico em termos provisórios".




Fonte: GACS



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-04-13 21:31:14

Problemas antigos


Conselho de Ilha pede atenção do governo

 

Transportes, educação, agricultura e saúde, são as áreas onde o Conselho de Ilha da Graciosa pretende mais atenção do governo na visita estatutária que começa esta segunda-feira.

Os conselheiros vão insistir na construção da marina e em obras de protecção na orla costeira, embora muitos dos problemas que serão tratados na reunião com o executivo de Vasco Cordeiro, já são repetidos.

Querem também que, de uma vez por todas, o governo clarifique o que pretende fazer do ensino artístico na Graciosa e explique, bem explicado, porque não apoia a Academia Musical.

A Escola de Música daquela associação particular não tem paralelismo pedagógico por falta de condições do edifício e de habilitações dos professores.

Só que o edifício é o da escola primária da Praia e alguns dos professores até dão aulas na escola secundária.  

 





 



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-04-13 12:10:40

Vontade e sorte


Leões isolam-se no 2º lugar


 


No Campo de Guadalupe jogou-se esta tarde para a 6ª jornada do grupo da despromoção da Liga MEO Açores. A equipa da Graciosa parte em 2º lugar com 32 pontos e o Santiago na 4ª posição com 29 pontos. Entretanto, no Pico, às 15 horas, o líder Prainha, com 37 pontos, recebeu o Barreiro que é 3º classificado, também com 32 pontos.

Na fuga à despromoção, o Santiago chegou atrasado à Graciosa, 3 pontos e por isso mostrou vontade em assumir o jogo.

Nem de bola parada a partida teve situações de perigo até aos 19 minutos, altura em que Filipe Andrade, após bom trabalho de Lélé, colocou os visitantes em vantagem. A defesa do Guadalupe também deixou jogar. 

Mas, na resposta e na transformação de um livre, Márcio teve melhor pontaria e aos 25 minutos acertou na trave da baliza contrária.

Com o meio campo muito recuado, a equipa da casa sentiu dificuldade em chegar ao ataque, até que aos 45 minutos Canigia foi obrigado a resolver do meio da rua. A bola ainda bateu nas costas de Flávio e o Guadalupe restabeleceu a igualdade à beira do descanso.

Na segunda parte houve muito coração de ambos os lados, mas poucas situações para desfazer o empate.

Foi preciso esperar até ao minuto 85 para ver o melhor lance do Santiago e do jogo. Filipe Andrade cruzou e Celso evitou o golo nos remates de Ludgero e de Armando.

Aos 88 Filipe Andrade fez o chapéu ao guardião da Graciosa e foi o central Duarte quem evitou a derrota dos leões sobre a linha final. Filipe Andrade ainda caiu na área na sequência do lance e o viu o 2º cartão amarelo, exibido por Artur Teixeira, árbitro da ilha Terceira, que teve um desempenho positivo.

Enquanto o Santiago manteve o atraso, o Guadalupe com alguma sorte isolou-se no 2º lugar do grupo.





 



O JOGO EM DIRETO:

São 15h30, Guadalupe e Santiago já fazem aquecimento no relvado.


CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS

Arbitragem:  Artur Teixeira (Terceira), José Valério e Manuel Almeida.

GUADALUPE
Celso, Fábio Picanço, Duarte, César Espínola, Salema, Jorge Picanço -CAP, Flávio, Seninho, Canigia, Miranda e Márcio

Treinador: José Armando Sá 
Suplentes: Nuno Silva, André Silva, Cláudio e Luís Carlos.


SANTIAGO 
Hugo Almeida, Achadinha, Bruno Ribeiro, Nuno sociedade, Armando, Diogo Moniz, Ludgero - CAP, Balaia, Filipe Andrade, Mario Jorge e Lelé.

Treinador: Pedro Bremonte
Suplentes: Carreiro, Jorge Paulo e Hélder Baptista.


Começou o jogo, saiu o Santiago. O Guadalupe ataca para o lado das Courelas.

10m. Jogo equilibrado sem situações de perigo.

19m Golo de Filipe Andrade, o Santiago abre o activo.

23 cartão amarelo para Filipe Andrade falta sobre Salema.

25 livre de Márcio e a bola bateu na barra da baliza do Santiago.

45 grande golo de Canigia, remate fora da área com a bola a tocar ainda em Flávio e o Guadalupe restabelece a igualdade antes do descanso.

1-1 AO INTERVALO. No Pico o Prainha venceu o Barreiro por 2-0.

Recomeçou o jogo, saiu o Guadalupe.

52 livre de márcio e Hugo Almeida sai a punhos

58 substituição no Guadalupe. Luis Carlos entrou para o lugar de César Espínola.

67 substituição no Santiago. Carreiro entrou para o lugar de Mario Jorge.

73 cartão amarelo para Miranda. Substituição no Guadalupe. Nuno Silva entra para o lugar de Flávio.

74 cartão amarelo para Lelé.

77 substituição no Santiago. Lelé saiu, entrou Jorge Paulo.

79 amarelo para Diogo Moniz.

85 melhor lance do jogo do Santiago. Celso evita o golo por duas vezes.

88 Duarte salva sobre a linha o golo do Santiago. Na sequência Filipe Andrade caiu na área e viu o segundo cartão amarelo.

Vão jogar se 5 minutos de compensação.

TERMINOU O JOGO COM 1-1 NO MARCADOR. O GUADALUPE ISOLOU-SE NO SEGUNDO LUGAR DO GRUPO.


 









por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-04-12 23:59:34

Graciosa no pódio


Marítimo termina época no 3º lugar


 


O Marítimo terminou a temporada 2013/14 ao inicio da noite deste sábado, em Angra do Heroísmo, igualando a melhor classificação obtida na antiga Série Açores na época 2006/07.

Apesar da derrota no terreno do campeão dos Açores, em jogo da ultima jornada, por duas bolas a uma, a equipa de Rui Cordeiro conseguiu um brilhante e honroso 3º lugar para a Graciosa.

Os azuis e brancos tiveram uma época tranquila com 10 vitórias, sendo 8 na 1ª fase, 7 empates e 7 derrotas. Entre os resultados positivos destaca-se a vitória em Rabo de Peixe e na recepção ao Angrense no jogo da 1ª fase.

A formação graciosense, de Santa Cruz, marcou também 25 golos, com Gervásio e Luís Filipe entre os melhores marcadores, ambos com 7 golos marcados. O médio portuense Tiago Moura apontou o último tento da época diante do Angrense.  


 

 

No grupo da despromoção também já houve jogo esta noite nas Capelas. 


 



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-04-12 15:18:31

Programa da visita


De 14 a 16 de abril o governo está na Graciosa




O Governo Regional dos Açores inicia segunda-feira uma Visita Estatutária à Ilha Graciosa, de acordo com o seguinte programa:

 

SEGUNDA-FEIRA, DIA 14:

 

09H25 - Partida da comitiva do Governo Regional com destino à ilha Graciosa.

 

11H00 - Chegada da comitiva do Governo Regional ao Aeródromo da Graciosa.

 

11H30 - A Secretária Regional da Solidariedade Social reúne-se com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santa Cruz da Graciosa, na Escola Básica e Secundária da Graciosa, em Santa Cruz.

 

- O Secretário Regional da Saúde reúne-se com a Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Graciosa, no quartel dos bombeiros, em Santa Cruz.

 

- O Secretário Regional dos Recursos Naturais reúne-se com as direções das associações agrícolas da ilha Graciosa, no Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa, em Santa Cruz.

 

12H00 - O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura reúne-se com a Direção da Academia Musical da Ilha Graciosa, na Escola Básica e Secundária da Graciosa, em Santa Cruz.

 

14H00 - O Presidente do Governo preside à cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra de remodelação e ampliação da Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa, no Charco da Cruz, em Santa Cruz.

 

15H00 - O Vice-Presidente do Governo Regional visita a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.

 

- A Secretária Regional da Solidariedade Social reúne-se com o Núcleo Local de Inserção do Rendimento Social de Inserção, no Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Luz, na Freguesia de Luz (rua da Igreja).

 

- O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura visita o Museu da Graciosa, em Santa Cruz.

 

- O Secretário Regional do Turismo e Transportes visita o Posto de Turismo de Santa Cruz da Graciosa (praça Fontes Pereira de Melo).

 

- O Secretário Regional dos Recursos Naturais reúne-se com a Direção da Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa, no Charco da Cruz, em Santa Cruz.

 

16H00 - O Vice-Presidente do Governo Regional visita a empresa Vila Jardim - Construção e Reparação de Edifícios Lda, em Santa Cruz (caminho dos Terreiros).

 

- A Secretária Regional da Solidariedade Social visita a obra de construção da Creche, Jardim de Infância e Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa, em Santa Cruz (caminho dos Funchais).

 

- O Secretário Regional dos Recursos Naturais reúne-se com a Direção da Associação Equestre Graciosense, no Picadeiro António Maria, em Santa Cruz (caminho dos Funchais).

 

17H00 - Reunião do Governo Regional com o Conselho de Ilha, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa.

 

21H00 - Reunião do Conselho do Governo, no Graciosa Resort & Business Hotel, em Santa Cruz.

 

TERÇA-FEIRA, DIA 15:

 

09H00 - O Presidente do Governo preside à apresentação pública do projeto de consolidação do Porto de Pesca de Santa Cruz, no lugar de Calheta.

 

10H00 - A Secretária Regional da Solidariedade Social visita o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa (rua do Mercado).

 

- O Secretário Regional da Saúde reúne-se com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, no Centro de Saúde da Graciosa, em Santa Cruz.

 

- O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura visita a Escola Básica e Secundária da Graciosa, em Santa Cruz.

 

- O Secretário Regional dos Recursos Naturais reúne-se com a Direção da Associação de Pescadores Graciosenses, no Porto de Pescas da Praia da Graciosa.

 

11H00 - A Secretária Regional da Solidariedade Social visita o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia da Graciosa (rua Dr. Brito de Albuquerque).

 

- O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura visita a Escola Básica 1/Jardim de Infância de Santa Cruz (rua Infante D. Henrique).

 

- O Secretário Regional do Turismo e Transportes visita a empresa de animação turística Jorge & Filomena, Lda., na Vila de Santa Cruz da Graciosa (estrada do Rebentão).

 

14H30 - O Presidente do Governo preside à cerimónia de formalização de concessão de apoios à reabilitação de habitação degradada na Graciosa, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa.

 

15H30 - O Vice-Presidente do Governo Regional reúne-se com o Núcleo Empresarial da Graciosa, na delegação da Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial, em Santa Cruz.

 

- O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura visita a Escola Básica 1/Jardim de Infância da Vila da Praia (rua Dr. Meneses).

 

- O Secretário Regional dos Recursos Naturais visita a obra de requalificação do caminho florestal da Caldeira.

 

16H00 - A Secretária Regional da Solidariedade Social visita três habitações reabilitadas no âmbito do programa “Recuperação de Habitação Degradada”, na Freguesia de Guadalupe.

 

- O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura visita a Escola Básica 1/Jardim de Infância da Luz, em Santa Cruz (rua Pedro Roberto).

 

- O Secretário Regional dos Recursos Naturais visita a obra de requalificação do Parque Florestal da Caldeira.

 

17H00 - A Secretária Regional da Solidariedade Social preside à cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação com o Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Ilha Graciosa e com o Núcleo de Atendimento e Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, no Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Luz, na Freguesia de Luz (rua da Igreja).

 

- O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura visita a Escola Básica 1/Jardim de Infância de Guadalupe (caminho da Igreja).

 

- O Secretário Regional dos Recursos Naturais visita a Furna do Enxofre.

 

18H00 - O Governo Regional recebe a população da ilha Graciosa, na Escola Básica e Secundária da Graciosa, em Santa Cruz.

 

19H30 - O Presidente do Governo preside à apresentação da nova identidade visual do Graciosa Hotel & Termas do Carapacho, no Graciosa Resort & Business Hotel, em Santa Cruz.

 

QUARTA-FEIRA, DIA 16:

 

08H30 - A Secretária Regional da Solidariedade Social visita duas habitações reabilitadas ao abrigo do contrato ARAAL com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, nas freguesias de Guadalupe e Luz.

 

- O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura visita o Serviço de Desporto da Graciosa, em Santa Cruz (largo de Santo António).

 

- O Secretário Regional dos Recursos Naturais visita uma das lixeiras da ilha Graciosa, em Santa Cruz.

 

09H30 - Apresentação do Comunicado do Conselho do Governo, no Graciosa Resort & Business Hotel, em Santa Cruz.

 

11H25 - Partida da comitiva governamental da ilha Graciosa.










por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-04-12 14:32:17

Biosphere Island Resort


Hotel da Graciosa muda nome e imagem 


 


O Hotel da Graciosa vai ter uma nova identidade associada ao turismo da natureza e inspirada na classificação da ilha, enquanto Reserva da Biosfera da UNESCO.

A única unidade hoteleira local de 4 estrelas, inaugurada em julho de 2009, passa a designar-se "Graciosa - Biosphere Island Resort". 

A sessão de apresentação da nova imagem realiza-se esta terça-feira, dia 15 de abril, às 19h30.   






por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(1)
2014-04-12 14:24:57

PSD condena "point of care" na Saúde


Deputados da Graciosa juntam-se ao protesto


 


O PSD/Açores condena a recente decisão do governo regional de encerrar os laboratórios de análises clínicas nas Unidades de Saúde de ilha a partir das 16h00, substituindo aqueles serviços por sistemas point of care", por se tratar de mais uma opção, na área da Saúde, "que vai provocar grandes constrangimentos aos açorianos das ilhas onde não há hospital", disse o deputado eleito por São Jorge, António Pedroso.

O social-democrata deu voz aos restantes parlamentares, das ilhas de Santa Maria, Pico, Graciosa e Flores, presentes numa conferência de imprensa onde aquela decisão, "que ainda não foi devidamente explicada pelo governo regional, nos preocupa profundamente, pois aparenta estar a ser implementada contra a opinião dos corpos clínicos das unidades de saúde", frisou.

"O sistema point of care contempla a realização de um número reduzido de análises, dificultando a capacidade de diagnóstico dos médicos perante os doentes na urgência, colocando em risco a sua segurança e podendo aumentar as evacuações para os hospitais regionais", explicou António Pedroso.

Segundo o deputado, a decisão "também sobrecarrega os enfermeiros, que ficam obrigados a desempenhar mais uma tarefa", avançou, frisando que "estas críticas não se tratam de uma opinião política do PSD/Açores sobre a decisão do governo regional, mas da posição assumida pelos corpos clínicos das Unidades de Saúde".

António Pedroso lembrou que a instalação de laboratórios de análises nas unidades de saúde regionais foi sempre anunciada pelo PS "como uma medida a pensar nas pessoas", mas que agora "o governo socialista chegou ao ponto de, entre assegurar a saúde dos açorianos ou cortar nos serviços, optar sempre por cortar nos serviços que são prestados aos açorianos".

Para o PSD/Açores esta é uma posição "inadmissível", tanto mais que "foi escondida dos açorianos e que não resulta em qualquer poupança para o Serviço Regional de Saúde. O PS nunca afirmou a intenção de encerrar os laboratórios, nunca anunciou a reducão das deslocações de especialistas, e nunca anunciou medidas de austeridade no setor da Saúde, medidas que vão baixar a qualidade dos seus serviços", frisou.

"O governo regional deve rever a sua política no que respeita ao encerramento parcial dos laboratórios de analises clínicas, assegurando o seu funcionamento em todas as ilhas da Região, como até aqui", defendeu António Pedroso, considerando fundamental que, "nas ilhas com mais de um centro de saúde, funcione um laboratório de análises clínicas em permanência, mantendo-se também o laboratório nas que têm apenas um centro de saúde".

"Assim, o governo regional está apenas a contribuir para agravar os problemas das ilhas sem hospital. E está a contribuir para que essas ilhas sintam ainda mais dificuldades, ao contrário da política de desenvolvimento que foi prometida pelo PS aos açorianos", concluiu António Pedroso.



Fonte: PSD/Açores



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-04-11 14:09:20

Lugares em aberto


Marítimo e Guadalupe no Campeonato dos Açores

 

O Marítimo cumpre o ultimo jogo desta temporada no sábado, em casa do Angrense. A partida foi antecipada para às 18h30, enquanto o encontro entre os Lusitânia e o Rabo de Peixe tem inicio às 18 horas.

O 2º lugar do campeonato está ainda em aberto para o Marítimo e Lusitânia nesta derradeira jornada, dependendo dos resultados nos 2 jogos que se realizam em Angra do Heroismo.

Na fuga à despromoção continua o Sporting de Guadalupe que este domingo recebe o Santiago, às 16 horas.

Os leões continuam no segundo lugar do grupo, em igualdade pontual com o Barreiro, que joga no Pico com com o Prainha. A jornada começa no sábado, às 18 horas, com o Capelense - Lajense. 




 



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-04-10 21:49:23

Gerência de 2013


Câmara aprova contas do ano anterior


 


A Conta de Gerência referente ao ano de 2013 da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa foi aprova em reunião do executivo camarário, esta quinta-feira, com 3 votos a favor do PS e 2 abstenções do PSD.

A conta de gerência apresentou em "recebimentos" e "pagamentos" o total de 4.978.933,79 euros, transitando para a conta de gerência do ano em curso o saldo de 174.844,22 euros. Recorde-se que o salto de gerência que transitou de 2012 para 2013 foi de 124.388,90 euros.

Os documentos de prestação de contas de 2013 serão enviados à Assembleia Municipal para análise e eventual aprovação. Em consequência será também proposta ao órgão deliberativo a aprovação da 1ª revisão orçamental de 2014.

Na reunião ordinária do executivo foi também aprovado, por unanimidade, transferir 30 mil euros para a Associação de Promoção e Desenvolvimento da Ilha Branca que se destina a garantir os espectáculos musicais nas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. O vereador António Reis, do PSD, justificou o sentido de voto com o compromisso da vice presidente da Câmara, em solicitar um relatório das despesas efectuadas com a festa, à referida associação.

O executivo aprovou também os acordos de delegação de competências a estabelecer com a juntas de frequesia, que serão enviados à Assembleia Municipal.

Foi ainda deliberado prorrogar o prazo da construção do passeio marítimo da Rochela até ao dia 16 de maio.







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)


A Graciosa está aqui. Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal e nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. O Graciosa Online é um blogue com vídeos, noticias e opinião da ilha branca, reserva da biosfera. Esta é a nossa janela para o mundo.

Projeto pioneiro nos Açores, desenvolvido por Luís Costa, jornalista, repórter residente da RTP/Açores na ilha Graciosa. Criado a 17 de novembro de 2009.

Este blogue foi "caso de estudo" na tese de mestrado da jornalista Fabiana Bravo: "O jornalismo hiper-local na era digital - o contributo do Graciosa Online para a RTP", defendida a 16 de julho de 2012 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e obteve 16 valores.





Acessos em abril; 10.314 visitas
Acessos em março; 24.32 visitas
Acessos em fevereiro; 22.996 visitas
Tempo médio por visita: 08:49m

RECORDES
Mensal: dezembro 2012; 48.780 visitas
Diário: 28 novembro 2012; 4.508 visitas





Luís Miguel da Cunha Costa nasceu na ilha Graciosa em 1978-04-06. Em setembro de 1996, ainda com o estatuto de trabalhador estudante, iniciou funções de animador, repórter de informação e narrador desportivo na Rádio Graciosa. Foi também colaborador do jornal Diário Insular na área do desporto. É reporter de ilha da RDP desde fevereiro de 1999 e da RTP desde agosto de 2004, sendo o primeiro correspondente a prestar serviços nos Açores para a rádio e televisão em simultâneo, ainda antes da fusão das respetivas empresas. Foi também pioneiro na utilização das ferramentas digitais com o lançamento do "graciosa online" em 2009. Exerce ainda as funções de operador de assistência em escala, sendo efetivo da Sata Air Açores, a tempo parcial, desde 2001.


CONTACTOS
919978824 | 965420190
luiscosta.rtp@gmail.com 


           NOME

 

 

 


SERVIÇO DE AGENDA

Telefones uteis

Ambulancia/Bombeiros: 112
Proteção Civil: 295 712 492
Unidade de Saúde: 295 730 070
Farmácia: 295 712 563
Câmara Municipal: 205 730 040
Aeroporto: 295 730 170
PSP: 295 730 200
GNR: 295 712 381
Policia Marítima: 912 344 866


TRANSPORTE AÉREO

segundas, terças e quintas:
chegadas 11h00, partidas 11h25

quartas: 
chegadas 11h00/17h00, partidas 11h25/17h25

sextas:
chegadas 11h00/17h50, partidas 11h25/18h10


sábados e domingos
chegadas 12h00, partidas 12h25

 

 

 






Animação de Satélite

Animação Satélite





OPINIÃO


 
             

ULTIMA

Concorda com o horário de verão do transporte aéreo para a Graciosa?

Sim - 21 votos (10%)
Não - 196 votos (90%)



 

CRÓNICAS

Clique nas fotos para abrir


  André                   Bruno                   Cristina
  Cunha                  Silveira                 Cabeceiras 
 NOME     NOME     NOME

  Fábio                    Gabriel                 Joana
  Mendes                 Melo                    Ferreira
 NOME     NOME     NOME

  Jorge                    Júlio                     Luís
  Cunha                  Mendonça          Lobão
 NOME     NOME     NOME 

  Lurdes                 Madalena              M. Jorge
  Cunha                  Picanço                 Lobão
 NOME     NOME     NOME 

 Marco                    Merçes                 Miguel 
 Martins                  Coelho                 Estorninho
 NOME     NOME     NOME 

Paulo                       Rita                        Rita
Aranha                    Ávila                      Silva
      NOME     NOME

Rogério                  Rui                     Sérgio
Mendonça             Carneiro            Mendonça 
 NOME     NOME     NOME

Sofia                      Teresa                Vânia
Rocha                    Reis                     Bettencourt 
 NOME     NOME     NOME

Victor                   William
Rui Dores             Brenuvida
 NOME     NOME



  Luís               Tiago                            José
  Pereira          Avelar                           Ávila
  NOME             NOME 


  Pólo Local de Prevenção  
  e Combate à Violência Doméstica da Graciosa
 NOME  





VIDEOS RECENTES

Provas de equitação 
 


Prainha 3 - 1 Guadalupe 
 


Marítimo 0 - 3 Angrense
 


Aniversário dos bombeiros
 


Guadalupe 2 - 1 Barreiro 
 


Marítimo 1 - 0 Lusitânia 
 


Santiago 5 - 1 Guadalupe
 


Maritimo 1 -1 Rabo de Peixe
 


Marítimo no grupo da promoção
 


Ano letivo na Academia Musical
 


Novo Código de Posturas Municipais 
 


Desfile de Fantasias 2014
 



 

EM CARTAZ


 


 


 


 






AGENDA CULTURAL; MUSEU DA GRACIOSA


ABRIL

Peça do Mês: Balança 

 


Coleção do 1º trimestre - Moinhos de café 

Exposição "Madrugada das Cagarras", na ACDRG


 

CINEMA

Centro Cultural da Ilha Graciosa


 Cinema de abril
DIA 04: Frozen: O Reino do Gelo

Bilheteira: 19h30 | Sessão: 20h30



 

GRACIOSA LHE CHAMARAM...


 

A Ilha Graciosa desenha-se ao longe
como dois bocados de pão mal partidos

Vitorino Nemésio, in
Corsário das Ilhas



Ei-la surgindo mimosa
das águas do fundo do mar,
Rainha leda e garbosa
No Atlântico a reinar!
Esmeralda dos Açores,
Lindo açafate de flores,
Feitiço de mil primores,
Berço gentil de amores!
Oh, pátria, te vou cantar.

António Gil, 1868



A Graciosa dum verde
muito tenro acabando
dum lado e do outro
em penhascos decorativos...

Raul Brandão, in
As Ilhas Desconhecidas



"À primeira vista" parece por vezes, ser uma paisagem agreste; mas logo surge uma encosta florida, uma Feteira de arvoredo frondoso, um vale das Courelas com suas culturas e os afamados vinhedos da Terra do Conde, e outros motivos que nos alegram a vista.

José Simões Borges, in
Manhãs de Sábado 



Amo as rochas empinhadas
que ao oeste e norte dão
- pontas da serra escalvadas
- Do Pico Negro a negridão;
Amo as costas do nascente
Onde as ondas mansamente
Vão quebrar sua corrente
No areal tão luzente
Do sol ao mago clarão.

António Gil, 1868



Quem te pôs nome tão
lindo,
Que é tão próprio,
tão teu,
Nos legou eterna prova
Do bom gosto e génio seu...

António Borges do Canto Moniz, in
Ilha Graciosa



Falar desta ilha é,
antes demais,
falar do paraíso perdido
na minha infância,
isto é, da alegria
dos meus verdes anos.

Victor Rui Dores, in
A Graciosa Ilha



Que risonho panorama,
Que subline inspiração!
Se o meu estro se par'cesse
Ao que o sente o coração,
Em torrentes de poesia
Te inundara, ilha formosa.
E um poema escreveria,
Que eu chamara - GRACIOSA.

João Hermeto d'Amarante, in
Páginas de Prosa e Verso



Santa Cruz, a capital
É a mais linda p'ra mim
das vilas de Portugal
Santa Cruz é um jardim.
Guadalupe, linda aldeia
Onde crescem os trigais
No céu, linda lua cheia
Ilumina seus casais.
A Praia olhando o mar
Sorri contente ao ilhéu
E o sul vive a sonhar
Com a Luz olhando o céu.

Juventino Silva Correia, in
Juventino Ramos, poeta cantador



E aquela gente!!! De sorriso sempre aberto, mesmo que o coração se lhes doa, mesmo que a velhice as consuma, mesmo que a pobreza se lhes aperte...

Rosa Meireles, in
Graciosa ilha serena 



Aqui
entre o azul
e o mar que me circunda
é quase perfeita a coincidência.
Atrevida e fugazmente desfeita
por um verde envergonhado
que acaba sempre azul
ou categoricamente esfacelada
por um inequívoco e invernal
cinzento.

E no âmago do liquido,
lá onde a luz se perde
e onde a luz se faz,
a abissal fosforescência
de peixes misteriosos,
a ondulante e sensual
insinuação das algas
e a secreta e vital marca
do mais remoto início.

E lá ficamos
plasmados num horizonte
vertical e marítimo
onde bate sereno e azul
o nosso olhar.
Ouve-se então
claro e inconfundível
o grito
da criação. 

Manuel Jorge Lobão, in
Passam Seres Luminosos Vestidos de Vermelho 



Aqui deixamos a
Ilha Graciosa,
ao por do sol,
que fica à espera
daqueles que sabem
apreciar a natureza
em toda a sua força,
por vezes quase
selvagem!

Norberto da Cunha Pacheco, in
Graciosa, Imagens e Palavras



Branca,
desmaia-te o gesto
na brisa que poisa,
borboleia-te
a cor do íris
que poiso breve,
melodia-te
o negro azulado,
húmido,
do grito em serenata,
rendeia-te
o frio de chuva,
bailarino
voado em vento,
baralha-te
o pingo de água,
lágrima de telha,
beiral
de nada abrigo...

José Berto 
 

        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930