Sábado, 29 de Novembro de 2014
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Graciosa Online

Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal. Nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. Este é um blogue com vídeos da ilha.

Luís Costa

2014-11-28 18:18:16

43 casos de sarna


Escola só reabre a 5 de dezembro


 


O Director Regional da Saúde já se inteirou da situação de escabiose que tem vindo a progredir na Graciosa. Os primeiros casos apareceram no dia 12 de novembro e agora já são 43.

Em entrevista à Antena 1 e RTP Açores, João Soares garante que existem medicamentos suficientes na ilha e que as entidades envolvidas estão empenhadas na assistência à população.

O governante e o Delegado de Saúde destacam ainda o envolvimento de equipas multidisciplinares que acompanham as famílias.

Neste sentido, João Soares apela que os infectados cumpram os tratamentos.

A autoridade sanitária reitera que a população deve estar tranquila e confiante nos profissionais de saúde para ultrapassar esta situação.



 






ESCOLA SÓ REABRE SEXTA-FEIRA



 


No seguimento da orientação da Autoridade Sanitária à EBS da Graciosa o Conselho Executivo divulga a seguinte informação:


"Por indicação da Autoridade Sanitária, o Conselho Executivo da EBS da Graciosa informa todos os pais e encarregados de educação que a escola sede (EB 2,3/sec.) estará encerrada até ao dia 4 de dezembro, inclusive. A reabertura das atividades escolares têm início no dia 5 de dezembro.

Mais informamos que as escolas do pré-escolar e 1.º ciclo continuarão a funcionar normalmente
".

 









por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-28 12:19:58

Transformers: A Era da Extinção


Hoje no Centro Cultural da Graciosa


 


Alguns anos após o grande confronto entre Autobots e Decepticons em Chicago, os gigantescos robôs alienígenas desapareceram. Eles são atualmente caçados pelos humanos, que não desejam passar por apuros novamente. Quando Cade (Mark Wahlberg) encontra um caminhão abandonado, ele jamais poderia imaginar que o veículo é na verdade Optimus Prime, o líder dos Autobots. Muito menos que, ao ajudar a trazê-lo de volta à vida, Cade e sua filha Tessa (Nicola Peltz) entrariam na mira das autoridades americanas.










por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-27 21:24:32

Casos de sarna aumentam


Escola vai ser desinfectada no fim de semana


 


Ao início da tarde já não havia alunos na Escola Básica e Secundária da Graciosa.

As aulas serão retomadas apenas na segunda-feira e as instalações desinfectadas durante o fim de semana.

Até ontem foram diagnosticados 9 casos de escabiose, mas este número hoje ronda já as duas dezenas. A manha foi agitada no estabelecimento de ensino com vários alunos a serem encaminhados para o Centro de Saúde.

No terreno foram criadas equipas de enfermagem e de pessoal dos serviços sociais para prestar apoio às famílias afectadas.

Entretanto o Director Regional da Saúde chegou à Graciosa no voo da Sata ao fim do dia para também acompanhar o evoluir da situação.  

Por causa do tempo colocou-se a hipótese de João Soares viajar no helicóptero que ao inicio da tarde efectuou uma evacuação mas a urgência da operação não permitiu que o governante chegasse mais cedo.

Há também remessas de medicamentos na Terceira e em Ponta Delgada que aguardam o próximo avião mas, de acordo com a informação que recolhemos, ainda existem medicamentos na Graciosa para satisfazer as necessidades.



 

Este video está disponivel em HD no Meo kanal 709702.







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-27 20:06:35

Escalões de formação


Juniores "B" acertam calendário


 


O calendário do Campeonato da Ilha Graciosa para o escalão de juvenis já foi atualizado pela Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, em acordo com os clubes que se atrasaram na medicina desportiva.

Assim, de modo a garantir o fim da prova antes do Natal, a equipa do Sporting de Guadalupe está obrigada a disputar duas partidas no próximo fim de semana. Sábado, às 11 horas, recebe o Graciosa FC em jogo da 3ª jornada e no domingo, pelas 15 horas, recebe o Marítimo para a 4ª jornada.

Entretanto, o clássico entre Marítimo e Guadalupe relativo à ronda inaugural foi agendado para o próximo dia 8 de dezembro.


 




Sarna atingue os infantis


No escalão de juniores "D" foi a adiada a partida entre Graciosa e Guadalupe da 4ª jornada do campeonato, devido os casos de sarna que afectaram alguns jogadores da equipa do Sporting de Guadalupe e dois do Graciosa FC.

Este sábado, às 11 horas, realiza-se apenas o encontro entre Luzense e Marítimo. 


 




por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-27 17:56:18

Jornada online


Marítimo recebe às 16 horas


 


O horário das 5 partidas da 10ª jornada da Liga Meo Açores foi alterado e as equipas da Graciosa voltam a jogar no sábado, sendo que esta semana os dois jogos realizam-se à mesma hora.

Às 16 horas o Guadalupe joga em Rabo de Peixe e o Marítimo recebe o Barreiro, equipa que faz a sua primeira deslocação à Graciosa nesta segunda edição do campeonato. O encontro será dirigido pelo árbitro Nuno Goulart, assistido por Pedro Silva e José Valério.

Para o sábado também foi antecipada a partida entre o Sporting Ideal e o Flamengos que tem inicio às 20 horas.

No domingo às 10h30 começa o encontro entre o Lusitânia e o Prainha. A jornada ficará concluida com o jogo entre o Vale Formoso e o Boavista da Ribeirinha que tem inicio às 14 horas.

Entretanto, a Associação de Futebol da Horta já informou as alterações aos jogos da 11ª jornada que terá novamente os dois jogos antecipados das equipas graciosenses.


 






por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-27 13:59:03

Encerramento temporário


Escola da Graciosa fechou por causa da sarna


 


De acordo com a informação avançada às 13 horas pela Antena 1 Açores, há indicações da Secretaria Regional da Saúde para o encerramento temporário da Escola Básica e Secundária da Graciosa, em virtude dos casos de sarna verificados no estabelecimento de ensino.

O Conselho Executivo informou os pais ao inicio da tarde que as aulas não se realizam hoje e amanha.

Além dos 9 casos confirmados ontem pelo Delegado de Saúde em exercício, a escola enviou mais alunos esta quinta-feira para o Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde da Graciosa.

O Director Regional da Saúde deve deslocar-se esta quinta-feira para a Graciosa, afim de coordenar a situação com a autoridade sanitária e as restantes entidades locais envolvidas.

Devido às condições do tempo no arquipélago, João Soares deve viajar numa aeronave da Força Aérea que irá também transportar medicamentos, para a eventualidade da farmácia local não ter capacidade de resposta.




por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-27 12:56:31

Prémios adiados


Escola adia cerimónia causa da sarna 


 


O Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária da Graciosa adiou a cerimónia de mérito agendada para amanha, sexta-feira, para o dia 12 de dezembro, pelas 20 horas.

Na informação enviada ao "graciosa online", a escola esclarece que a medida foi tomada "por motivos de precaução, resultado dos últimos acontecimentos de escabiose verificados" naquele estabelecimento de ensino.








por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-27 11:22:36

Proteção animal


Sessão de sensibilização hoje na Graciosa


 


A GNR e a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa promovem hoje, dia 27 de novembro, uma sessão de sensibilização sobre Proteção Animal que decorrerá no Multiusos da Graciosa, pelas 20 horas.

Esta sessão é aberta a toda a população.





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-26 19:54:56

Sarna na Graciosa


Foram diagnosticados 9 casos nas escolas


 


Inicialmente foram diagnosticados 3 casos, mas a Escola Básica e Secundária da Graciosa enviou já hoje para o Centro de Saúde mais 6 crianças com suspeita de sarna.

O Delegado de Saúde em exercício confirma estes casos e esclarece que não se trata de um surto.

A autoridade sanitária está a acompanhar a situação no terreno em ligação com outras entidades, designadamente, os serviços de veterinária, a Escola, a Câmara Municipal e os serviços sociais.

Neste sentido, o médico Marco Pires não encontra motivos para haver alarmismo da população.

As medidas preventivas tomadas no imediato foram a evicção escolar e a criação de equipas para acompanhamento das famílias que terão de cumprir as regras higieno-sanitárias adequadas.  

Estas medidas visam não só o tratamento dos casos diagnosticados mas também evitar que outros possam surgir.


 


Este video está disponivel em HD no Meo kanal 709702.









por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-26 19:41:43

Alerta laranja!


Agitação marítima e vento vão aumentar


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma depressão muito cavada, localizada a nordeste do arquipélago dos Açores, irá provocar um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima.

Assim, emite-se para os Grupos Central e Oriental

Aviso AMARELO referente a:

AGITAÇÃO MARÍTIMA relativo a Altura Significativa das Ondas

No período entre as 12H00 e as 18H00 de quinta-feira, 27 de novembro.

Ondas de noroeste (altura significativa, de seis a sete metros).


Aviso LARANJA referente a:

AGITAÇÃO MARÍTIMA relativo a Altura Significativa das Ondas

No período entre as 18H00 de quinta-feira, 27 de novembro, e as 18H00 de sexta-feira, 28 de novembro.

Ondas de noroeste (altura significativa, sete a oito metros).


VENTO relativo a Rajada Máxima

No período entre as 06H00 de quinta-feira, 27 de novembro, e as 18H00 de sexta-feira, 28 de novembro.

Direção de oeste, rodando para noroeste, com rajadas até 100 km/h.

 

O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

Manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas.

Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas.

Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

 




por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-26 19:34:19

Combate à toxicodependência


Intervenção de bancada de Ricardo Ramalho


 


No ambito do debate sobre o plano e orçamento da região para 2015, na Assembleia Regional, o deputado Ricardo Ramalho proferiu a seguinte intervenção de bancada sobre a prevenção e combate às dependências:  




"Senhora Presidente
Senhoras e Senhores Deputados
Senhor Presidente do Governo
Senhora e Senhores Membros do Governo

A dimensão do fenómeno das dependências ultrapassa o consumo de substâncias estupefacientes e psicotrópicos, por definição ilícitas, já que se estende ao consumo de substâncias lícitas, como seja o álcool e o tabaco, cujos consumidores, infelizmente, se iniciam em idades cada vez mais precoces.

O Governo do Partido Socialista, juntamente com os seus parceiros da sociedade civil, tem tido como missão, o difícil combate ao consumo, bem como a diminuição das toxicodependências, através da implementação de programas e ações de prevenção, assegurando ganhos em saúde e potenciando a adesão ao tratamento e à reinserção. Contudo, este é um esforço que não se deve resumir apenas à ação do Governo. No entender do Partido Socialista, a família e a sociedade em geral têm um papel determinante na prevenção dos comportamentos de risco dos nossos jovens.

Nesta lógica é necessário garantir cada vez mais os mecanismos adequados para efectivaçaÞo do combate às toxicodependências, promovendo o diálogo intrassectorial e intersectorial com vista à criação de mecanismos de acompanhamento e atualização cada vez mais sólidos.

No plano de investimentos de 2015, mais concretamente na ação 6.8.6, Promoção de Estilos de Vida Saudável e Prevenção de Comportamentos de Risco,  está inscrita uma verba significativa de 855 mil euros.

Esta verba tem um importante significado para o Partido Socialista, porque vai permitir materializar em ações concretas o empenho do Governo em combater este flagelo social.

Horta, 26 de novembro de 2014"

Ricardo Ramalho



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-26 12:11:54

Entretenimentos de luxo


João Costa acusa o governo de esconder a "tragédia social"


 


O PSD/Açores lamentou ontem que o Governo Regional não tenha resistido a continuar "com entretenimentos de luxo", uma opção "à qual temos respondido, apresentando alternativas a esses luxos socialistas. E o que propomos é ajudar quem mais precisa", disse o deputado João Bruto da Costa.

Face "à tragédia social que se abateu sobre os Açores, os socialistas respondem com a construção do museu do socialismo do passado. Uma Casa da Autonomia Socialista destinada a ocupar socialistas que se recusam a ir embora no presente, mesmo tendo deixado já projetos para o futuro", avançou.

João Bruto da Costa frisou que "ao vivermos a maior crise social dos últimos 40 anos, deparamo-nos com um governo regional alheado da realidade, alienado nas suas tricas partidárias e governativas, e entretido com as guerrilhas internas e com as danças de cadeiras no seio de um poder que repete frases feitas e lugares comuns, sem conseguir responder aos desafios que os Açores enfrentam e que se vão avolumando de dia para dia", afirmou.

E lembrou "a Via Açoriana, de que já nenhum socialista fala. Pois essa via deixou de ter agendas, fechou balcões e ignorou os avisos que fomos deixando ao longo dos últimos anos, e a verdadeira Via Açoriana, que preocupa os açorianos, é a auto-estrada que os socialistas construíram para empregar familiares e amigos, à volta da mesa do poder regional", concretizou o deputado.

O social-democrata adiantou que, neste contexto de dificuldades, o PSD/Açores "tem vindo a elaborar um conjunto de iniciativas e propostas. Daí a apresentação de várias propostas na área social, como a criação de uma rede social ao nível de freguesia, ou o alargamento do apoio domiciliário a idosos aos domingos e feriados", exemplificou.

"Trata-se de um conjunto de medidas que visam beneficiar cerca de 80 mil açorianos, que não merecem continuar apenas a viver com os restos dos milhões de euros de impostos que o governo regional gasta. São açorianos que merecem saber que nos Açores é possível pagar menos impostos e reservar mais atenção para as suas necessidades sociais, e essa foi uma clara vitória do PSD/Açores", concluiu.


Fonte: PSD Açores
 


 

 

 





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)



A Graciosa está aqui. Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal e nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. O Graciosa Online é um blogue com vídeos, noticias e opinião da ilha branca, reserva da biosfera. Esta é a nossa janela para o mundo.

Projeto pioneiro nos Açores, desenvolvido por Luís Costa, jornalista, repórter residente da RTP/Açores na ilha Graciosa. Criado a 17 de novembro de 2009.

Este blogue foi "caso de estudo" na tese de mestrado da jornalista Fabiana Bravo: "O jornalismo hiper-local na era digital - o contributo do Graciosa Online para a RTP", defendida a 16 de julho de 2012 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e obteve 16 valores.


 



Acessos em novembro: 22.369 visitas
Acessos em outubro: 25.073  visitas
Tempo médio por visita: 08:12m

RECORDES
Mensal: dezembro 2012; 48.780 visitas
Diário: 28 novembro 2012; 4.508 visitas



GRACIOSA ONLINE VIDEOS








Luís Miguel da Cunha Costa nasceu na ilha Graciosa em 1978-04-06. Em setembro de 1996, ainda com o estatuto de trabalhador estudante, iniciou funções de animador, repórter de informação e narrador desportivo na Rádio Graciosa. Foi também colaborador do jornal Diário Insular na área do desporto. É reporter de ilha da RDP desde fevereiro de 1999 e da RTP desde agosto de 2004, sendo o primeiro correspondente a prestar serviços nos Açores para a rádio e televisão em simultâneo, ainda antes da fusão das respetivas empresas. Foi também pioneiro na utilização das ferramentas digitais com o lançamento do "graciosa online" em 2009. Exerce ainda as funções de operador de assistência em escala, sendo efetivo da Sata Air Açores, a tempo parcial, desde 2001.


CONTACTOS
919978824 
luiscosta.rtp@gmail.com

 




SERVIÇO DE AGENDA

Telefones uteis

Ambulancia/Bombeiros: 112
Proteção Civil: 295 712 492
Unidade de Saúde: 295 730 070
Farmácia: 295 712 563
Câmara Municipal: 205 730 040
Aeroporto: 295 730 170
PSP: 295 730 200
GNR: 295 712 381
Policia Marítima: 912 344 866


TRANSPORTE AÉREO

domingos e segundas: Q400
chegadas 10h55, partidas 11h20

terças: Q200
chegadas 11h15, partidas 11h35

quartas: Q200
chegadas 08h30/16h10, partidas 09h10/16h30

quintas: Q400
chegadas 16h30, partidas 16h55

sextas: Q400
chegadas 14h50, partidas 15h15

sábados: Q400
chegadas 12h00, partidas 12h25



MARÉS (Angra): sábado 29/11

Preia-mar: 06h34 e 19h25 
Baixa-mar: 00h14 e 13h13

QUARTO CRESCENTE às 09h06

 

 






SANTA CRUZ EM DIRETO
 



Animação de Satélite

Animação Satélite




OPINIÃO


 

             

ULTIMA

Como vai ficar o derbi de domingo?

Vitória do Guadalupe - 19 votos (26%)
Vitória do Marítimo - 43 votos (59%)
Empate - 11 votos (15%)



 

CRÓNICAS

Clique nas fotos para abrir


  André                   Bruno                   Cristina
  Cunha                  Silveira                 Cabeceiras 
 NOME     NOME     NOME

  Fábio                    Gabriel                 Joana
  Mendes                 Melo                    Ferreira
 NOME     NOME     NOME

  Jorge                    Júlio                     Luís
  Cunha                  Mendonça          Lobão
 NOME     NOME     NOME 

  Lurdes                 Madalena              M. Jorge
  Cunha                  Picanço                 Lobão
 NOME     NOME     NOME 

 Marco                    Merçes                 Miguel 
 Martins                  Coelho                 Estorninho
 NOME     NOME     NOME 

Paulo                       Rita                        Rita

Aranha                    Ávila                      Silva
      NOME     NOME

Rogério                  Rui                     Sérgio
Mendonça             Carneiro            Mendonça 
 NOME     NOME     NOME

Sofia                      Teresa                Vânia
Rocha                    Reis                     Bettencourt 
 NOME     NOME     NOME

Victor                   William
Rui Dores             Brenuvida
 NOME     NOME



  Luís               Tiago                            José
  Pereira          Avelar                           Ávila
  NOME             NOME 


  Pólo Local de Prevenção  
  e Combate à Violência Doméstica da Graciosa
 NOME  





VIDEOS RECENTES


Compradores abandonam Lota
 


Marítimo 1 - 0 Prainha
 


Estação ARM com mais equipamentos
 


Governo apoia projetos da Ass. de Pescadores
 


Guadalupe 1 - 3 Ideal
 


Marítimo 2 - 2 Boavista
 


Plano da Zona Industrial
 


75º aniversário Graciosa FC
 


Guadalupe 0 - 1 Marítimo
 


Protesto dos armadores
 


Exposição "Ilhas Desconhecidas"
 


Projecto Younicos
 


Marítimo 2 - 1 Vale Formoso
 


Doente em estado grave
 


Guadalupe 1 - 1 Prainha
 


Os burros da Graciosa
 



 

EM CARTAZ


 


 



MUSEU DA GRACIOSA: Agenda Cultural 


NOVEMBRO
Peça do mês: Toalha de mesa

 

Exposição de escultura "Aquário de pedra"
Exposição de fotografia "Ilhas Desconhecidas"
Coleção do 2º semestre de 2014: peças em vidro


 


CINEMA: Centro Cultural Ilha Graciosa
 

28 nov | TRANSFORMERS - ERA DA EXTINÇÃO
 


Sessão: 21h30; Bilheteira: 20h30.





GRACIOSA LHE CHAMARAM...

 

A Ilha Graciosa desenha-se ao longe
como dois bocados de pão mal partidos

Vitorino Nemésio, in 
Corsário das Ilhas
 



Ei-la surgindo mimosa
das águas do fundo do mar,
Rainha leda e garbosa
No Atlântico a reinar!
Esmeralda dos Açores,
Lindo açafate de flores,
Feitiço de mil primores,
Berço gentil de amores!
Oh, pátria, te vou cantar.

António Gil, 1868 




A Graciosa dum verde
muito tenro acabando
dum lado e do outro
em penhascos decorativos...

Raul Brandão, in 
As Ilhas Desconhecidas




"À primeira vista" parece por vezes, ser uma paisagem agreste; mas logo surge uma encosta florida, uma Feteira de arvoredo frondoso, um vale das Courelas com suas culturas e os afamados vinhedos da Terra do Conde, e outros motivos que nos alegram a vista.

José Simões Borgesin
Manhãs de Sábado 
 




Amo as rochas empinhadas
que ao oeste e norte dão
- pontas da serra escalvadas
- Do Pico Negro a negridão;
Amo as costas do nascente
Onde as ondas mansamente
Vão quebrar sua corrente
No areal tão luzente
Do sol ao mago clarão.

António Gil, 1868 



Quem te pôs nome tão 
lindo,
Que é tão próprio, 
tão teu,
Nos legou eterna prova
Do bom gosto e génio seu...

António Borges do Canto Moniz, in 
Ilha Graciosa
 



Falar desta ilha é,
antes demais, 
falar do paraíso perdido
na minha infância, 
isto é, da alegria 
dos meus verdes anos.

Victor Rui Dores, in 
A Graciosa Ilha
 




Que risonho panorama,
Que subline inspiração! 
Se o meu estro se par'cesse
Ao que o sente o coração,
Em torrentes de poesia
Te inundara, ilha formosa.
E um poema escreveria,
Que eu chamara - GRACIOSA.

João Hermeto d'Amarante, in
Páginas de Prosa e Verso 



Santa Cruz, a capital
É a mais linda p'ra mim
das vilas de Portugal
Santa Cruz é um jardim.
Guadalupe, linda aldeia
Onde crescem os trigais
No céu, linda lua cheia 
Ilumina seus casais.
A Praia olhando o mar
Sorri contente ao ilhéu 
E o sul vive a sonhar
Com a Luz olhando o céu.

Juventino Silva Correia, in
Juventino Ramos, poeta cantador 



E aquela gente!!! De sorriso sempre aberto, mesmo que o coração se lhes doa, mesmo que a velhice as consuma, mesmo que a pobreza se lhes aperte...

Rosa Meireles, in
Graciosa ilha serena 
 



Aqui
entre o azul
e o mar que me circunda
é quase perfeita a coincidência.
Atrevida e fugazmente desfeita
por um verde envergonhado
que acaba sempre azul
ou categoricamente esfacelada
por um inequívoco e invernal
cinzento.

E no âmago do liquido,
lá onde a luz se perde
e onde a luz se faz,
a abissal fosforescência
de peixes misteriosos,
a ondulante e sensual
insinuação das algas
e a secreta e vital marca
do mais remoto início.

E lá ficamos
plasmados num horizonte
vertical e marítimo
onde bate sereno e azul
o nosso olhar.
Ouve-se então
claro e inconfundível
o grito
da criação. 

Manuel Jorge Lobão, in
Passam Seres Luminosos Vestidos de Vermelh
 




Aqui deixamos a 
Ilha Graciosa,
ao por do sol, 
que fica à espera 
daqueles que sabem 
apreciar a natureza 
em toda a sua força, 
por vezes quase 
selvagem!

Norberto da Cunha Pacheco, in
Graciosa, Imagens e Palavras
 



Branca,
desmaia-te o gesto
na brisa que poisa,
borboleia-te
a cor do íris
que poiso breve,
melodia-te
o negro azulado,
húmido,
do grito em serenata,
rendeia-te
o frio de chuva,
bailarino
voado em vento,
baralha-te
o pingo de água,
lágrima de telha,
beiral
de nada abrigo...

José Berto  










 
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30