Sexta, 24 de Outubro de 2014
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Graciosa Online

Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal. Nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. Este é um blogue com vídeos da ilha.

Luís Costa

2014-10-23 22:08:48

Quando viver (aqui) mete medo


Médico da Graciosa terá mandado trabalhar doente em fase terminal


 


Os relatos da peça que abriu hoje o Telejornal na RTP Açores são aterradores e servem para refletir sobre o estado da Saúde nas ilhas sem hospital.

A uma doente da Graciosa que procurou a urgência em junho deste ano foi dito que "estava tudo bem", após as análises não terem detectado nenhuma razão para os sintomas apresentados.

Entretanto, com o agravar da situação, a doente voltou ao Centro de Saúde da Graciosa mais três vezes e, quando já tinha perdido cerca de 20 quilos sem motivo aparente, o médico terá considerado a doente "elegante" e apta para voltar ao trabalho.

No inicio de outubro a doente foi à sua custa (com dinheiro emprestado) para Ponta Delgada e, de acordo com os familiares que denunciaram o caso à RTP Açores, a Unidade de Saúde da Graciosa terá recusado desbloquear o processo necessário para apoiar a estadia da doente e do marido em São Miguel. O caso já chegou às mãos do Secretario Regional da Saúde.

O video conta o resto:


 

Este video também está disponivel no Meo kanal 709702.





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-23 21:50:16

Jornada Online


Acertar o passo em véspera de derbi


 


As equipas da Graciosa da Liga Meo Açores jogam esta semana à mesma hora. Sábado, às 16 horas, arranca a 5ª jornada da 1ª fase do campeonato.

No Estádio Municipal de Santa Cruz da Graciosa o Marítimo, agora detentor da "lanterna vermelha", recebe o Vale Formoso que é a equipa sensação desta 2ª edição do campeonato dos Açores de futebol.

Na Terceira o Guadalupe defronta o Barreiro no campo do Porto Judeu. Os leões ocupam o 6º lugar da classificação e o Barreiro está no 8º lugar com o mesmo número de pontos.

As equipas da Graciosa procuram nesta jornada a primeira vitória que ainda não conheceram nesta temporada. O Guadalupe empatou 3 dos 4 jogos realizados (os 3 realizados em casa) e o Marítimo apenas empatou em Porto Judeu na ronda inaugural, embora tenha depois defrontado os 3 principais candidatos ao título (Ideal, Lusitânia e Rabo de Peixe).

Os restantes jogos realizam-se domingo. Às 11 horas o Prainha recebe o Boavista no Campo de São Roque do Pico e às 13h30 o Flamengos recebe o Rabo de Peixe.

A única partida que não sofreu alteração no horário é também a mais importante da jornada. O Lusitânia defronta o Sporting Ideal a partir das 15 horas no Estádio João Paulo II.

Esta jornada antecede o derbi graciosense da Liga Meo Açores entre Guadalupe e Marítimo. Nesta 2ª edição do campeonato o primeiro derbi será no Campo de Jogos de Guadalupe a realizar no dia 2 de novembro.


JORNADA 6

Entretanto, a Associação de Futebol da Horta já informou as primeiras alterações ao horário dos jogos relativos à 6ª jornada que serão realizados no dia 2 de novembro. Apesar de estarem ainda todos previstos para o domingo, há dois jogos, no Faial e nas Furnas, com início às 14h30.


 






por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-23 17:03:08

Chumbo e erro informático


PSD acusa Câmara da Graciosa de "incompetência"


 


O orçamento e as grandes opções do plano da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa para 2015 não foram votados na reunião desta quinta-feira.

Embora ainda não tenha sido publicada a acta do encontro, sabemos que, de acordo com o presidente do executivo, a discusão dos documentos foi adiada para a próxima semana devido a uma falha informática. 

Nesta reunião a maioria do PS também chumbou as duas propostas do PSD para remover o posto de combustiveis de Santa Cruz e sobre a devolução da participação variável de IRS.


Entretanto, o PSD Açores já divulgou a seguinte nota de imprensa: 


Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa lamentaram esta tarde "novos acontecimentos que revelam enorme falta de cuidado e incompetência do executivo socialista na preparação das reuniões camarárias. Uma vez mais foi recorrente a falta de atenção e cuidado para os problemas da ilha, demonstradas pelo chumbo das propostas do PSD", dizem em comunicado.

"Em primeiro lugar, lamenta-se que não tenha sido aprovadas as propostas do PSD para encerrar o posto de combustível no centro de Santa Cruz e que, segundo o próprio presidente da Câmara está obsoleto é um perigo para os utentes e património envolvente", adiantam.

"Lamentamos, igualmente, que o PS tenha chumbado a nossa proposta para a devolução da participação variável de IRS, o que vem aumentar a carga fiscal na ilha. Esse facto é tão mais grave quando a autarquia prevê um aumento de 300 mil euros de receitas, relativamente a 2013", explicam.

"Fica demonstrado que o PS na Graciosa apenas se preocupa em aumentar as despesas do gabinete do presidente da câmara - que mais do que duplicaram nos últimos anos -, não tendo qualquer preocupação com a elevada carga fiscal dos graciosenses", lê-se no comunicado.

"Mais grave é que não tenha sido possível analisar as propostas relativas às Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2015, dado que os documentos entregues ao PSD e aos vereadores não continham todas as folhas e quadros, impedindo a sua correta análise", concluem os vereadores social-democratas.






por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-23 16:26:54

Direito a voar


Primeiro cagarro jovem salvo na Graciosa


 


No âmbito da Campanha S.O.S. Cagarro 2014 foi esta quarta-feira salvo o 1.º jovem Cagarro da ilha Graciosa. Entregue pelo Presidente da CMSCG, Manuel Avelar Santos, o cagarro encontrava-se "perdido" na Rua do Degredo, em Santa Cruz da Graciosa.

Verificando-se que este se encontrava bem, o jovem cagarro foi libertado no porto da Barra, depois de devidamente medido e anilhado pelo Vigilante da Natureza do Parque Natural da Graciosa, Luís Aguiar.

A atual Campanha S.O.S. Cagarro decorre de 15 de outubro a 15 de novembro, período de tempo que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos. Durante esta época, os cagarros juvenis estão especialmente sensíveis às luzes o que, muitas vezes, resultam na sua queda e eventual morte por atropelamento ou predação. É por isso importante colaborar colocando os cagarros em segurança sempre que os mesmos se encontrem em situação de perigo.

Na ilha Graciosa, para salvamentos ou qualquer outro assunto relacionado com a presente Campanha S.O.S. Cagarro poderão ser contactados os números 295403870/ 916056431/ 913398553, ou através do e-mail parque.natural.graciosa@azores.gov.pt, ou dirigindo-se ao Serviço de Ambiente da Graciosa, das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às16h30.


 







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-23 13:36:02

"Machadada na coesão"


PSD reage à redução de lugares e de carga aérea


 


Os deputados do PSD/Açores eleitos pela Graciosa criticaram hoje a redução semanal de 129 lugares e de carga aérea, que a SATA irá implementar no próximo inverno IATA, "uma alteração feita à chegada e à saída da ilha, e que vem comprovar o que o PSD têm denunciado nos últimos anos, que é um serviço de transportes cada vez com menos oferta e cada vez com horários mais desadequados", disse João Bruto da Costa.

Segundo o social-democrata, "e para além da redução de oferta de lugares como resultado da mudança de aeronaves, é preocupante a grande redução de capacidade de carga, que já se antevê poder causar sérios problemas ao escoamento de cargas, e desde logo de peixe", adianta.

"Esta troca de equipamentos em nada melhora os horários, e nem tão pouco aumenta a frequência de voos para a ilha. Isso tem sido denunciado pelos deputados do PSD e é reivindicado pelos graciosenses", lembra o parlamentar.

"São frequentes as denúncias do progressivo abandono da Graciosa por parte do governo socialista, que prometeu que esta situação não aconteceria. Aliás, não cessam os anúncios de propaganda sobre as ligações com a Graciosa, seja pela apresentação de programas integrados de transportes (PIT), que todos já esqueceram, ou de tentativas de contrariar o que o PSD tem afirmado ao longo dos últimos anos", acrescenta João Bruto da Costa

"O certo é que, de ano para ano, a ilha vê reduzidas as opções de mobilidade sem quaisquer contrapartidas. É mais uma machadada na coesão regional", lamenta.

Os deputados do PSD eleitos pela ilha Graciosa "lamentam" esta "má opção" do governo socialista, "com o conivente silêncio da câmara socialista de Santa Cruz da Graciosa e dos deputados locais do PS. Trata-se apenas de mais uma contrariedade, no longo rol que vem prejudicando as oportunidades de desenvolvimento e de coesão da Graciosa", conclui João Bruto da Costa.



Fonte: PSD/Açores







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-23 13:23:22

Maléfica


Esta semana na Graciosa 


 


Da Disney para o Centro Cultural da Ilha Graciosa chega esta sexta-feira, às 21h30, o filme "Maléfica".

A história nunca contada da vilã mais simbólica da Disney do clássico de 1959 "Bela Adormecida". Maléfica, uma jovem linda e pura, vive uma vida idílica num pacífico reino de florestas, até ao dia em que um exército invasor ameaça a harmonia da nação. Maléfica assume-se como a mais ardente defensora do reino mas, no fim, é vítima de uma traição bárbara, uma acção que começa a transformar o seu coração puro em pedra. Apostada em vingar-se, Maléfica enfrenta o sucessor do rei invasor numa batalha épica e, por causa disso, lança uma maldição sobre Aurora, a sua filha recém-nascida. Enquanto a menina cresce, Maléfica apercebe-se de que Aurora é a chave para a paz no reino e, talvez, também para a verdadeira felicidade de Maléfica.

"Maléfica" é produzido por Joe Roth e realizado por Robert Stromberg, com Angelina Jolie, Don Hahn, Matt Smith, Palak Patel e Sarah Bradshaw como produtores executivos e Linda Woolverton como autora do guião.


 









por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-22 19:18:33

Visita ao porto da Graciosa


Deputados dos PS verificam melhores condições


  


No âmbito do Roteiro do Mar que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista está a fazer por todas as ilhas dos Açores, os deputados José Ávila e Ricardo Ramalho reuniram-se, esta tarde, com o responsável nesta ilha pela empresa pública Portos dos Açores.

Neste encontro os deputados do Partido Socialista tomaram conhecimento da evolução verificada no transporte de cargas e passageiros nos últimos anos. Confirmaram, ainda, que a reorientação do porto comercial veio trazer maior segurança nas operações, consubstanciando-se na redução de cancelamentos, e que a rampa roll-on roll-of foi um contributo importante para uma maior eficácia do embarque e desembarque de passageiros e viaturas, incluindo a carga rodada.



Fonte: PS Açores




por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-22 11:47:52

Aviões pequeninos


Graciosa perde 129 lugares por semana


 


Os horários de inverno IATA, da Sata Air Açores, entram em vigor no próximo domingo, até à última semana de março de 2015.

A Graciosa mantém o número de voos do inverno anterior mas, de acordo com os horários já publicados na internet, perde 129 lugares semanais (ou o dobro nos dois sentidos), além da significativa redução da capacidade de carga.

Isto acontece porque as ligações à Graciosa das terças, quartas e quintas (4 voos) serão asseguradas com um Dash Q200 com capacidade para 37 passageiros. Nos restantes dias, sexta, sábado, domingo e segunda, a transportadora aérea regional utilizará um Dash Q400 com capacidade para 80 passageiros.

Assim, os horários da SATA para este inverno no Aeródromo da Graciosa são os seguintes:

SEGUNDAS: Chegada 11h00; partida 11h25

TERÇAS: Chegada 11h15; partida 11h35

QUARTAS: Chegada 8h50 e 16h10; partida 9h10 e 16h30

QUINTAS: Chegada 16h55; partida 17h15

SEXTAS: Chegada 14h50; partida 15h15

SABADO: Chegada 12h00; partida 12h25

DOMINGO: Chegada 11h00; partida 11h25


De acordo com os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores, no anterior "inverno IATA", ou seja, de novembro de 2013 a março de 2014, desembarcaram no Aeródromo da Graciosa 5.898 passageiros e embarcaram 5.827 passageiros. Naquele período registaram-se ainda 182 passageiros em trânsito. Já no inverno anterior, de novembro de 2012 a março de 2013, desembarcaram na Graciosa 5.692 passageiros e embarcaram 5.659 passageiros, tendo ainda sido movimentados 198 passageiros em trânsito.





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-21 23:04:10

Alerta amarelo


Previsão de chuva e trovoada



O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:

Para o Grupo Central

Aviso AMARELO referente a:

PRECIPITAÇÃO

No período entre as 20H00 de hoje, 21 de outubro, e as 08H00 de quarta-feira, 22 de outubro.

Aguaceiros pontualmente fortes, acompanhados de trovoada.

 

O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

Manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas.

Não despejar lixo ou entulho nas ribeiras, nem as obstruir com troncos ou ramadas.

Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.








por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-20 14:23:18

Na Agenda Cultural de Lisboa


Livro Graciosa Calçada a Mosaico destacado na capital


 


O livro com fotografias de Ernesto Matos "Graciosa Calçada a Mosaico" foi este mês destacado na Agenda Cultural de Lisboa e será apresentado no próximo dia 22, pelas 21horas, na Casa dos Açores, com sede na Rua dos Navegantes.

Luís Almeida D'Eça, no texto que acompanha a capa do livro na Agenda Cultural de Lisboa, refere que "o sucesso da calçada-mosaico implementada no Rossio em 1848 e a aplicação dessa mesma técnica, a mais tarde popularizada por calçada à portuguesa nas principais ruas de Lisboa, foi seguido nalguns locais fora do continente como Macau ou Açores e mesmo fora do país caso do Calçadão de Copacabana.

Na Ilha Graciosa existem testemunhos da antiguidade da calçada portuguesa, comprovados por empedrados de seixos a indicar a data de construção de obras públicas e casas particulares, algumas recuando ao século XIX. Num jogo de preto e branco, alternando o calcário como basalto, surgem desenhos artísticos de temática diversa: geométricos, religiosos, vegetalistas, reproduções dos principais produtos da região (espigas de trigo, milho, lacticínios, pesca, vinha). A câmara atenta de Ernesto Matos capta a qualidade e a imensa variedade deste património. Seduzida pelo fascínio da ilha, junta "pedras como fragmentos de sonhos".

Trata-se duma edição bilíngue português/inglês. Com textos e poemas de Almeida Garrett, António Pedroso, Ernesto Matos, Francisco Moniz Bettencourt, Ana Matos, Morihiba e Pedro Miranda Albuquerque.


 








por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-19 22:48:27

Cortem a primeira parte!


Guadalupe resolve jogar depois do intervalo


 


Já tinha acontecido na jornada anterior e repetiu-se. O Guadalupe deu a primeira parte de avanço ao Prainha e só Caniggia, aos 82 minutos, evitou a derrota.


Na Graciosa, para 4ª jornada da Liga Meo Açores, defrontaram-se duas equipas ainda sem vitórias, perante pouco publico à hora do clássico para a Taça de Portugal.

Após 10 minutos de estudo no meio campo, Ruizinho, de livre, pôs à prova o guardião da casa que defendeu para canto.

O Prainha entrou melhor no jogo e aproveitou a lentidão de defensiva contrária. Mateus, o novo central brasileiro do Guadalupe deixou a bola em zona proibida, onde Nicolau dominou no peito e encheu o pé para inaugurar o marcador aos 21 minutos.

A seguir e na sequência de um livre Moía disparou de longe e ainda tirou tinta ao poste direito da baliza de Celso. Até ao intervalo não houve mais perigo mas era justa a vantagem do Prainha que, para detentor da lanterna vermelha, surpreendeu com boa circulação de bola.

Só que o Guadalupe voltou outra vez transfigurado para a segunda parte e aos 50 minutos Éneo foi apenas mais um a falhar à boca da baliza.

Pouco depois, num pontapé de canto, a bola sobrou para Salema que atirou ao poste. Os homens da casa ainda reclamaram mão na bola mas não houve qualquer falta.

O madeirense Maurílio, em boa posição, também rematou não muito longe do alvo.

Guadalupe chega ao empate aos 82 minutos. Caniggia estreia-se a marcar nesta época. O Guadalupe mandava no jogo e o Prainha só de bola parada chegava à frente mas, aos 75 minutos, Luís Machado não teve cabeça para ampliar a vantagem.

Jeremy Maiato orientou a equipa da bancada e pedia concentração prevendo o que viria a seguir. Um bom cruzamento de José Gabriel para a cabeçada oportuna de Caniggia a restabelecer a igualdade mais do que justa, aos 82 minutos.

Faltou um pouco mais de sorte na recta final para o Guadalupe evitar o 3º empate em casa.

Arbitragem irregular de David Rodrigues. O juiz de Angra assinalou faltas desnecessárias e deixou outras mais evidentes por assinalar na maioria em prejuízo dos leões.

 
 

Este video está disponivel em HD no Meo kanal 709702.










por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-18 23:23:24

Goleada nocturna


Marítimo perde por 5-2 na Ribeira Grande


 


A equipa de Rui Cordeiro não foi feliz na difícil deslocação ao reduto do Sporting Ideal, líder invicto da Liga Meo Açores, passando a carregar a "lanterna vermelha" do campeonato.

A noite deste sábado ditou uma derrota dos graciosenses por cinco bolas a duas que se desenhou desde cedo com o golo madrugador da formação da casa.

Porém, o Marítimo ainda segurou o jogo até ao intervalo tendo restabelecido a igualdade aos 28 minutos, por João Santos, na transformação de uma grande penalidade.

Mas na etapa complementar acentuaram-se as diferenças entre as duas equipas e a vantagem do Ideal ganhou contornos de goleada.

João Santos ainda bisou e fixou o resultado final da partida já no periodo de descontos.

O Marítimo caiu para o último lugar da classificação a uma semana de receber o Vale Formoso, sábado, às 16 horas.

Este video também está disponivel no Meo kanal 709702.



 
 







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)



A Graciosa está aqui. Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal e nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. O Graciosa Online é um blogue com vídeos, noticias e opinião da ilha branca, reserva da biosfera. Esta é a nossa janela para o mundo.

Projeto pioneiro nos Açores, desenvolvido por Luís Costa, jornalista, repórter residente da RTP/Açores na ilha Graciosa. Criado a 17 de novembro de 2009.

Este blogue foi "caso de estudo" na tese de mestrado da jornalista Fabiana Bravo: "O jornalismo hiper-local na era digital - o contributo do Graciosa Online para a RTP", defendida a 16 de julho de 2012 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e obteve 16 valores.


 



Acessos em outubro: 14.941 visitas
Acessos em setembro: 18.479 visitas
Tempo médio por visita: 08:13m

RECORDES
Mensal: dezembro 2012; 48.780 visitas
Diário: 28 novembro 2012; 4.508 visitas



GRACIOSA ONLINE VIDEOS








Luís Miguel da Cunha Costa nasceu na ilha Graciosa em 1978-04-06. Em setembro de 1996, ainda com o estatuto de trabalhador estudante, iniciou funções de animador, repórter de informação e narrador desportivo na Rádio Graciosa. Foi também colaborador do jornal Diário Insular na área do desporto. É reporter de ilha da RDP desde fevereiro de 1999 e da RTP desde agosto de 2004, sendo o primeiro correspondente a prestar serviços nos Açores para a rádio e televisão em simultâneo, ainda antes da fusão das respetivas empresas. Foi também pioneiro na utilização das ferramentas digitais com o lançamento do "graciosa online" em 2009. Exerce ainda as funções de operador de assistência em escala, sendo efetivo da Sata Air Açores, a tempo parcial, desde 2001.


CONTACTOS
919978824 | 965420190
luiscosta.rtp@gmail.com 


           NOME

 

 

 



SERVIÇO DE AGENDA

Telefones uteis

Ambulancia/Bombeiros: 112
Proteção Civil: 295 712 492
Unidade de Saúde: 295 730 070
Farmácia: 295 712 563
Câmara Municipal: 205 730 040
Aeroporto: 295 730 170
PSP: 295 730 200
GNR: 295 712 381
Policia Marítima: 912 344 866


TRANSPORTE AÉREO

segundas, terças e quintas:
chegadas 11h00, partidas 11h25

quartas: 
chegadas 11h00/17h00, partidas 11h25/17h25

sextas:
chegadas 11h00/17h50, partidas 11h25/18h10

sábados e domingos
chegadas 12h00, partidas 12h25



TABELA DAS MARÉS (Angra): 23 out

Baixa-mar: 07h50 (0.49m); 20h06  (0.45m)
Preia-mar: 01h41 (1.62m); 13h56 (1.64m)

LUA NOVA às 21h57


 

 






SANTA CRUZ EM DIRETO
 



Animação de Satélite

Animação Satélite





OPINIÃO


 
             

ULTIMA

Qual a sua opinião sobre os nomes do Festival Ilha Branca 2014?

Razoável - 63 votos (28%)
Bom - 62 votos (27%)
Mau - 50 votos (22%)
Muito bom - 32 votos (14%)
Muito mau - 22 votos (10%)



 

CRÓNICAS

Clique nas fotos para abrir


  André                   Bruno                   Cristina
  Cunha                  Silveira                 Cabeceiras 
 NOME     NOME     NOME

  Fábio                    Gabriel                 Joana
  Mendes                 Melo                    Ferreira
 NOME     NOME     NOME

  Jorge                    Júlio                     Luís
  Cunha                  Mendonça          Lobão
 NOME     NOME     NOME 

  Lurdes                 Madalena              M. Jorge
  Cunha                  Picanço                 Lobão
 NOME     NOME     NOME 

 Marco                    Merçes                 Miguel 
 Martins                  Coelho                 Estorninho
 NOME     NOME     NOME 

Paulo                       Rita                        Rita
Aranha                    Ávila                      Silva
      NOME     NOME

Rogério                  Rui                     Sérgio
Mendonça             Carneiro            Mendonça 
 NOME     NOME     NOME

Sofia                      Teresa                Vânia
Rocha                    Reis                     Bettencourt 
 NOME     NOME     NOME

Victor                   William
Rui Dores             Brenuvida
 NOME     NOME



  Luís               Tiago                            José
  Pereira          Avelar                           Ávila
  NOME             NOME 


  Pólo Local de Prevenção  
  e Combate à Violência Doméstica da Graciosa
 NOME  





VIDEOS RECENTES


Guadalupe 1 - 1 Prainha
 


Os burros da Graciosa
 


Maritimo 0 - 1 Lusitânia
 


PSD abandona reunião da Câmara
 


Guadalupe 3 - 3 Boavista
 


FRA assinala Dia Mundial da Música
 


Guadalupe 0 - 0 Rabo de Peixe
 


Final de Xadrez por equipas
 


Vindima 2014
 


Imagens subaquáticas 
  


Açores, 9 Ilhas da Europa: Graciosa
 


Europeu Foto Subaquática - resultados
 


Europeu Foto Subaquática - provas
 


Europeu Foto Subaquática - abertura
 



 

EM CARTAZ


 


 



MUSEU DA GRACIOSA: Agenda Cultural 


OUTUBRO
Peça do mês: Fonografo

 

Exposição de escultura "Aquário de pedra"
Exposição de fotografia "Ilhas Desconhecidas"
Coleção do 2º semestre de 2014: peças em vidro


 


CINEMA: Centro Cultural Ilha Graciosa


24 out   |  MALÉFICA
 

31 out   | GRACE OF MÓNACO
 

Sessão: 21h30; Bilheteira: 20h30.





GRACIOSA LHE CHAMARAM...

 

A Ilha Graciosa desenha-se ao longe
como dois bocados de pão mal partidos

Vitorino Nemésio, in 
Corsário das Ilhas
 



Ei-la surgindo mimosa
das águas do fundo do mar,
Rainha leda e garbosa
No Atlântico a reinar!
Esmeralda dos Açores,
Lindo açafate de flores,
Feitiço de mil primores,
Berço gentil de amores!
Oh, pátria, te vou cantar.

António Gil, 1868 




A Graciosa dum verde
muito tenro acabando
dum lado e do outro
em penhascos decorativos...

Raul Brandão, in 
As Ilhas Desconhecidas




"À primeira vista" parece por vezes, ser uma paisagem agreste; mas logo surge uma encosta florida, uma Feteira de arvoredo frondoso, um vale das Courelas com suas culturas e os afamados vinhedos da Terra do Conde, e outros motivos que nos alegram a vista.

José Simões Borgesin
Manhãs de Sábado 
 




Amo as rochas empinhadas
que ao oeste e norte dão
- pontas da serra escalvadas
- Do Pico Negro a negridão;
Amo as costas do nascente
Onde as ondas mansamente
Vão quebrar sua corrente
No areal tão luzente
Do sol ao mago clarão.

António Gil, 1868 



Quem te pôs nome tão 
lindo,
Que é tão próprio, 
tão teu,
Nos legou eterna prova
Do bom gosto e génio seu...

António Borges do Canto Moniz, in 
Ilha Graciosa
 



Falar desta ilha é,
antes demais, 
falar do paraíso perdido
na minha infância, 
isto é, da alegria 
dos meus verdes anos.

Victor Rui Dores, in 
A Graciosa Ilha
 




Que risonho panorama,
Que subline inspiração! 
Se o meu estro se par'cesse
Ao que o sente o coração,
Em torrentes de poesia
Te inundara, ilha formosa.
E um poema escreveria,
Que eu chamara - GRACIOSA.

João Hermeto d'Amarante, in
Páginas de Prosa e Verso 



Santa Cruz, a capital
É a mais linda p'ra mim
das vilas de Portugal
Santa Cruz é um jardim.
Guadalupe, linda aldeia
Onde crescem os trigais
No céu, linda lua cheia 
Ilumina seus casais.
A Praia olhando o mar
Sorri contente ao ilhéu 
E o sul vive a sonhar
Com a Luz olhando o céu.

Juventino Silva Correia, in
Juventino Ramos, poeta cantador 



E aquela gente!!! De sorriso sempre aberto, mesmo que o coração se lhes doa, mesmo que a velhice as consuma, mesmo que a pobreza se lhes aperte...

Rosa Meireles, in
Graciosa ilha serena 
 



Aqui
entre o azul
e o mar que me circunda
é quase perfeita a coincidência.
Atrevida e fugazmente desfeita
por um verde envergonhado
que acaba sempre azul
ou categoricamente esfacelada
por um inequívoco e invernal
cinzento.

E no âmago do liquido,
lá onde a luz se perde
e onde a luz se faz,
a abissal fosforescência
de peixes misteriosos,
a ondulante e sensual
insinuação das algas
e a secreta e vital marca
do mais remoto início.

E lá ficamos
plasmados num horizonte
vertical e marítimo
onde bate sereno e azul
o nosso olhar.
Ouve-se então
claro e inconfundível
o grito
da criação. 

Manuel Jorge Lobão, in
Passam Seres Luminosos Vestidos de Vermelh
 




Aqui deixamos a 
Ilha Graciosa,
ao por do sol, 
que fica à espera 
daqueles que sabem 
apreciar a natureza 
em toda a sua força, 
por vezes quase 
selvagem!

Norberto da Cunha Pacheco, in
Graciosa, Imagens e Palavras
 



Branca,
desmaia-te o gesto
na brisa que poisa,
borboleia-te
a cor do íris
que poiso breve,
melodia-te
o negro azulado,
húmido,
do grito em serenata,
rendeia-te
o frio de chuva,
bailarino
voado em vento,
baralha-te
o pingo de água,
lágrima de telha,
beiral
de nada abrigo...

José Berto  










 
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031