Quinta, 24 de Julho de 2014
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Graciosa Online

Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal. Nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. Este é um blogue com vídeos da ilha.

Luís Costa

2014-07-23 15:21:29

Ribeirinha 2014


Festa de Nossa Senhora da Esperança, de 24 a 29 de julho


 









por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-07-22 14:05:40

Representação graciosense


Carlos Côrte-Real vai ao Nacional de Xadrez


 


Realiza-se de 23 a 27 de Julho, o Campeonato Nacional de Jovens de Xadrez, na vila do Luso, Concelho da Mealhada.

A Ilha Graciosa está representada neste evento, na categoria de Sub 18, pelo xadrezista Carlos Côrte-Real, do Clube Desportivo Escolar Ilha Branca, que em representação da selecção dos Açores vai tentar obter uma boa classificação.

O xadrezista graciosense sagrou-se recentemente campeão Regional da sua categoria.

A comitiva é formada pelos seguintes jogadores e seleccionador.

Sub 08: Simão Afonso (Clube Naval Rabo de Peixe)
Sub 10: Pedro Afonso (Clube Naval Rabo de Peixe)
Sub 12: João Rego (Associação Académica da Universidade dos Açores) Sub 14: Alysson Libarino (Associação Recreativa e Preparatória da Calheta)
Sub 16: Marcelo Marques (Associação Recreativa e Preparatória da Calheta)
Daniela Arruda; (Associação Académica da Universidade dos Açores)
Sub 18; Carlos Côrte-Real (Clube Desportivo Escolar Ilha Branca)
Sub 20: Afonso Raimundo (Associação Académica da Universidade dos Açores) Atila Medeiros  (Associação Académica da Universidade dos Açores)
Seleccionador Regional: Luís Afonso.


Diariamente a transmissão das partida e Live-Streaming estão no site da FPX emhttp://www.fpx.pt/web/comunicacao/fpx-ao-vivo/provas-em-direto. No Facebook oficial da FPX podem ser encontradas atualizações diárias da prova emhttps://www.facebook.com/fpxadrez.




 


 





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-07-22 02:01:56

Evocando uma doceira de eleição





A ilha Graciosa perdeu recentemente uma prestigiadíssima doceira: Maria de Jesus dos Santos Bettencourt Félix, proprietária da Pastelaria Queijadas da Graciosa e fabricante (assim consta no registo de patente) das famosas e dulcíssimas Queijadas da Graciosa, produto alimentar regional, de fabrico artesanal e considerado como doce típico e imagem de marca desta ilha.

Além das Queijadas, Maria de Jesus Félix reabilitou outros doces típicos da ilha branca: os Pastéis de Arroz (cuja receita lhe foi concedida por minha tia Quelminda Santos Dores), as Queijadas de Coco e as Amélias da Graciosa. Além disso, Maria de Jesus "industrializou" a confeção e venda de bolachas e biscoitos: Capuchas, Lavadores, Freirinhas, Espigas de Milho, Saborosas, Carcavelos, Biscoitos de Manteiga, Sonhos de Limão, Sonhos de Canela, Graciosos de Chocolate e Rosquilhas Secas da Graciosa.

Mulher serena, radiante e hospitaleira, interlocutora preciosíssima, Maria de Jesus Félix sabia dos sabores, saberes e segredos da doçaria. Sobre esta matéria, tive com ela várias e animadas conversas, à Canada Nova, na Rochela. E foi com ela que aprendi que, sendo uma forma de cultura, a doçaria, nas suas mãos, transformava-se numa forma de arte.

À família de Maria de Jesus deixo, nestas breves linhas, a expressão da minha dor e irreparável saudade.

 
                                                                                                             Horta, 20/07/2014



por : Victor Rui Dores

link deste artigo | comentar/ver comentários(1)
2014-07-21 14:43:24

Única no mundo


Painho de Monteiro vive nos ilhéus da Graciosa


 


Nos ilhéus da Praia e de Baixo da Graciosa vive uma espécie de ave marinha única no planeta, denominada Paínho de Monteiro, em homenagem ao seu descobridor.

"A separação das espécies Paínho de Monteiro e Paínho da Madeira remonta à década de 90, quando o investigador Luís Monteiro iniciou os seus trabalhos nos ilhéus da Graciosa e começou a verificar diferenças entre ambas as aves", explicou à agência Lusa a bióloga Verónica Neves. 

A investigadora do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores referiu que uma vez identificadas as diferenças, foram realizados estudos de genética, tendo em 2008 o processo sido concluído, já pelo investigador britânico Mark Bolton, uma vez que Luís Monteiro havia falecido entretanto, em 1999, no acidente da Sata em São Jorge. 

O Paínho de Monteiro nidifica nos ilhéus da Praia e de Baixo da ilha Graciosa e possui uma população de cerca de 200 casais, mas este número pode atingir os 250 a 300, porque se suspeita que também possa nidificar no ilhéu da Baleia (igualmente da Graciosa), o que não se consegue confirmar por este ser inacessível. 

"O Paínho de Monteiro e o da Madeira são muito semelhantes. Durante muito tempo não se separaram, apesar de haver investigadores a trabalhar com eles. Só quando se começou a reparar que nidificavam ao longo de todo o ano e havia uma população de época quente e época fria se realizaram estudos mais aprofundados", explicou Verónica Neves. 

O Paínho de Monteiro começa a colocar os ovos entre maio e inícios de julho, enquanto que o Paínho da Madeira só realiza este processo de outubro até dezembro. 

A bióloga explicou ainda que as crias do Paínho de Monteiro começam a voar no verão e as do Painho da Madeira apenas a partir do final do ano e até abril, enquanto a muda, após o período de reprodução, é feita também em alturas diferentes. 

"Há algumas alturas do ano em que se pode encontrar ambas as espécies na colónia e, uma das formas de as tentar separar, uma vez que são mesmo muito parecidas, é através da muda", afirmou. 

Segundo explicou Verónica Neves, o Paínho de Monteiro possui um peso ligeiramente mais baixo do que o Paínho da Madeira, tem uma cauda mais comprida, uma cabeça mais pequena e o bico é mais curto e fino, usando ambas as aves os mesmos ninhos, mesmo os que são criados de forma artificial. 

"Pensa-se que também haverá diferenças na dieta e que o Paínho de Monteiro permanece nas águas dos Açores, não efetuando migrações transequatoriais, nem muito longas, ao contrário do Paínho da Madeira", referiu. 

"Nas Flores e Corvo também é possível que haja pequenas populações de Paínho do Monteiro, mas a nidificação ainda não está confirmada. 

A sua população mundial é bastante reduzida, sendo importante preservá-la", acrescentou. De acordo com o historiador Gaspar Frutuoso (1522-1591), os paínhos eram muito abundantes no arquipélago dos Açores no século XVI, época em que foram intensamente explorados para alimentação e extração de óleo.



Fonte: LUSA



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-07-21 13:44:33

Museu aos domingos


Horário de verão oferece mais cultura 


 


Nos próximos domingos, dias 20 e 27 de Julho e 3 de Agosto de 2014, o Museu da Graciosa estará aberto  das 14h30 às 17h00.

No período das Festas Municipais da ilha Graciosa, na 2ª semana de Agosto, o Museu terá também um horário especial que oportunamente será divulgado.





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-07-20 23:36:30

Objetivo a meio


Cláudio Bettencourt e Artur Silva discutem Troféu Regional de Ralis Terceira-Graciosa 


 



Cláudio Bettencourt foi sempre o mais rápido desde a especial de abertura do 6º Rali Ilha Graciosa Além-mar que leva centenas de graciosenses às ruas de Santa Cruz na primeira noite do rali.

O piloto graciosense teve ao lado o habitual navegador de Ricardo Moura no nacional de ralis, António Costa.

O Mitsubishi Lancer EVO 8 MR fez os 42 quilómetros do rali em 26 minutos, 41 segundos e 9 décimos.

No 2º lugar da geral ficaram os pilotos do continente Pedro Lança e Paulo Marques que garantiram também a vitória no grupo das duas rodas motorizes e a conquista na competição privada da Challenge Citroen Saxo.

O 3º lugar do pódio coube à equipa da ilha do Pico, José Paula e Fábio Silva, em Mitsubishi EVO 9, a 1 minuto e 19 segundos dos vencedores. Nos clássicos a vitória foi para Tiago Mota e Andrea Cordeiro, em citroen AX 1.6.

Outros candidatos a um lugar do pódio foram obrigados a desistir por avaria mecânica. Os terceirenses Lisuarte Mendonça e sobretudo o vendedor do Sprint das Sanjoaninas, Artur Silva.

O 6º Rali Ilha Graciosa Além-mar foi a terceira e penúltima prova pontuável para o Troféu Regional de Ralis Terceira-Graciosa, a disputar por Cláudio Bettencourt e Artur Silva no próximo "Ilha Lilás".

A prova com organização do TAC e da Agraprome, chegou pela primeira vez à freguesia da Luz e à Vila da Praia.

Dos 30 carros à partida destaque ainda para a dupla feminina continental Daniela Rodrigues / Laura Natividade que depois de verem parar o carro na especial de abertura, arrancaram para um honroso 18º lugar da geral.



 




por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-07-19 18:52:08

Campeão da casa


Cláudio Bettencourt vence 6º rali da Graciosa


 


Cláudio Bettencourt, em Mitsubishi Lancer Evo VIII MR, sagrou-se vencedor do 6º Rali Ilha Graciosa Além-Mar.

O piloto graciosense, navegado por António Costa, foi o mais rápido desde a super especial de abertura, concluindo os 42 quilómetros do rali (o maior de sempre) em 26:41,9 minutos.

O piloto do continente, Pedro Lança, ocupou o 2º lugar da geral, a 1:17,4 minutos do vencedor, que lhe garantiu a vitória na competição privada "Challenge Citroen Saxo ACB Racing". José Paula foi o 3º classificado a 1.19,2 de Cláudio Bettencourt.

Quanto às restantes equipas graciosenses, pela primeira vez o Fiat Punto de César Bettencourt terminou um rali tendo conseguido um honroso 16º lugar da geral, a 7:14,5 minutos do vencedor. Paulo Barbosa e Bruno Silva chegaram ao fim no 21º lugar, Avelino Coutinho e Marco Silva no 22º lugar, enquanto Laudalino Furtado com Ricardo Areia ficaram no 23º e ultimo lugar da geral.

Verificaram-se 7 desistências, entre as quais a do terceirense Artur Silva, directo adversário de Cláudio Bettencourt. Assim,  a atribuição do Troféu Regional de Ralis "Além Mar" Terceira-Graciosa Açores 2014 fica adiada para a ultima prova, o rali "Ilha Lilás".


Veja os resultados do rali em:
http://www.amaweb.pt/2014/raliilhagraciosa/



Ultima passagem na Vila da Praia

 












por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-07-19 15:02:21

Caminho para o pódio


Cláudio Bettencourt segue na liderança 


 


O piloto graciosense do Mitsubishi Lancer Evo VIII MR continua na liderança do 6º Rali Ilha Graciosa Além-Mar, quando faltam cumprir as duas ultimas etapas no novo traçado entre a Freguesia da luz e a Vila da Praia que festeja São Mateus.

Cláudio Bettencourt, navegado por António Costa, habitual navegador do campeão nacional Ricardo Moura, beneficia das desistências dos mais directos adversários, Artur Silva e Lisuarte Mendonça, por avaria mecânica.

Siga os resultados do rali em:
http://www.amaweb.pt/2014/raliilhagraciosa/



Passagem na RIBEIRINHA (inicio do 2º dia de provas)

  





Passagem na Luz

  










por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-07-19 02:06:04

Líder em casa


Claudio Bettencourt vence Super Especial


 


Claudio Bettencourt, em Mitsubishi Lancer Evo VIII MR, foi o mais rápido na Super Especial que abriu a 6ª edição do Rali Ilha Graciosa Além Mar e que atraíu, uma vez mais, centenas de graciosenses ao centro da Vila de Santa Cruz.

O piloto da Graciosa, navegado por António Costa, andou a uma velocidade de 47,09 km/h, concluindo a passagem de 1,1 kms nas artérias da vila em 1:24,1 minutos.

Lisuarte Mendonça e Miguel Azevedo ficaram a 2,2 segundos do graciosense, enquanto Artur Silva e César Silva ocuparam o 3º lugar da prova a 2,5 segundos de Claudio Bettencourt.

Dos 30 carros à partida os restantes pilotos da Graciosa ficaram no ultimo terço da tabela. Laudalino Furtado em 22º lugar, Avelino Coutinho em 28º e César Bettencourt em 29º lugar. O carro de Paulo Barbosa, navegado pelo graciosense Bruno Silva, completou a especial no 25º lugar.


Siga os resultados do rali em:
http://www.amaweb.pt/2014/raliilhagraciosa/


SUPER ESPECIAL
 









por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-07-18 17:51:42

Setor cooperativo


José Ávila apresenta estudo nas jornadas do PS


 


O deputado socialista José Ávila apresentou esta quinta-feira os resultados do relatório "Momento Atual e Perspetivas Futuras das Cooperativas de Laticínios dos Açores", elaborado por um grupo de trabalho da Comissão Permanente de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

O coordenador do estudo destacou que o "Setor Cooperativo Agrícola nos Açores assume uma função económica e social da maior relevância", desempenhando-a num "espírito de desenvolvimento económico e sustentável que se pretende contribuir para um maior e melhor crescimento da Região, aos seus mais diversos níveis".

José Ávila lembrou que o setor do leite dos Açores "já representa cerca de 33% da produção nacional, fruto de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos 15 anos, altura em que o setor leiteiro deu um grande salto".

Conforme explicou o deputado socialista, o "produto do Açores é uma mais-valia para o desenvolvimento da Região e é essencial que seja incentivada a sua produção e comercialização nos mercados estrangeiros, numa perspetiva de valorização contínua através de publicitação e marketing", bem como de "uma estratégia concertada entre os diversos intervenientes, produção-transformação e comercialização".

O grupo concluiu que a "colocação da Marca AÇORES nas embalagens de marcas brancas desvaloriza aquilo que é produzido nos Açores".

José Ávila frisou que "produtos como o Queijo São Jorge, devidamente certificado, devem ser continuamente valorizados", pois tratam-se de "mais-valias para o desenvolvimento económico da Região, produtos âncora dos lacticínios dos Açores".

José Ávila acredita que "em termos de exportação, a América do Norte demonstra um potencial muito interessante de absorção dos produtos açorianos".

"É importante mantermos a extensão rural dos Açores, de forma assegurar a sustentabilidade do setor cooperativo. Mas importa também identificar e divulgar estratégias de sucesso para as cooperativas de lacticínios, nomeadamente através do incentivo à entrada em novos mercados, fora dos mercados tradicionais",  concluiu José Ávila.

 

 

Fonte: PS Açores

 

 




por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-07-18 13:14:00

Grelha de partida


Graciosa recebe o maior rali de sempre


 


A terceira prova do Troféu Regional de Ralis "Além Mar" Terceira-Graciosa Açores (TfRAMTGA), o 6º RALI ILHA GRACIOSA ALÉM MAR, vai para a estrada esta sexta-feira, cumprindo-se a 1ª Especial a partir das 21h00 na vila património.

A prova organizada desde sempre pelo Terceira Automóvel Clube (com a responsabilidade diretiva e técnica) em parceria com a Associação Graciosense de Promoção de Eventos, será constituída por 7 provas especiais que perfazem um total de 42,18Kms, e que diferem todas da edição de 2013 do rali da "ilha branca". 

Nesta sexta, dia 18, a estradas serão cortadas ao transito a partir das 19 horas para a realização da Super-Especial "Vila de Santa Cruz" e no sábado duas passagens pelas especiais de "Ribeirinha/Feteira" e "Portela/Luz", durante a manhã, e "Luz/Praia" durante a tarde, com a segunda passagem por esta especial - último troço do rali - a ficar reservada para a "Power Stage" e a servir também para a atribuição de pontos extra para a classificação Troféu. 

Na lista dos 33 inscritos, que para a organização prima este ano pela qualidade, destaque para as três viaturas de tração total entregues ao piloto "da casa" Claudio Bettencourt, ao picoense José Paula e ao terceirense Fernando Meneses, para os muitos Citroen Saxo presentes sete deles na luta pela competição privada "Challenge Citroen Saxo ACB Racing", e ainda para os nomes de Artur Silva, Carlos Martins, Carlos Andrade, Nuno Cintra, Paulo Renato Silva ou Paulo Rocha.


 



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-07-17 16:21:29

Cartaz das festas


Santo Cristo 2014


 


A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa lançou hoje o cartaz oficial das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, elaborado por Foto Íris Graciosa.

As principais festividades do Concelho decorrem de 8 a 12 de Agosto.








por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)


A Graciosa está aqui. Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal e nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. O Graciosa Online é um blogue com vídeos, noticias e opinião da ilha branca, reserva da biosfera. Esta é a nossa janela para o mundo.

Projeto pioneiro nos Açores, desenvolvido por Luís Costa, jornalista, repórter residente da RTP/Açores na ilha Graciosa. Criado a 17 de novembro de 2009.

Este blogue foi "caso de estudo" na tese de mestrado da jornalista Fabiana Bravo: "O jornalismo hiper-local na era digital - o contributo do Graciosa Online para a RTP", defendida a 16 de julho de 2012 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e obteve 16 valores.


 



Acessos em julho: 11.126 visitas
Acessos em junho: 14.738 visitas
Acessos em maio; 16.159 visitas
Tempo médio por visita: 5:56m

RECORDES
Mensal: dezembro 2012; 48.780 visitas
Diário: 28 novembro 2012; 4.508 visitas





Luís Miguel da Cunha Costa nasceu na ilha Graciosa em 1978-04-06. Em setembro de 1996, ainda com o estatuto de trabalhador estudante, iniciou funções de animador, repórter de informação e narrador desportivo na Rádio Graciosa. Foi também colaborador do jornal Diário Insular na área do desporto. É reporter de ilha da RDP desde fevereiro de 1999 e da RTP desde agosto de 2004, sendo o primeiro correspondente a prestar serviços nos Açores para a rádio e televisão em simultâneo, ainda antes da fusão das respetivas empresas. Foi também pioneiro na utilização das ferramentas digitais com o lançamento do "graciosa online" em 2009. Exerce ainda as funções de operador de assistência em escala, sendo efetivo da Sata Air Açores, a tempo parcial, desde 2001.


CONTACTOS
919978824 | 965420190
luiscosta.rtp@gmail.com 


           NOME

 

 

 


SERVIÇO DE AGENDA

Telefones uteis

Ambulancia/Bombeiros: 112
Proteção Civil: 295 712 492
Unidade de Saúde: 295 730 070
Farmácia: 295 712 563
Câmara Municipal: 205 730 040
Aeroporto: 295 730 170
PSP: 295 730 200
GNR: 295 712 381
Policia Marítima: 912 344 866


TRANSPORTE AÉREO

segundas,
chegadas 11h00/17H45, partidas 11h25/18h10

terças e quintas:
chegadas 11h00, partidas 11h25

quartas: 
chegadas 11h00/17h00, partidas 11h25/17h25

sextas:
chegadas 11h00/17h50, partidas 11h25/18h10


sábados e domingos
chegadas 12h00/17h00, partidas 12h25/17h25



TRANSPORTE MARÍTIMO - FERRIES


DATA                CHEGADA        PARTIDA

23-07         (Velas) 19:45       20:15  (P. Vitória)
25-07    (P. Vitoria) 18:00       18:30  (Velas)
28-07         (Velas) 03:15       03:45  (P. Vitória)
28-07    (P. Vitoria) 18:00       18:30  (Velas)
30-07         (Velas) 19:45       20:15  (P. Vitória)
31-07    (P. Vitoria) 13:30       14:15  (P. Vitória)




 

 






SANTA CRUZ EM DIRETO
 



Animação de Satélite

Animação Satélite





OPINIÃO


 
             

ULTIMA

Como classifica o resultado da visita do governo à Graciosa?

Mau - 68 votos (58%)
Bom - 29 votos (25%)
Razoável - 18 votos (16%)



 

CRÓNICAS

Clique nas fotos para abrir


  André                   Bruno                   Cristina
  Cunha                  Silveira                 Cabeceiras 
 NOME     NOME     NOME

  Fábio                    Gabriel                 Joana
  Mendes                 Melo                    Ferreira
 NOME     NOME     NOME

  Jorge                    Júlio                     Luís
  Cunha                  Mendonça          Lobão
 NOME     NOME     NOME 

  Lurdes                 Madalena              M. Jorge
  Cunha                  Picanço                 Lobão
 NOME     NOME     NOME 

 Marco                    Merçes                 Miguel 
 Martins                  Coelho                 Estorninho
 NOME     NOME     NOME 

Paulo                       Rita                        Rita
Aranha                    Ávila                      Silva
      NOME     NOME

Rogério                  Rui                     Sérgio
Mendonça             Carneiro            Mendonça 
 NOME     NOME     NOME

Sofia                      Teresa                Vânia
Rocha                    Reis                     Bettencourt 
 NOME     NOME     NOME

Victor                   William
Rui Dores             Brenuvida
 NOME     NOME



  Luís               Tiago                            José
  Pereira          Avelar                           Ávila
  NOME             NOME 


  Pólo Local de Prevenção  
  e Combate à Violência Doméstica da Graciosa
 NOME  





VIDEOS RECENTES


Ordenação do Padre Bruno Espínola
 


III Campenato Regional de Foto. Subaquática
 


"A Semente" estreia "Hotel de Sarilhos"
 


Jornadas Parlamentares do PSD
 


Festa da Senhora da Vitória
 


Cartaz da Festas de Santo Cristo
 


Coroação do Império da Luz
 


Recolha de Rosquilhas na Ribeirinha
 



 

EM CARTAZ


 


  


 


 





MUSEU DA GRACIOSA: Agenda Cultural 

JULHO
Peça do mês: Máquina de selar latas de conserva

 

Coleção do 2º semestre de 2014: peças em vidro
Exposição "Memórias da Graciosa-Freguesias  da Luz e de Guadalupe" 

 


GRACIOSA LHE CHAMARAM...

 

A Ilha Graciosa desenha-se ao longe
como dois bocados de pão mal partidos

Vitorino Nemésio, in 
Corsário das Ilhas
 



Ei-la surgindo mimosa
das águas do fundo do mar,
Rainha leda e garbosa
No Atlântico a reinar!
Esmeralda dos Açores,
Lindo açafate de flores,
Feitiço de mil primores,
Berço gentil de amores!
Oh, pátria, te vou cantar.

António Gil, 1868 




A Graciosa dum verde
muito tenro acabando
dum lado e do outro
em penhascos decorativos...

Raul Brandão, in 
As Ilhas Desconhecidas




"À primeira vista" parece por vezes, ser uma paisagem agreste; mas logo surge uma encosta florida, uma Feteira de arvoredo frondoso, um vale das Courelas com suas culturas e os afamados vinhedos da Terra do Conde, e outros motivos que nos alegram a vista.

José Simões Borgesin
Manhãs de Sábado 
 




Amo as rochas empinhadas
que ao oeste e norte dão
- pontas da serra escalvadas
- Do Pico Negro a negridão;
Amo as costas do nascente
Onde as ondas mansamente
Vão quebrar sua corrente
No areal tão luzente
Do sol ao mago clarão.

António Gil, 1868 



Quem te pôs nome tão 
lindo,
Que é tão próprio, 
tão teu,
Nos legou eterna prova
Do bom gosto e génio seu...

António Borges do Canto Moniz, in 
Ilha Graciosa
 



Falar desta ilha é,
antes demais, 
falar do paraíso perdido
na minha infância, 
isto é, da alegria 
dos meus verdes anos.

Victor Rui Dores, in 
A Graciosa Ilha
 




Que risonho panorama,
Que subline inspiração! 
Se o meu estro se par'cesse
Ao que o sente o coração,
Em torrentes de poesia
Te inundara, ilha formosa.
E um poema escreveria,
Que eu chamara - GRACIOSA.

João Hermeto d'Amarante, in
Páginas de Prosa e Verso 



Santa Cruz, a capital
É a mais linda p'ra mim
das vilas de Portugal
Santa Cruz é um jardim.
Guadalupe, linda aldeia
Onde crescem os trigais
No céu, linda lua cheia 
Ilumina seus casais.
A Praia olhando o mar
Sorri contente ao ilhéu 
E o sul vive a sonhar
Com a Luz olhando o céu.

Juventino Silva Correia, in
Juventino Ramos, poeta cantador 



E aquela gente!!! De sorriso sempre aberto, mesmo que o coração se lhes doa, mesmo que a velhice as consuma, mesmo que a pobreza se lhes aperte...

Rosa Meireles, in
Graciosa ilha serena 
 



Aqui
entre o azul
e o mar que me circunda
é quase perfeita a coincidência.
Atrevida e fugazmente desfeita
por um verde envergonhado
que acaba sempre azul
ou categoricamente esfacelada
por um inequívoco e invernal
cinzento.

E no âmago do liquido,
lá onde a luz se perde
e onde a luz se faz,
a abissal fosforescência
de peixes misteriosos,
a ondulante e sensual
insinuação das algas
e a secreta e vital marca
do mais remoto início.

E lá ficamos
plasmados num horizonte
vertical e marítimo
onde bate sereno e azul
o nosso olhar.
Ouve-se então
claro e inconfundível
o grito
da criação. 

Manuel Jorge Lobão, in
Passam Seres Luminosos Vestidos de Vermelh
 




Aqui deixamos a 
Ilha Graciosa,
ao por do sol, 
que fica à espera 
daqueles que sabem 
apreciar a natureza 
em toda a sua força, 
por vezes quase 
selvagem!

Norberto da Cunha Pacheco, in
Graciosa, Imagens e Palavras
 



Branca,
desmaia-te o gesto
na brisa que poisa,
borboleia-te
a cor do íris
que poiso breve,
melodia-te
o negro azulado,
húmido,
do grito em serenata,
rendeia-te
o frio de chuva,
bailarino
voado em vento,
baralha-te
o pingo de água,
lágrima de telha,
beiral
de nada abrigo...

José Berto  










 
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031