Segunda, 26 de Janeiro de 2015
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Graciosa Online

Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal. Nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. Este é um blogue com vídeos da ilha.

Luís Costa

2015-01-25 21:37:03

Sem reação


Guadalupe surpreendido pelo Lusitânia


 


O Lusitânia não deixou para mais tarde o que podia fazer num minuto.

E se não foi no primeiro a remate de Benjamim que testou a atenção de Celso, foi logo no segundo minuto que, na sequência do canto, Spencer colocou a equipa visitante em vantagem.

O Guadalupe entrava a perder no resultado e Zazá aos 20 minutos perdeu também a cabeça. A agressão a João Dias valeu o vermelho direto.

Pouco depois, arriscando o segundo amarelo, Salema corta a bola com o braço e o árbitro terceirense Paulo Simão apontou para a marca dos 11 metros. Benjamim apontou a grande penalidade e fez o segundo golo do Lusitânia, aos 24 minutos.

A única vez que o Guadalupe se aproximou da área contrária na primeira parte foi num livre de Maurílio sem consequência. Ao intervalo o juiz da partida ouviu protestos da bancada.

Na segunda parte continuou a voar mais alto a formação da Terceira. O lance mais vistoso do encontro foi aos 50 minutos. Cruzamento de João Dias para a cabeça de Spencer que enganou o guarda redes Celso. Logo a seguir Marreta dominou e desperdiçou a melhor ocasião para dilatar a vantagem.

O Guadalupe também não atacou na segunda parte mas um cruzamento de Seninho ia traindo o guardião Diogo Medeiros.

Aos 72 minutos, sempre muita gente do Lusitânia no ataque, mas Celso segurou o remate de Nuno Lima.

Já no tempo extra a bola estava a ser jogada fora da área quando o árbitro interrompeu a partida para expulsar José Dias. O jogador terceirense terá pisado um adversário na sua área. Jorge Picanço bateu o castigo máximo e reduziu aos 94 minutos.

O Guadalupe já não perdia em casa desde a 8ª jornada quando recebeu o Ideal.



 

VIDEO EM HD NO MEO KANAL 709702





A luta pelo 4º lugar continua ao rubro e a classificação ficou assim:


 






por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-01-25 21:16:44

Empate quente


Marítimo termina a jogar com 10 


 


Na luta pelo 4º lugar que dita a manutenção na Liga Meo Açores, o Marítimo não foi além do empate a dois golos no terreno do Boavista.

Depois de uma primeira parte sem golos, a formação da Ribeirinha adiantou-se no marcador de grande penalidade mas a equipa de Rui Cordeiro restabeleceu a igualdade por Luis Felipe, tendo dado a volta ao resultado com um livre direto de Fábio Pomba. 

Porém, o Marítimo jogou grande parte do segunto tempo reduzido a 10 unidades, por expulsão do guarda redes Jorge Lima que provocou o penalti com que Zula abriu o ativo. 

O Boavista ainda chegou à igualdade num jogo com vários lances polémicos. Zula fixou o resultado em 2-2 na cobrança de um livre já em tempo de descontos. 


video online amanha  









por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-01-25 13:07:35

Jogo em direto



Guadalupe vs. Lusitânia, às 15 horas


 


O Guadalupe, 4º classificado da Liga Meo Açores, recebe na tarde deste domingo o Lusitânia que ocupa o 2º lugar. Siga aqui os principais lances do encontro da 16ª jornada da 1ª fase.


Arbitragem: Paulo Simão; Pedro Silva e Manuel Almeida

GUADALUPE: Celso, Salema, Abdoulaye, JORGE Picanço, Maurilio, Seninho, João Silva, Zazá, Caniggia, Dieng e Bruno Anciães.
Suplentes: Nuno Medeiros, José GABRIEL, César TRUK, ISIDRO, Fábio Picanço, Tome Silva e Cláudio Melo.
Treinador: Tozé Nunes


LUSITANIA: Diogo Medeiros, Celso, Miranda, Diogo Picanço, José Dias, Benjamim, João Dias, Marreta, Cris, Spencer e Alex.
Suplentes: Lima, Heitor, Tomás e Nuno Lima.
Treinador: João Eduardo

 

Mais uma tarde primaveril na Graciosa com céu azul. As três equipas estão no relvado em aquecimento. Destaca-se o regresso do central Abdoulaye, após 4 jogos de suspensão, que obrigou o técnico Toze Nunes a mexer nas pedras defensivas do conjunto da casa.

 

COMEÇOU O JOGO

1 min primeira defesa de Celso.

2 min canto e GOLO de Spencer. O Lusitânia entra a vencer.

16 amarelo para Salema

20 expulsão de Zaza com vermelho direto por falta sobre Joao dias. O Guadalupe fica reduzido a 10.

24 GOLO de Benjamim de grande penalidade a castigar mão na bola de Salema. 0-2 para o LUSITÂNIA.

30 amarelo para Diogo Picanço. Do livre de Maurilo a bola não passou longe do alvo.

INTERVALO 0-2. Golo madrugador de Spencer surpreendeu o Guadalupe. O LUSITÂNIA teve a sorte do jogo nesta primeira parte.

INTERVALO TAMBÉM NA RIBEIRINHA. BOAVISTA 0 MARITIMO 0

COMEÇOU A 2ª PARTE

50 min golo  de Spencer. 0-3 vence o Lusitânia. Sai Joao Silva e entra JOSÉ GABRIEL na equipa da casa.

53 Marreta falha na cara de Celso

57 amarelo para Marreta

67 sai Marreta entra nuno lima no Lusitânia

69 sai Salema entra ISIDRO no Guadalupe. Diogo Medeiros ia sendo surpreendido.

72 remate de nuno Lima, segura Celso

77 amarelo para ISIDRO. No Lusitânia sai Benjamim e entra Heitor

84 remate de Heitor. Amarelo para JOSÉ Gabriel

89 entra Tomas e sai Spencer no Lusitânia.

TEMPO EXTRA 4 minutos

91 entra CESAR Truk sai BRUNO Anciães 

94 Expulsão de José Dias e GOLO de JORGE Picanço de grande penalidade. O Guadalupe reduz.

ACABOU.. 1-3 vence o Lusitania

EMPATE NA RIBEIRINHA: BOAVISTA 2 - 2 MARITIMO (marcaram Luis Filipe e Fábio Pomba). O guarda redes Jorge Lima foi expulso. 



 


 



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-01-24 20:30:47

Academia da Graciosa perde escola de música


Ensino artístico vai ser reforçado na escola pública


 


Quando questionado se este é o fim da Academia Musical da Ilha Graciosa, como hoje a conhecemos, Avelino Meneses responde com um... "eventualmente".

Durante a visita à Graciosa, o Secretário Regional da Educação e Cultura lembrou que a Escola de Música da Academia não obteve paralelismo pedagógico porque não tem as instalações certificadas, nem docentes qualificados.

Reconhecendo que a situação não se pode "eternizar", o governante defende que o ensino artístico "deve ser reforçado na Escola Básica e Secundária da Graciosa", que dispõem de melhores condições para oferecer um ensino de qualidade.

Contudo, em declarações aos órgãos de serviço público de rádio e televisão, o Secretário Regional da Educação e Cultura enalteceu o papel meritório que a Academia desempenhou na Graciosa. Avelino Meneses acrescentou que a Academia pode continuar a funcionar sem escola de música, prevendo um futuro promissor se a instituição "multiplicar diálogos" com as coletividades musicais da ilha.

Quanto ao edifício da Escola Básica da Praia, onde também funcionava a Academia, não corre o risco de fechar, apesar de terem sido detectados alguns problemas durante numa inspecção da secretaria que ocorreu nesta semana.

No entanto, não estão em causa questões de segurança do edifício. Ao invés, Avelino Meneses esclareceu que o pedido da Academia, efectuado em agosto de 2014, para obter paralelismo pedagógico, implicava a abertura de um processo de certificação.  

O governante visitou a Graciosa pela primeira vez desde que assumiu funções em julho do ano passado. No primeiro dia da visita esteve na Escola Básica e Secundária, onde conheceu as instalações e reuniu com o Conselho Executivo e com os professores. No segundo dia visitou o serviço de desporto e o Museu da Graciosa.  


 





Missão cultural


Avelino Meneses entende que a sociedade dos nossos dias tem "uma grande missão pela frente", que é a de preservar, recolher e estudar aquilo que existe, que considerou ser "significativo".

"Nós temos acervos muito importantes e temos a obrigação de, em cada dia, os disponibilizar à comunidade dos investigadores e aos visitantes", afirmou o governante aquando da visita ao Museu da Graciosa,

Para o secretário regional da Educação e Cultura "é importante que estes museus, para além desta tarefa de recolha, tratamento e exposição de artefactos, desenvolvam também campanhas de sensibilização junto das populações, de modo a atraí-las (...) através da organização de programas de extensão cultural, os quais têm apenas um limite: não transformar os museus propriamente em instituições programadoras de eventos que não têm, eventualmente, muito a ver com a sua missão" - frisou.

 



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-01-24 17:56:34

Pé na final


Guadalupe isola-se na  taça de juvenis


 


A equipa de juniores "B" do Sporting de Guadalupe bateu hoje a sua congénere do Graciosa FC, por cinco bolas a uma, em jogo da 3ª jornada da 1ª fase da Taça Ilha Graciosa.

Com este resultado na última ronda da 1ª volta os campeões graciosenses, agora sob o comando técnico de Lino Bettencourt, isolam-se na classificação.

Depois do campeonato e do 2º lugar no apuramento do campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, o Sporting de Guadalupe tem a equipa melhor posicionada para chegar à final da Taça da Ilha Graciosa.  

De acordo com o regulamento da prova o primeiro classificado da 1ª fase fica apurado para a final da taça, havendo uma eliminatória entre os 2 e 3º classificados para apurar o outro finalista.


 



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-01-24 15:38:58

Líder tranquilo


Graciosa reforça liderança em infantis


 


A equipa do Graciosa FC ampliou esta semana a margem pontual, em relação ao 2º classificado, na liderança do campeonato de futebol no escalão de juniores "D".

Em jogo da 10ª jornada os comandados de Pedro Gil venceram o Sporting de Guadalupe por expressivos onze bolas a zero, beneficiando ainda da derrota do Marítimo, na Luz, por quatro bolas a três. 

Entretanto, a meio da semana realizou-se também a partida que estava em atraso da 5ª jornada, tendo o Luzense batido o Guadalupe por dez bolas a uma. 


 





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-01-24 14:39:58

Manutenção garantida


Santa Cruz cumpre objetivo da época


 


A equipa do Santa Cruz SC garantiu, matematicamente, a manutenção no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Voleibol, em Seniores Femininos.

As graciosenses receberam esta semana a congénere da Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, tendo os dois jogos resultado numa vitória por 3-2 para cada equipa.

Na primeira partida realizada na sexta-feira, a formação da casa venceu com os parciais de 23/25, 23/25, 25/21, 25/17 e 15/08.

Entretanto, no encontro deste sábado, relativo à 10ª jornada, a vitória sorriu às terceirenses por 25/21, 25/22, 23/25, 26/28 e 14/16.

Com o principal objetivo da época garantido, o Santa Cruz SC vai continuar a lutar para atingir o 3º lugar da classificação.







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-01-22 20:19:26

Educação e cultura


Avelino Meneses visita a Graciosa 


 


O Secretário Regional da Educação e Cultura visita a Graciosa no fim desta semana.

Esta sexta-feira, 23 de janeiro, Avelino Meneses visita a Escola Básica e Secundária da Graciosa a partir das 16 horas.

No sábado o governante tem visitas agendadas ao Serviço de Desporto da Ilha Graciosa, às 9 horas e ao Museu da Ilha Graciosa, pelas 10 horas.

É a primeira vez que Avelino Meneses visita a Graciosa desde que assumiu funções governativas em jullho de 2014.

O professor catedrático, Doutorado em História Moderna e Contemporânea, pela Universidade dos Açores, foi reitor daquela Academia Açoriana de 2003 a 2011. É natural das Lajes do Pico.






por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-01-22 13:55:51

Jornada online


Graciosenses atacam o 4º lugar


 


A Liga Meo Açores está na reta final da fase regular e a jornada do próximo domingo vai começar a definir quem segura o 4º lugar, garantindo a manutenção e quem ficará obrigado a mais um mês de competição para discutir a permanência no grupo dos seis últimos classificados.

Para o 4º lugar concorrem mais diretamente as equipas da Graciosa e o Vale Formoso, além do Prainha que, embora mais atrasado na classificação e com um jogo difícil esta semana em Rabo de Peixe, é também candidato ao grupo dos primeiros.

Neste sentido, os jogos da 16ª jornada são os primeiros de três "finais", logo, a vitória será de grande importância para Guadalupe e Marítimo. Contando que ninguém terá a tarefa facilitada nas próximas semanas, os adversários vão exigir ainda mais esforço e empenho aos conjuntos graciosenses.

Depois da vitória no derby, o Guadalupe recebe o Lusitânia com o objetivo centrado na vitória de modo a segurar o 4º lugar. Aliás, o jogo da primeira volta que terminou com o nulo inicial no João Paulo II galvanizou os leões graciosenses que iniciaram uma franca recuperação na tabela classificação depois de serem portadores da "lanterna vermelha" durante várias semanas.

Paulo Simão será o árbitro do encontro, assistido por Pedro Silva e Manuel Almeida.

Com o objetivo idêntico da vitória joga o Marítimo diante do Boavista que, embora ocupe os derradeiros lugares, utilizou o seu reduto na Ribeirinha para somar 9 dos 12 pontos conquistados. De resto, o Boavista tem apenas 3 vitórias em casa e 3 empates fora, 2 dos quais na Graciosa e o outro no Porto Judeu na ronda anterior.

Este jogo será arbitrado por Deoclécio Ávila, auxiliado por Márcio Duarte e Diogo Andrade.

Embora o Guadalupe dependa apenas dos seus resultados, contando que ainda vai à Ribeira Grande na jornada seguinte, o sucesso das duas equipas da Graciosa também se define em função de outros resultados. Assim, já nesta jornada, além do Rabo de Peixe - Prainha, as atenções dos graciosenses passam também pelas Furnas onde o Vale Formoso recebe o líder, Sporting Ideal.


 



Na formação, a luta pelo primeiro lugar da Taça Ilha Graciosa de juvenis passa pelo clássico de sábado entre o Guadalupe e o Graciosa. 


 


Em infantis começa esta semana a segunda "parte" do campeonato. O Graciosa recebe o Guadalupe e o Marítimo vai à Luz.  


 



No voleibol, o Santa Cruz SC recebe a Fonte do Bastardo. Sexta às 19 horas e sábado às 9h30.


 





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-01-21 13:54:09

Queda de 25 por cento


Dormidas na Graciosa baixaram em novembro


 


Na Região Autónoma dos Açores, no mês de novembro de 2014, os estabelecimentos hoteleiros registaram 50,5 mil dormidas, representando um acréscimo homólogo de 26,0%.

Os proveitos totais atingiram 1,9 milhões de euros e os de aposento 1,3 milhões, correspondendo a variações homólogas, respetivamente de, 12,8% e 15,2%.

Entretanto, de acordo com o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), na Graciosa a hotelaria registou apenas 497 dormidas no mês de novembro de 2014, que corresponde a um decréscimo de 25,9% em relação ao período homólogo de 2013. Este fenómeno estará relacionado com os programas de turismo sénior da Inatel.

Porém, em termos de variações homólogas acumuladas, de janeiro a novembro, a Graciosa registou 11.255 dormidas, representando uma variação positiva de 6% em relação ao período entre janeiro e novembro de 2013.

Ainda segundo os dados do SREA, em novembro 2014, a taxa de ocupação-cama nos estabelecimentos hoteleiros da Graciosa ficou-se por 9,4%, valor inferior em 3,2 p.p. em relação ao mês homólogo do ano anterior. A estada média também caiu 2,2%, sendo de 2,27 noites em novembro de 2013 e de 2,22 noites em novembro de 2014.

Quantos aos proveitos totais nos estabelecimentos hoteleiros graciosenses, de janeiro a novembro de 2014, atingiram 491.156 euros, tendo os proveitos de aposento chegado, no mesmo período, aos 364.980 euros. Estes valores correspondem a variações homólogas de -2,8% e de 9,1%, respetivamente.






por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-01-20 11:35:02

Volei em casa


Santa Cruz recebe a Fonte do Bastardo





A equipa do Santa Cruz SC recebe esta semana a Fonte do Bastardo para o Campeonato Nacional da 2ª divisão de Voleibol, em seniores femininos.

O primeiro jogo realiza-se sexta-feira, dia 13, às 19 horas. No sábado, às 9h30, cumpre-se a partida relativa à 10ª jornada do campeonato. 

As graciosenses ocupam o 4º lugar da classificação.


 



 







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-01-19 17:28:16

Menos por mais


Capturas na pesca caíram 15%


 


Em termos de capturas, a atividade da pesca registou uma quebra de 15% em 2014, no Porto da Graciosa, em relação ao ano anterior.

De acordo com os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores, em 2013 foram capturados 169.722 quilos de pescado na Graciosa, enquanto 2014 ficou-se nos 143.833 quilos.

Porém, o valor do pescado capturado sofreu uma subida em lota de 10 mil euros no último ano. Em 2013 a pesca na Graciosa rendeu 1 124 039 euros, enquanto em 2014 o valor do pescado saiu da lota por 1 134 594 euros.

O peixão e o goraz foram as espécies mais capturadas em 2014 pelos pescadores graciosenses, conforme os quadros:


 

 







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)



A Graciosa está aqui. Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal e nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. O Graciosa Online é um blogue com vídeos, noticias e opinião da ilha branca, reserva da biosfera. Esta é a nossa janela para o mundo.

Projeto pioneiro nos Açores, desenvolvido por Luís Costa, jornalista, repórter residente da RTP/Açores na ilha Graciosa. Criado a 17 de novembro de 2009.

Este blogue foi "caso de estudo" na tese de mestrado da jornalista Fabiana Bravo: "O jornalismo hiper-local na era digital - o contributo do Graciosa Online para a RTP", defendida a 16 de julho de 2012 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e obteve 16 valores.


 



Acessos em janeiro: 10.119 visitas
Acessos em dezembro: 21.291 visitas
Tempo médio por visita: 08:34m



GRACIOSA ONLINE VIDEOS






Luís Miguel da Cunha Costa nasceu na ilha Graciosa em 1978-04-06. Em setembro de 1996, ainda com o estatuto de trabalhador estudante, iniciou funções de animador, repórter de informação e narrador desportivo na Rádio Graciosa. Foi também colaborador do jornal Diário Insular na área do desporto. É reporter de ilha da RDP desde fevereiro de 1999 e da RTP desde agosto de 2004, sendo o primeiro correspondente a prestar serviços nos Açores para a rádio e televisão em simultâneo, ainda antes da fusão das respetivas empresas. Foi também pioneiro na utilização das ferramentas digitais com o lançamento do "graciosa online" em 2009. Exerce ainda as funções de operador de assistência em escala, sendo efetivo da Sata Air Açores, a tempo parcial, desde 2001.


CONTACTOS
919978824 
luiscosta.rtp@gmail.com

 





SERVIÇO DE AGENDA

Telefones uteis

Ambulancia/Bombeiros: 112
Proteção Civil: 295 712 492
Unidade de Saúde: 295 730 070
Farmácia: 295 712 563
Câmara Municipal: 205 730 040
Aeroporto: 295 730 170
PSP: 295 730 200
GNR: 295 712 381
Policia Marítima: 912 344 866


TRANSPORTE AÉREO

domingos e segundas: Q400
chegadas 10h55, partidas 11h20

terças: Q200
chegadas 11h15, partidas 11h35

quartas: Q200 (Q400 à tarde)
chegadas 08h30/16h10, partidas 09h10/16h30

quintas: Q400
chegadas 16h30, partidas 16h55

sextas: Q400
chegadas 14h50, partidas 15h15

sábados: Q400
chegadas 12h00, partidas 12h25


 






SANTA CRUZ EM DIRETO
 



Animação de Satélite

Animação Satélite




OPINIÃO


 
             


ULTIMA

Como vai ficar o derbi de domingo?

Vitória do Marítimo: 33 Votos (63%)
Vitória do Guadalupe: 14 votos (27%)
Empate: 5 Votos (10%)


 

CRÓNICAS

Clique nas fotos para abrir


  André                   Bruno                   Cristina
  Cunha                  Silveira                 Cabeceiras 
 NOME     NOME     NOME

  Fábio                    Gabriel                 Joana
  Mendes                 Melo                    Ferreira
 NOME     NOME     NOME

  Jorge                    Júlio                     Luís
  Cunha                  Mendonça          Lobão
 NOME     NOME     NOME 

  Lurdes                 Madalena              M. Jorge
  Cunha                  Picanço                 Lobão
 NOME     NOME     NOME 

 Marco                    Merçes                 Miguel 
 Martins                  Coelho                 Estorninho
 NOME     NOME     NOME 

Paulo                       Rita                        Rita

Aranha                    Ávila                      Silva
      NOME     NOME

Rogério                  Rui                     Sérgio
Mendonça             Carneiro            Mendonça 
 NOME     NOME     NOME

Sofia                      Teresa                Vânia
Rocha                    Reis                     Bettencourt 
 NOME     NOME     NOME

Victor                   William
Rui Dores             Brenuvida
 NOME     NOME



  Luís               Tiago                            José
  Pereira          Avelar                           Ávila
  NOME             NOME 


  Pólo Local de Prevenção  
  e Combate à Violência Doméstica da Graciosa
 NOME  





VIDEOS RECENTES


Marítimo 1 - 2 Guadalupe
 


Plano da Câmara Municipal 2015
 


Guadalupe 1 - 0 Barreiro
 


Cerimónia de mérito
 


Retrospetiva de 2014
 


Inauguração do passeio marítimo
 


Plano da zona industrial
 


Reis de Natal
 


Marítimo 1 - 3 Ideal
 


Inauguração do Posto de Farmácia
 


Abertura do Posto de Farmácia
 


Guadalupe 3 - 0 Flamengos
 


Vírus mata coelhos bravos
 


Academia Musical sem autorização
 


XVII Audição Coral da Academia
 



 

EM CARTAZ


 


 
 

 







MUSEU DA GRACIOSA: Agenda Cultural 


JANEIRO
Peça do mês: Cadeira de bebé 
 


 


CINEMA: Centro Cultural Ilha Graciosa
 





Sessão: 21h30; Bilheteira: 20h30.





GRACIOSA LHE CHAMARAM...

 

A Ilha Graciosa desenha-se ao longe
como dois bocados de pão mal partidos

Vitorino Nemésio, in 
Corsário das Ilhas
 



Ei-la surgindo mimosa
das águas do fundo do mar,
Rainha leda e garbosa
No Atlântico a reinar!
Esmeralda dos Açores,
Lindo açafate de flores,
Feitiço de mil primores,
Berço gentil de amores!
Oh, pátria, te vou cantar.

António Gil, 1868 




A Graciosa dum verde
muito tenro acabando
dum lado e do outro
em penhascos decorativos...

Raul Brandão, in 
As Ilhas Desconhecidas




"À primeira vista" parece por vezes, ser uma paisagem agreste; mas logo surge uma encosta florida, uma Feteira de arvoredo frondoso, um vale das Courelas com suas culturas e os afamados vinhedos da Terra do Conde, e outros motivos que nos alegram a vista.

José Simões Borgesin
Manhãs de Sábado 
 




Amo as rochas empinhadas
que ao oeste e norte dão
- pontas da serra escalvadas
- Do Pico Negro a negridão;
Amo as costas do nascente
Onde as ondas mansamente
Vão quebrar sua corrente
No areal tão luzente
Do sol ao mago clarão.

António Gil, 1868 



Quem te pôs nome tão 
lindo,
Que é tão próprio, 
tão teu,
Nos legou eterna prova
Do bom gosto e génio seu...

António Borges do Canto Moniz, in 
Ilha Graciosa
 



Falar desta ilha é,
antes demais, 
falar do paraíso perdido
na minha infância, 
isto é, da alegria 
dos meus verdes anos.

Victor Rui Dores, in 
A Graciosa Ilha
 




Que risonho panorama,
Que subline inspiração! 
Se o meu estro se par'cesse
Ao que o sente o coração,
Em torrentes de poesia
Te inundara, ilha formosa.
E um poema escreveria,
Que eu chamara - GRACIOSA.

João Hermeto d'Amarante, in
Páginas de Prosa e Verso 



Santa Cruz, a capital
É a mais linda p'ra mim
das vilas de Portugal
Santa Cruz é um jardim.
Guadalupe, linda aldeia
Onde crescem os trigais
No céu, linda lua cheia 
Ilumina seus casais.
A Praia olhando o mar
Sorri contente ao ilhéu 
E o sul vive a sonhar
Com a Luz olhando o céu.

Juventino Silva Correia, in
Juventino Ramos, poeta cantador 



E aquela gente!!! De sorriso sempre aberto, mesmo que o coração se lhes doa, mesmo que a velhice as consuma, mesmo que a pobreza se lhes aperte...

Rosa Meireles, in
Graciosa ilha serena 
 



Aqui
entre o azul
e o mar que me circunda
é quase perfeita a coincidência.
Atrevida e fugazmente desfeita
por um verde envergonhado
que acaba sempre azul
ou categoricamente esfacelada
por um inequívoco e invernal
cinzento.

E no âmago do liquido,
lá onde a luz se perde
e onde a luz se faz,
a abissal fosforescência
de peixes misteriosos,
a ondulante e sensual
insinuação das algas
e a secreta e vital marca
do mais remoto início.

E lá ficamos
plasmados num horizonte
vertical e marítimo
onde bate sereno e azul
o nosso olhar.
Ouve-se então
claro e inconfundível
o grito
da criação. 

Manuel Jorge Lobão, in
Passam Seres Luminosos Vestidos de Vermelh
 




Aqui deixamos a 
Ilha Graciosa,
ao por do sol, 
que fica à espera 
daqueles que sabem 
apreciar a natureza 
em toda a sua força, 
por vezes quase 
selvagem!

Norberto da Cunha Pacheco, in
Graciosa, Imagens e Palavras
 



Branca,
desmaia-te o gesto
na brisa que poisa,
borboleia-te
a cor do íris
que poiso breve,
melodia-te
o negro azulado,
húmido,
do grito em serenata,
rendeia-te
o frio de chuva,
bailarino
voado em vento,
baralha-te
o pingo de água,
lágrima de telha,
beiral
de nada abrigo...

José Berto  










 
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031