Quinta, 26 de Março de 2015
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Graciosa Online

Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal. Nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. Este é um blogue com vídeos da ilha.

Luís Costa

2015-03-26 13:06:08

Festas alugam tascas


 Comissão recebe propostas até 13 de abril 


 


A Comissão de Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2015 informa todos os interessados que se encontram abertas as candidaturas à atribuição das Tascas/Restaurantes situadas na Praça de São Francisco.

Assim, para concorrer à exploração de uma Tasca/Restaurante durante as Festas do Senhor Santo Cristo, deve apresentar uma proposta em carta fechada até ao dia 13 de abril, segunda-feira, no Gabinete da Presidência da Câmara Municipal, sendo o valor mínimo de aluguer destes espaços 200 euros.

Os envelopes devem estar identificados com nome e contacto telefónico e serão abertos no dia 15 de abril na presença de todos os candidatos.

Para mais informações, os interessados devem contactar a Câmara Municipal.







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-03-25 20:52:06

Xadrez por equipas


Graciosenses empatam nas meias finais


 


Disputou-se nos dias 23 e 24 de março o campeonato regional por equipas, na cidade de Ponta Delgada.

O SC Marítimo defrontou na meia final o SC Operário tendo empatado a 2 pontos. No entanto, o clube graciosense foi eliminado pelo sistema de desempate da prova.

Na outra meia final o Clube Naval da Horta derrotou o Clube "Os Neurónios".

Na final acabou por se sagrar campeão regional o Clube Naval da Horta que venceu o SC Operário.

Os jogadores da equipa graciosense foram Carlos Côrte Real, Carlos Silva, Paulo Estorninho e Ricardo Martins.









por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-03-24 20:56:53

Caminhos de oração


Rancho da Graciosa cumpre 16ª romaria


 


Este ano com 41 irmãos, o Rancho de Romeiros da Graciosa cumpriu a XVI romaria quaresmal.

As romarias quaresmais foram implantadas na Graciosa no ano 2000.

Os mais novos são atraídos sobretudo pela curiosidade, mas a sua presença garante o futuro da tradição.

Nas reuniões de preparação e na romaria que visita as igrejas da ilha, o rancho medita sobre o tema da família.

A romaria da Graciosa faz-se em apenas dois dias.

No primeiro dia o rancho saiu da Folga e andou no lado norte da ilha com pernoita em Santa Cruz.

O encerramento da romaria acontece na noite desta terça-feira, na freguesia da Luz.


 
Video em HD no Meo kanal 709702.








por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-03-24 20:50:22

Saída litigiosa


Caso Tozé Nunes pode chegar aos tribunais


 


Tozé Nunes foi demitido na noite de sábado, depois do empate com o Barreiro.

Seguiram-se dois dias de contatos mas não foi possível estabelecer um acordo.

Em declarações à RTP Açores, o ex. treinador leonino admite que o clube vai responder "nas instâncias próprias".

Já na época passada o Guadalupe teve quatro treinadores.

Tozé Nunes saiu da Graciosa esta terça-feira convicto de que deixou a equipa a uma vitória de garantir a manutenção. Partiu magoado e em desacordo com a direcção que apresentou como principal argumento o resultado dos dois últimos jogos.

O ex. treinador admite ainda que a época foi atribulada desde o início e acusa a direcção de ter contribuído para a falta de estabilidade na equipa.

Entretanto, o diretor desportivo Jimmy Cunha já orientou o primeiro treino da semana.

No próximo domingo o Guadalupe joga no Faial, diante do Flamengos, às 13h30.


 
Video em HD no Meo kanal 709702.







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(1)
2015-03-24 15:28:58

Rede da biosfera em ilhas


Governo regional formaliza candidatura


 


O Governo dos Açores vai formalizar a adesão das Reservas da Biosfera da Graciosa, Corvo e Flores à Rede Mundial de Reservas da Biosfera em Ilhas e Zonas Costeiras durante a conferência desta rede que decorre a partir de hoje em Attard, na ilha de Malta.

O Diretor Regional do Ambiente, Hernâni Jorge, participou, esta manhã, na sessão de abertura desta conferência, que reúne cerca de meia centena de participantes, entre representantes da UNESCO e de Reservas da Biosfera de cerca de duas dezenas de países de todos os continentes, e que foi presidida pelo Ministro do Ambiente da República de Malta, Leo Brincat.

O programa dos trabalhos deste encontro internacional inclui, na quarta-feira, a apresentação da candidatura das Fajãs de São Jorge a Reserva da Biosfera, cuja proposta de delimitação de áreas foi acordada na reunião da Comissão de Acompanhamento criada pela Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente e que integra representantes das autarquias e da sociedade civil da ilha.

A participação da candidatura das Fajãs de São Jorge neste evento constitui uma oportunidade de promoção da candidatura e da recolha de apoios institucionais de outras reservas e entidades presentes na reunião.

O programa da conferência contempla ainda uma sessão de provas de vários tipos de queijo de São Jorge e de conservas de atum da Fábrica de Santa Catarina.







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(1)
2015-03-24 15:27:28

Olimpíadas da Geologia


Escola da Graciosa participou nas provas regionais


 


No âmbito das Olimpíadas Portuguesas da Geologia 2014/15 realizou-se no dia 21 de março, em todo o país, a prova da Fase Regional que visa a apurar os alunos que irão à Final Nacional.

Na prova agora realizada participaram cerca de 2500 alunos de 40 escolas tendo nos Açores lugar em 7 escolas de 6 ilhas, nomeadamente, em duas São Miguel, e as restantes da Terceira, e São Jorge, Pico, Flores e Graciosa.

Após a Fase Escolar das Olimpíadas Portuguesas da Geologia 2014/15, e o apuramento de três alunos "Olímpicos" por Escola, somente dois alunos compareceram para realizar a prova da Fase Regional em representação da Escola Básica e Secundária da Graciosa, nomeadamente, José Manuel Araújo Mendes e Beatriz Silva Espínola.

Na Graciosa, a realização das Olimpíadas Portuguesas da Geologia na Escola Básica e Secundária da Graciosa teve como professor responsável Márcio Manuel Goulart Marcos e coube ao Parque Natural da Graciosa, representante local da Associação Geoparque Açores, representar formalmente a Comissão Nacional das Olimpíadas da Geologia.









por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-03-24 15:14:15

Árvores escuteiras


Parque Natural e Escuteiros assinalam o Dia


 


No âmbito do Dia Mundial da Árvore e das Florestas, que se comemora a 21 de março, o Parque Natural da Graciosa, em parceria com os agrupamentos de Escuteiros 434 de Santa Cruz e 944 de Guadalupe, realizaram no passado sábado a plantação simbólica de várias dezenas de árvores na Caldeira da Graciosa.

A efeméride visou celebrar igualmente os 90 anos de Escutismo na Região Autónoma dos Açores e neste âmbito, a realização na Graciosa da iniciativa do Corpo Nacional de Escutas denominada "Plantação de uma Árvore - 90 Árvores Escuteiras".

No total foram plantadas mais de 80 árvores cedidas pelos Serviços Florestais da Graciosa, nomeadamente, dois endemismos açorianos, pau-branco (Picconia azorica) e folhado (Viburnum treleasei), e um endemismo macaronésio, o dragoeiro (Dracaena draco).

No 19 de março a presente efeméride foi igualmente assinalada pelo Parque Natural da Graciosa e Junta de Freguesia de Guadalupe que, no âmbito do Programa Eco-Escola, promoveram a plantação de várias árvores junto à Escola Primária de Guadalupe e no lugar do Tanque. A iniciativa contou igualmente com a colaboração da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa que proporcionou aos alunos uma visita às nascentes e tanques de água existentes no local e característicos da "Arquitetura da Água" graciosense.


 


 




por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-03-23 22:42:56

Festa brava


Feira Taurina aposta em Filipe Gonçalves


  


Filipe Gonçalves estreou-se na Graciosa no ano passado com uma boa prestação.

Mas a organização da Feira Taurina 2015 entende que a vontade do cavaleiro algarvio em melhorar e a sua relação com o publico, justificam uma nova aposta.

Os cavaleiros terceirenses, Tiago e João Pamplona e Rui Lopes completam o cartel, lidando toiros de Rego Botelho e da ganadaria Passanha, do continente.

A emblemática Praça de Toiros da Graciosa, na cratera de um antigo vulcão, volta a receber em agosto, nos dias 8 e 10, os 2 grupos de forcados da ilha Terceira.

Este ano a novidade são os Forcados Amadores de São Manços, do Concelho de Évora, que nesta temporada estão a comemorar 50 anos.

Entretanto, para atrair mais gente são também necessários bons transportes. A Câmara Municipal lamenta que mais uma vez seja a festa a adaptar-se ao horário dos barcos e não o contrario. Na apresentação do cartaz, o presidente da Câmara defendeu que, embora mais pequena, a Graciosa merece respeito.

A Feira Taurina da Graciosa tem mais de 50 anos de história e já constitui um dos principais eventos da tauromaquia açoriana.

 

 

 Video em HD no Meo kanal 709702.












por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-03-23 09:23:21

Campeões de xadrez


Graciosenses triunfam na Ribeira Grande


 


Nuno Nascimento e Carlos Côrte-Real sagraram-se campeões regionais de xadrez, no campeonato regional de jovens da modalidade disputado no fim de semana da Escola Básica e Secundária da Ribeira Grande. 

Os xadrezistas do Sport Clube Marítimo venceram todas as partidas disputadas (5 cada um), não permitindo qualquer veleidade aos seus adversários.

No Campeonato Regional Individual de Jovens dos Açores a Graciosa esteve representada com 3 xadrezistas do Sport Clube Maritimo, nos escalões sub 14, sub 18 e sub 20, designadamente, Nuno Nascimento, Carlos Côrte-Real e Ricardo Martins.

Foi a primeira que os atletas graciosenses conseguiram triunfar em dois escalões.

Ricardo Martins ficou em 5º lugar no seu escalão.


 


 
 

 




por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(1)
2015-03-22 18:03:14

Saída confirmada


Tozé Nunes vai deixar o Guadalupe


 


A "Tarde Desportiva" da Antena 1 Açores avançou hoje que o treinador do Sporting de Guadalupe, Tozé Nunes, não terá resistido ao empate com o Barreiro.

O "graciosa online" também confirmou que a saída do técnico leonino é uma decisão irreversível, faltando apenas definir as condições financeiras que satisfaçam ambas as partes.

Tozé Nunes deixa o Sporting de Guadalupe no segundo lugar da tabela classificativa, em igualdade pontual com o Prainha que passou a liderar o grupo da despromoção. 

O diretor desportivo do clube, Jimmy Cunha, deverá assumir o comando técnico da equipa até ao fim da época.

No próximo domingo os leões defrontam o lanterna vermelha, nos Flamengos.

Posteriormente, na segunda volta, o Guadalupe tem 3 jogos em casa, diante do Boavista, Prainha e Flamengos, além das deslocações às Furnas e ao Porto Judeu.







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(2)
2015-03-22 17:08:06

Futebol da formação


Guadalupe continua imbativel em juvenis


O Guadalupe deu mais um passo rumo à conquista da Taça da Associação de Futebol de Angra do Heroismo no escalão de juniores "B".

Esta tarde, em jogo da 4ª jornada, os leões golearam o Marítimo por doze bolas a uma.


 



No escalão de juniores "D" jogou-se neste fim de semana para cumprir calendário. Graciosa e Luzense venceram os jogos da penúltima jornada do campeonato.


 

 

 

 



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-03-21 20:19:28

Serviço mínimo


Inspiração de Caniggia esconde leão sem qualidade


 


O Guadalupe não foi além do empate na recepção ao Barreiro num dos jogos com menos qualidade disputado esta temporada na Graciosa. A primeira parte foi melhor em termos de oportunidades, tendo os visitantes chegado à vantagem aos 45 minutos. Da segunda parte aproveita-se sobretudo o golo de Caniggia que evitou a derrota dos graciosenses. 

O início até prometia ser um bom jogo de futebol.

Aos 5 minutos Maurílo já tinha obrigado Rui à primeira defesa e aos 9 o madeirense disparou de livre ao poste da baliza contrária.

Depois foi Caniggia que deixou Flávio em boa posição mas sem conseguir enganar o guardião do Barreiro. Aos 19 minutos Flávio Silva voltou a testar os reflexos de Rui.

O primeiro remate intencional do Barreiro foi de  a meio da primeira parte.

O Guadalupe criava ocasiões em quantidade mas era do Barreiro o maior domínio de jogo e a qualidade das oportunidades. O melhor lance dos visitantes foi aos 27 minutos quando Larica ficou isolado e Celso negou o golo com uma excelente defesa.

Mas o Barreiro chegou à vantagem aos 45 minutos de bola parada. Num primeiro momento Celso defendeu e na recarga Larica inaugurou o marcador. A equipa do Porto Judeu marcou numa altura importante do encontro.

O Guadalupe carregou a desvantagem para o descanso e apesar de ter pressionado mais na segunda parte, fê-lo sobretudo com o coração.

Os leões chegaram à igualdade aos 73 minutos construída entre Zazá e Caniggia. O micaelense disparou colocado e fez o 14º golo no campeonato. O momento de inspiração escondeu a pouca qualidade de jogo da segunda parte.

Até ao fim Caniggia voltou a tentar a sorte do meio da rua. E na resposta, outra vez de bola parada, o Barreiro também não conseguiu desfazer a igualdade.

Divisão de pontos num jogo onde as duas equipas não mereceram ganhar mas, de degrau em degrau, vão fugindo à despromoção.


 
Video em HD no Meo kanal 709702.


 









por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)



A Graciosa está aqui. Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal e nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. O Graciosa Online é um blogue com vídeos, noticias e opinião da ilha branca, reserva da biosfera. Esta é a nossa janela para o mundo.

Projeto pioneiro nos Açores, desenvolvido por Luís Costa, jornalista, repórter residente da RTP/Açores na ilha Graciosa. Criado a 17 de novembro de 2009.

Este blogue foi "caso de estudo" na tese de mestrado da jornalista Fabiana Bravo: "O jornalismo hiper-local na era digital - o contributo do Graciosa Online para a RTP", defendida a 16 de julho de 2012 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e obteve 16 valores.


 



Acessos em março: 17.578 visitas
Acessos em fevereiro: 26.726 visitas
Tempo médio por visita: 08:56m


GRACIOSA ONLINE VIDEOS






Luís Miguel da Cunha Costa nasceu na ilha Graciosa em 1978-04-06. Em setembro de 1996, ainda com o estatuto de trabalhador estudante, iniciou funções de animador, repórter de informação e narrador desportivo na Rádio Graciosa. Foi também colaborador do jornal Diário Insular na área do desporto. É reporter de ilha da RDP desde fevereiro de 1999 e da RTP desde agosto de 2004, sendo o primeiro correspondente a prestar serviços nos Açores para a rádio e televisão em simultâneo, ainda antes da fusão das respetivas empresas. Foi também pioneiro na utilização das ferramentas digitais com o lançamento do "graciosa online" em 2009. Exerce ainda as funções de operador de assistência em escala, sendo efetivo da Sata Air Açores, a tempo parcial, desde 2001.


CONTACTOS
919978824 
luiscosta.rtp@gmail.com

 





SERVIÇO DE AGENDA

Telefones uteis

Ambulancia/Bombeiros: 112
Proteção Civil: 295 712 492
Unidade de Saúde: 295 730 070
Farmácia: 295 712 563
Câmara Municipal: 205 730 040
Aeroporto: 295 730 170
PSP: 295 730 200
GNR: 295 712 381
Policia Marítima: 912 344 866


TRANSPORTE AÉREO

domingos e segundas: Q400
chegadas 10h55, partidas 11h20

terças: Q200
chegadas 11h15, partidas 11h35

quartas: Q200 (Q400 à tarde)
chegadas 08h30/16h10, partidas 09h10/16h30

quintas: Q400
chegadas 16h30, partidas 16h55

sextas: Q400
chegadas 14h50, partidas 15h15

sábados: Q400
chegadas 12h00, partidas 12h25

 






SANTA CRUZ EM DIRETO
 



Animação de Satélite

Animação Satélite




OPINIÃO


 
             




 

CRÓNICAS

Clique nas fotos para abrir


  André                   Bruno                   Cristina
  Cunha                  Silveira                 Cabeceiras 
 NOME     NOME     NOME

  Fábio                    Gabriel                 Joana
  Mendes                 Melo                    Ferreira
 NOME     NOME     NOME

  Jorge                    Júlio                     Luís
  Cunha                  Mendonça          Lobão
 NOME     NOME     NOME 

  Lurdes                 Madalena              M. Jorge
  Cunha                  Picanço                 Lobão
 NOME     NOME     NOME 

 Marco                    Merçes                 Miguel 
 Martins                  Coelho                 Estorninho
 NOME     NOME     NOME 

Paulo                       Rita                        Rita

Aranha                    Ávila                      Silva
      NOME     NOME

Rogério                  Rui                     Sérgio
Mendonça             Carneiro            Mendonça 
 NOME     NOME     NOME

Sofia                      Teresa                Vânia
Rocha                    Reis                     Bettencourt 
 NOME     NOME     NOME

Victor                   William
Rui Dores             Brenuvida
 NOME     NOME



  Luís               Tiago                            José
  Pereira          Avelar                           Ávila
  NOME             NOME 


  Pólo Local de Prevenção  
  e Combate à Violência Doméstica da Graciosa
 NOME  





VIDEOS RECENTES


XVI Romaria Quaresmal
 


Tozé Nunes demitido
 


Cartaz da Feira Taurina 2015
 


Guadalupe 1 - 1 Barreiro
 


Regulamento da Zona Industrial
 


Marítimo 3 - 5 Rabo de Peixe
 


Marítimo 3 - 3 Lusitânia
 


Procissão do Senhor dos Passos
 


Guadalupe 0 - 0 Vale Formoso
 


Desfile de Fantasias de Grupo
 


Carnaval no Santa Cruz SC
 


Fantasia do Santa Cruz SC
 


Carnaval no Graciosa e Marítimo
 


Carnaval na Praia e Luz
 


Actuação do bailinho no Guadalupe
 


Desfile das escolas
 


Carnaval na Ribeirinha
 




 

EM CARTAZ



 


 


 


 




MUSEU DA GRACIOSA: Agenda Cultural 


MARÇO
Peça do mês: Máquina de cinema  
 


 



GRACIOSA LHE CHAMARAM...

 

A Ilha Graciosa desenha-se ao longe
como dois bocados de pão mal partidos

Vitorino Nemésio, in 
Corsário das Ilhas
 



Ei-la surgindo mimosa
das águas do fundo do mar,
Rainha leda e garbosa
No Atlântico a reinar!
Esmeralda dos Açores,
Lindo açafate de flores,
Feitiço de mil primores,
Berço gentil de amores!
Oh, pátria, te vou cantar.

António Gil, 1868 




A Graciosa dum verde
muito tenro acabando
dum lado e do outro
em penhascos decorativos...

Raul Brandão, in 
As Ilhas Desconhecidas




"À primeira vista" parece por vezes, ser uma paisagem agreste; mas logo surge uma encosta florida, uma Feteira de arvoredo frondoso, um vale das Courelas com suas culturas e os afamados vinhedos da Terra do Conde, e outros motivos que nos alegram a vista.

José Simões Borgesin
Manhãs de Sábado 
 




Amo as rochas empinhadas
que ao oeste e norte dão
- pontas da serra escalvadas
- Do Pico Negro a negridão;
Amo as costas do nascente
Onde as ondas mansamente
Vão quebrar sua corrente
No areal tão luzente
Do sol ao mago clarão.

António Gil, 1868 



Quem te pôs nome tão 
lindo,
Que é tão próprio, 
tão teu,
Nos legou eterna prova
Do bom gosto e génio seu...

António Borges do Canto Moniz, in 
Ilha Graciosa
 



Falar desta ilha é,
antes demais, 
falar do paraíso perdido
na minha infância, 
isto é, da alegria 
dos meus verdes anos.

Victor Rui Dores, in 
A Graciosa Ilha
 




Que risonho panorama,
Que subline inspiração! 
Se o meu estro se par'cesse
Ao que o sente o coração,
Em torrentes de poesia
Te inundara, ilha formosa.
E um poema escreveria,
Que eu chamara - GRACIOSA.

João Hermeto d'Amarante, in
Páginas de Prosa e Verso 



Santa Cruz, a capital
É a mais linda p'ra mim
das vilas de Portugal
Santa Cruz é um jardim.
Guadalupe, linda aldeia
Onde crescem os trigais
No céu, linda lua cheia 
Ilumina seus casais.
A Praia olhando o mar
Sorri contente ao ilhéu 
E o sul vive a sonhar
Com a Luz olhando o céu.

Juventino Silva Correia, in
Juventino Ramos, poeta cantador 



E aquela gente!!! De sorriso sempre aberto, mesmo que o coração se lhes doa, mesmo que a velhice as consuma, mesmo que a pobreza se lhes aperte...

Rosa Meireles, in
Graciosa ilha serena 
 



Aqui
entre o azul
e o mar que me circunda
é quase perfeita a coincidência.
Atrevida e fugazmente desfeita
por um verde envergonhado
que acaba sempre azul
ou categoricamente esfacelada
por um inequívoco e invernal
cinzento.

E no âmago do liquido,
lá onde a luz se perde
e onde a luz se faz,
a abissal fosforescência
de peixes misteriosos,
a ondulante e sensual
insinuação das algas
e a secreta e vital marca
do mais remoto início.

E lá ficamos
plasmados num horizonte
vertical e marítimo
onde bate sereno e azul
o nosso olhar.
Ouve-se então
claro e inconfundível
o grito
da criação. 

Manuel Jorge Lobão, in
Passam Seres Luminosos Vestidos de Vermelh
 




Aqui deixamos a 
Ilha Graciosa,
ao por do sol, 
que fica à espera 
daqueles que sabem 
apreciar a natureza 
em toda a sua força, 
por vezes quase 
selvagem!

Norberto da Cunha Pacheco, in
Graciosa, Imagens e Palavras
 



Branca,
desmaia-te o gesto
na brisa que poisa,
borboleia-te
a cor do íris
que poiso breve,
melodia-te
o negro azulado,
húmido,
do grito em serenata,
rendeia-te
o frio de chuva,
bailarino
voado em vento,
baralha-te
o pingo de água,
lágrima de telha,
beiral
de nada abrigo...

José Berto  










 
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031