Quinta, 30 de Outubro de 2014
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Graciosa Online

Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal. Nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. Este é um blogue com vídeos da ilha.

Luís Costa

2014-10-30 11:55:15

O orçamento possível


Câmara aprova o orçamento para 2015 por maioria


 


A Câmara Municipal aprovou a proposta de plano e orçamento para 2015 com 3 votos a favor do PS e 2 votos contra do PSD.

O orçamento que agora segue para apreciação e eventual aprovação da Assembleia Municipal é de 5 milhões 444 mil e 974 euros, sendo que a despesa corrente se aproxima dos 2,8 milhões. Trata-se, na opinião do presidente do executivo, de um orçamento possivel. A maior fatia deste orçamento, de 800 mil euros, destina-se à construção do Parque Empresarial.

Nesta reunião extraordinária o PS aprovou também a proposta do presidente da Cãmara que mantém a participação variável no IRS no máximo. Foi ainda aprovada outra proposta de Manuel Avelar que aumenta para 9 meses o prazo para a remoção do posto da Galp de Santa Cruz. 


Sobre esta reunião o PSD emitiu a seguinta nota de imprensa:


Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosavotaram contra o Orçamento e as grandes opções do plano para 2015, acusando a maioria socialista na autarquia "de impor ainda mais austeridade aos graciosenses e de não aprovar propostas concretas e com soluções claras".

"Numa altura de grandes dificuldades, era de extrema importância que a câmara, ao receber de receitas totais mais 350 mil euros que no ano anterior, aplicasse parte dessa verba na redução de impostos na Graciosa, desde logo através da devolução do IRS, conforme propôs o PSD", afirmam.

"Ao contrário do que diz a maioria socialista, no próximo ano haverá um aumento de receita corrente de 307 mil euros, resultante do aumento do IMI e das transferências do Estado. Os socialistas entenderam não beneficiar os graciosenses com esse acréscimo", criticam.

Segundo explicam os social-democratas, "O PSD propôs que parte desse aumento de receita fosse devolvida aos graciosenses através do IRS e do apoio à Natalidade. Mas a maioria recusou as nossas propostas", lamentam.

A crítica estende-se "ao enorme aumento de despesa verificado por parte do gabinete do presidente da câmara, sendo importante salientar que as despesas correntes dessa rubrica, aumentam de ano para ano. E que a atual proposta de orçamento já implica um valor de 1 milhão 188 mil euros"

Os vereadores do PSD na câmara municipal votaram também contra a proposta socialista de remoção do posto de combustível no centro de Santa Cruz, "pois limitaram-se a acrescentar 3 meses à nossa proposta para efetuar aquela operação, que irá coincidir com a época alta e com as festas da ilha. Faltou coragem ao elenco socialista na câmara, para aceitar uma boa proposta do PSD", dizem.

O PSD votou contra a proposta do partido socialista relativa ao IRS, esclarecendo que "nenhuma das razões apresentadas pelo presidente da câmara justifica que se mantenha no máximo a cobrança do IRS na ilha Graciosa. O senhor presidente refere que há diminuição das receitas provenientes do Estado, uma referência que é falsa, pois vai receber mais 133 mil euros de transferências", concluem.






por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-30 00:02:04

"Falta de confiança na Saúde"


Afirma João Costa na Assembleia Regional


 


O PSD/Açores considerou hoje que os graciosenses "perderam a confiança no Serviço Regional de Saúde", com a ilha a ser notícia, "pelos piores motivos, quando se fala do acesso e da prestação de cuidados de saúde. E não há pior indicador para um serviço público do que a falta de confiança, como a que se verifica atualmente na Graciosa", disse o deputado João Bruto da Costa.

"Na Graciosa são cada vez mais as queixas, e é cada vez maior o sofrimento das pessoas. Construiu-se um novo centro de saúde para responder aos problemas e os serviços estão piores", disse o social-democrata, durante a sessão plenária desta quarta-feira.

João Bruto da Costa enunciou uma série de "casos concretos e de queixas graves", que culminaram com um caso "em que o desespero dos utentes levou a um pedido formal de investigação à Ordem dos Médicos. Esse foi um caso tornado público, envolvendo uma cidadã que é vítima do avolumar dos problemas referidos, mas há muitos mais", afirmou.

O parlamentar perguntou ao secretário regional, "se acha normal que tenham estado 150 graciosenses, ou seja 3,5% da população da ilha, a aguardar por uma colonoscopia. E que, numa semana, se tenha deslocado à Graciosa um especialista para fazer aquele exame das 8 da manhã às 2 da manhã do dia seguinte?".

E falou também "das deslocações de especialistas, atendendo a que não vai um psiquiatra à Graciosa desde julho de 2013; não há pneumologia desde Novembro de 2013; nem há consultas de ginecologia desde julho de 2013", exemplificou.

O deputado apelou ao governante para que se "deixe de desculpas. Meta mãos à obra, assuma as consequências do estado a que isto chegou, faça os inquéritos que tiver de fazer. Mas trate de resolver de uma vez por todas os graves problemas que se verificam no centro de saúde da Graciosa", concluiu João Bruto da Costa.




Fonte: PSD Açores





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-29 14:29:32

De clássico a derbi


Guadalupe e Marítimo jogam domingo


 


O antigo clássico da Graciosa entre Guadalupe e Marítimo é agora o derbi graciosense na Liga Meo Açores.

Na primeira volta da fase regular as equipas defrontam-se no Campo de Jogos de Guadalupe, neste domingo, às 15 horas, em jogo relativo à 6ª jornada do campeonato.

O Marítimo parte para o derbi no 8º lugar com 4 pontos, enquanto o Guadalupe é o "lanterna vermelha" com menos 1 ponto.

A Associação de Futebol da Horta autorizou a entrada dos jogadores com t-shirt alusiva ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres por cima dos equipamentos de jogo, numa iniciativa do Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Graciosa.

Também está autorizada a entrega das insígnias da Liga MEO Açores aos árbitros deste jogo, cuja nomeação será comunicada na sexta-feira.







Entretanto, já são conhecidas as alterações no horário dos jogos da 7ª jornada. As equipas da Graciosa jogam no sábado, dia 8 de novembro. O Guadalupe defronta o Lusitânia às 15 horas e o Marítimo recebe o Boavista às 15h30.




por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-29 14:04:42

Cinema em cartaz


Novembro no Centro Cultural da Ilha Graciosa


 


"No Limite do Amanhã", no dia 14, "Noé", no dia 21, e "Tranformers - Era da Extinção", no dia 28, são as propostas de acção, aventura e ficção cientifica do Centro Cultural da Ilha Graciosa para exibir no mês de novembro às 21h30.  

Entretanto, na primeira semana do mês, dia 7, será exibido o filme de  animação e aventura "Mr. Peabody e Sherman", às 20h30. 


 




por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-28 19:05:46

Reinventar Raul Brandão


Jorge Barros expõe no Museu da Graciosa


 


O fotógrafo Jorge Barros já tinha reinventado a viagem de Raul Brandão aos Açores e à Madeira, em 1924 e a obra literária "As Ilhas Desconhecidas".

Foi em 2011 quando editou o livro "As Ilhas Desconhecidas, Notas e Paisagens", com texto e fotografias recolhidas desde 1988. E foi a partir desse livro que nasceu a exposição itinerante patente no Museu da Graciosa.

Nascido em 1944, em Alcobaça, Jorge Barros encontra-se reproduzido em diversas publicações.

Nas telas que agora dá a conhecer aos graciosenses, o fotógrafo capta, de forma singular, a paisagem natural e a vivência humana das ilhas.

Serve ainda para divulgar Raul Brandão que o autor considera desconhecido nas escolas e da maioria dos açorianos.  

O próprio Jorge Barros orientou uma visita comentada à exposição, integrada no projeto "o museu fora d' horas".

Para o Museu da Graciosa é motivo de orgulho mostrar este trabalho de um conceituado fotógrafo, sobretudo ao público mais jovem. Várias turmas da Escola Básica e Secundária da Graciosa já visitaram a exposição.

A exposição itinerante de fotografia "Ilhas Desconhecidas" fica na Graciosa até 30 de novembro.


 

Este video está disponivel em HD no Meo kanal 709702.








por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(1)
2014-10-28 13:55:01

Eventual negligência médica


Caso "Maria da Guia" chega à Ordem dos Médicos  


 


A Direcção Regional da Saúde solicitou um parecer à Ordem dos Médicos sobre o caso da doente Maria Guia que está em estado grave em São Miguel, para onde foi à sua custa e com dinheiro emprestado.

Esta entidade deverá averiguar se houve ou não negligência médica, conforme lembrou o Secretário Regional da Saúde em declarações ao telejornal da RTP Açores.

Luís Cabral acrescentou que a secretaria "ficou preocupada" com as informações denunciadas pela família, mas só em função do parecer serão tomadas as medidas adequadas.

 
 









por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(1)
2014-10-28 00:08:36

Deputados mudam avião


Sata opera com Dash 400 à quinta-feira


 


Os deputados socialistas graciosenses convenceram a SATA, através da tutela, a alterar o horário de inverno para a Graciosa que entrou em vigor no passado domingo.

José Ávila e Ricardo Ramalho reuniram com o Secretário Regional dos Transportes e Turismo, à margem das Jornadas Parlamentares que ocorreram em Ponta Delgada sobre o Plano e Orçamento, para tratar de diversos assuntos relativos a esta ilha.

Sobre os horários de inverno da transportadora aérea regional, os parlamentares insistiram na necessidade de garantir os dois voos à quarta-feira e mudar o equipamento do voo da quinta-feira do Dash 200 para o Dash 400.

De acordo com uma nota de imprensa do PS Açores, Victor Fraga "informou que a SATA iria proceder de acordo com o proposto". O voo das quintas passa a realizar-se com um Dash 400 e tem chegada prevista para as 16h30.

Ainda de acordo com o PS Açores, "a Graciosa vai ter uma oferta de 511 lugares por semana, ao contrário dos 431 previstos inicialmente, aumentando também a disponibilidade para carga".

O Secretário Regional dos Transportes e Turismo "esclareceu ainda que se houver um aumento da procura o horário poderá ser novamente revisto" - concluiu a referida nota emitida esta segunda-feira.

Os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores indicam que no inverno IATA 2013/14, em relação ao período homólogo anterior, o Aeródromo da Graciosa movimentou mais 206 passageiros desembarcados e mais 168 passageiros embarcados.

Recorde-se ainda que o Aérodromo da Graciosa bateu o recorde mensal de passageiros desembarcados em agosto deste ano, tendo registado 2529 desembarques.  





 



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(1)
2014-10-27 20:00:57

Independência energética


Graciosa vai produzir energia "verde" em 2015


 


Está lançado o novo sistema energético para a Graciosa que irá substituir o combustível a partir de 2015. O modelo testado na Alemanha e aplicado pela primeira vez no mundo a uma ilha, vai eliminar 134 mil toneladas de dióxido de carbono nos próximos 20 anos.

Trata-se de um projecto pioneiro, tanto quanto o lançamento da obra que ocorreu esta segunda-feira, sem primeira pedra, ao estilo alemão.

A estação fotovoltaica e o novo parque eólico, associados a uma central de baterias, constitui uma "revolução verde" para a Graciosa. O aproveitamento do sol e do vento vai permitir que a quota anual de energia renovável produzida na ilha passe dos atuais 15% para 65%.

Com o novo sistema de energia limpa e barata a Graciosa vai poupar os 51 milhões de litros de combustível que consome num ano. Assim, serão emitidas menos 134 mil toneladas de dióxido de carbono nos próximos 20 anos.

Além do ambiente, também o turismo e a promoção da ilha ficam a ganhar com este projecto da empresa alemã "Younicos" e das açorianas EDA e Graciólica, que ficará operacional em 2015.

A estação a construir a partir de hoje fica integrada no futuro Parque Empresarial, junto à Central Termoeléctrica.


 

Este video está disponivel em HD no Meo kanal 709702.






por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(2)
2014-10-26 22:22:59

Sofrer e vencer


Marítimo soma primeira vitória


 


Foi à 5ª jornada que o Marítimo conseguiu a primeira vitória da época. 2-1 à combativa equipa do Vale Formoso, ainda com o resultado melhor do que a exibição.  


O Marítimo entrou nesta jornada detentor da "lanterna vermelha" que "queimava" nos pés. Diante do seu publico e finalmente com um adversário do seu campeonato no início saíram muitos passes errados.

Aos 15 minutos o árbitro Artur Teixeira conseguiu ver um penálti quando Besugo caiu na área azul e branca. Chamado a bater o castigo máximo, Aurínio inaugurou o marcador.

O Vale Formoso assumiu o jogo e Mestre aos 26 minutos tem um remate sobre a barra. Mas no minuto seguinte Rabiça afasta a punhos um pontapé livre para Luís Filipe, de primeira, restabelecer a igualdade na partida.

Aos 30 minutos Bolinhas levantou as mãos acima da cabeça na área contrária e o juiz da Terceira voltou a apontar para a marca de penálti. Só que Luís Filipe desta vez exagerou nos adornos e Rabiça evitou a cambalhota no marcador.

Num jogo complicado e fértil em casos, aos 33 minutos Maradona aproveitou o contato com Jorge Lima para voltar a cair na área, mas Artur Teixeira desta vez nada assinalou.

Nas poucas descidas ao ataque o Marítimo criou perigo. Aos 45 minutos foi Maradona que evitou o golo no remate de João Santos. O intervalo chegou logo a seguir.

O Vale Formoso voltou a entrar melhor no segundo tempo e quando procurava o golo foi o Marítimo a marcar aos 68 minutos. Assistido por Nelson, João Santos fez um grande golo. Um momento de inspiração que decidiu o jogo.

A equipa da casa voltou a recuar no terreno e aos 76 minutos Maciel ficou perto da igualdade que só Jorge Lima evitou.

Aos 80 minutos Nelson também rematou sobre a barra. Pouco depois o auxiliar Pedro Silva ouviu protestos do banco micaelense e Bolinhas, que já tinha saído do jogo, viu o vermelho direto.

O livre apontado por Besugo já nos descontos foi a ultima oportunidade para o Vale Formoso evitar a primeira derrota do campeonato. O Marítimo foi mais feliz e conheceu o sabor da vitória.


 

Este video está disponivel em HD no Meo Kanal 709702.













por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(1)
2014-10-26 15:54:30

Sentimento de injustiça


Guadalupe fica com a "lanterna vermelha" 


 


O Sporting de Guadalupe perdeu este sábado por três bolas a duas no campo do Barreiro em jogo da 5ª jornada da Liga MEO Açores.

A equipa de Tozé Nunes inaugurou o marcador por Flávio Silva e manteve a vantagem até ao intervalo.

O Barreiro restabeleceu a igualdade na segunda parte mas Caniggia voltou a colocar o Guadalupe em vantagem.

No entanto a formação da casa acabou por dar a volta ao resultado na última meia hora, tendo o Guadalupe terminado o jogo em inferioridade numérica após a expulsão do central Mateus.

A equipa da Graciosa queixa-se do trabalho do árbitro André Almeida, de Ponta Delgada, que terá prejudicado os leões nos lances que dicidiram o encontro.

O Guadalupe continua sem conhecer a vitória a uma semana de receber o Maritimo.

Por outro lado, a primeira vitória do Prainha neste campeonato manteve a "lanterna vermelha" na Graciosa mas agora é seu detentor o Sporting de Guadalupe. Os leões e o Flamengos somam 3 pontos, tendo a equipa do Faial a vitória na recepção aos graciosenses.

 



 









por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-26 14:14:17

Serviço de Saúde assume apoios


Unidade de Saude da Graciosa mantem indiferença no caso de Maria da Guia


 


O Serviço Regional de Saúde assumiu os apoios relativos à deslocação de doentes no caso da doente graciosense em estado grave que o Telejornal da RTP Açores denunciou na passada quinta-feira.

Recorde-se que o estado de Maria da Guia, de 41 anos, segundo a própria e seus familiares, foi ignorado pelos médicos da Unidade de Saúde da Graciosa que a atenderam por 4 vezes desde junho deste ano.

A doente deslocou-se a São Miguel com dinheiro emprestado e, mesmo depois do diagnóstico ter confirmado o pior, a administração da Unidade de Saúde da Graciosa terá recusado iniciar o processo de apoio.

Depois de vários telefonemas para a Graciosa que não surtiram efeito, o marido da doente foi contactado pela Unidade de Saúde de São Miguel que, segundo o próprio, irá assumir os encargos com a deslocação.

O Telejornal da televisão regional voltou a abrir ontem, sábado, com este caso.




Este video também está disponivel no Meo kanal 709702.



Nota: Ao contrário dos comentários que circularam nas redes sociais sugerindo que a noticia para ter impacto deveria ter sido tratada pelas televisões nacionais, é bom lembrar que a nossa televisão regional continua a ser a RTP Açores e foi a RTP Açores que denunciou este caso, como pode tratar outros sempre que os graciosenses queiram fazê-lo. Aliás, o repórter de ilha na Graciosa também ouviu a administração da Unidade de Saúde local que entendeu não prestar declarações. 








  



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(1)
2014-10-26 08:51:53

Graciosa mais pura


Younicos lança primeira pedra


 


A empresa alemã Younicos e a Graciólica Lda vão, finalmente, avançar com a estação de produção e fornecimento de energia a construir na Graciosa.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra que assinalada a instalação do Parque Fotovoltaico e Eólico da Ilha Graciosa realiza-se esta segunda-feira, às 14 horas, na Estrada Velha do Quitadouro, junto à Central da EDA.

O projeto, que prevê a construção de um parque solar de 500 kW e de um parque eólico de 5,4 MW, envolve ainda a utilização de uma nova tecnologia baseada na armazenagem de energia em baterias, com capacidade de 2,5 MW.

Aquando da cerimónia de assinatura do "master agreement" com a Eletricidade dos Açores (EDA), em agosto de 2012, foi anunciado um investimento de 25 milhões de euros neste projeto de produção e armazenamento de energia produzida com fontes renováveis, que previa assegurar 70 por cento do consumo de eletricidade na ilha Graciosa, já em 2014.


 




por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)



A Graciosa está aqui. Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal e nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. O Graciosa Online é um blogue com vídeos, noticias e opinião da ilha branca, reserva da biosfera. Esta é a nossa janela para o mundo.

Projeto pioneiro nos Açores, desenvolvido por Luís Costa, jornalista, repórter residente da RTP/Açores na ilha Graciosa. Criado a 17 de novembro de 2009.

Este blogue foi "caso de estudo" na tese de mestrado da jornalista Fabiana Bravo: "O jornalismo hiper-local na era digital - o contributo do Graciosa Online para a RTP", defendida a 16 de julho de 2012 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e obteve 16 valores.


 



Acessos em outubro: 23.136 visitas
Acessos em setembro: 18.479 visitas
Tempo médio por visita: 06:56m

RECORDES
Mensal: dezembro 2012; 48.780 visitas
Diário: 28 novembro 2012; 4.508 visitas



GRACIOSA ONLINE VIDEOS








Luís Miguel da Cunha Costa nasceu na ilha Graciosa em 1978-04-06. Em setembro de 1996, ainda com o estatuto de trabalhador estudante, iniciou funções de animador, repórter de informação e narrador desportivo na Rádio Graciosa. Foi também colaborador do jornal Diário Insular na área do desporto. É reporter de ilha da RDP desde fevereiro de 1999 e da RTP desde agosto de 2004, sendo o primeiro correspondente a prestar serviços nos Açores para a rádio e televisão em simultâneo, ainda antes da fusão das respetivas empresas. Foi também pioneiro na utilização das ferramentas digitais com o lançamento do "graciosa online" em 2009. Exerce ainda as funções de operador de assistência em escala, sendo efetivo da Sata Air Açores, a tempo parcial, desde 2001.


CONTACTOS
919978824 | 965420190
luiscosta.rtp@gmail.com

 




SERVIÇO DE AGENDA

Telefones uteis

Ambulancia/Bombeiros: 112
Proteção Civil: 295 712 492
Unidade de Saúde: 295 730 070
Farmácia: 295 712 563
Câmara Municipal: 205 730 040
Aeroporto: 295 730 170
PSP: 295 730 200
GNR: 295 712 381
Policia Marítima: 912 344 866


TRANSPORTE AÉREO

domingos e segundas: Q400
chegadas 10h55, partidas 11h20

terças: Q200
chegadas 11h15, partidas 11h35

quartas: Q200
chegadas 08h30/16h10, partidas 09h10/16h30

quintas: Q400
chegadas 16h30, partidas 16h55

sextas: Q400
chegadas 14h50, partidas 15h15

sábados: Q400
chegadas 12h00, partidas 12h25



TABELA DAS MARÉS (Angra): 30 out

Baixa-mar: 12h12 (0.68m);
Preia-mar: 05h39 (1.49m); 18h24 (1.36m)

 

 






SANTA CRUZ EM DIRETO
 



Animação de Satélite

Animação Satélite




OPINIÃO


 
             

ULTIMA

Ainda acredita numa solução para a falta de medicamentos na Graciosa?

Sim - 55 votos (29%)
Não - 137 votos (71%)



 

CRÓNICAS

Clique nas fotos para abrir


  André                   Bruno                   Cristina
  Cunha                  Silveira                 Cabeceiras 
 NOME     NOME     NOME

  Fábio                    Gabriel                 Joana
  Mendes                 Melo                    Ferreira
 NOME     NOME     NOME

  Jorge                    Júlio                     Luís
  Cunha                  Mendonça          Lobão
 NOME     NOME     NOME 

  Lurdes                 Madalena              M. Jorge
  Cunha                  Picanço                 Lobão
 NOME     NOME     NOME 

 Marco                    Merçes                 Miguel 
 Martins                  Coelho                 Estorninho
 NOME     NOME     NOME 

Paulo                       Rita                        Rita
Aranha                    Ávila                      Silva
      NOME     NOME

Rogério                  Rui                     Sérgio
Mendonça             Carneiro            Mendonça 
 NOME     NOME     NOME

Sofia                      Teresa                Vânia
Rocha                    Reis                     Bettencourt 
 NOME     NOME     NOME

Victor                   William
Rui Dores             Brenuvida
 NOME     NOME



  Luís               Tiago                            José
  Pereira          Avelar                           Ávila
  NOME             NOME 


  Pólo Local de Prevenção  
  e Combate à Violência Doméstica da Graciosa
 NOME  





VIDEOS RECENTES


Exposição "Ilhas Desconhecidas"
 


Projecto Younicos
 


Marítimo 2 - 1 Vale Formoso
 


Doente em estado grave
 


Guadalupe 1 - 1 Prainha
 


Os burros da Graciosa
 


Maritimo 0 - 1 Lusitânia
 


PSD abandona reunião da Câmara
 


Guadalupe 3 - 3 Boavista
 


FRA assinala Dia Mundial da Música
 


Guadalupe 0 - 0 Rabo de Peixe
 


Final de Xadrez por equipas
 


Vindima 2014
 


Imagens subaquáticas 
  



 

EM CARTAZ


 


 



MUSEU DA GRACIOSA: Agenda Cultural 


OUTUBRO
Peça do mês: Fonografo

 

Exposição de escultura "Aquário de pedra"
Exposição de fotografia "Ilhas Desconhecidas"
Coleção do 2º semestre de 2014: peças em vidro


 


CINEMA: Centro Cultural Ilha Graciosa


31 out   | GRACE OF MÓNACO
 

Sessão: 21h30; Bilheteira: 20h30.





GRACIOSA LHE CHAMARAM...

 

A Ilha Graciosa desenha-se ao longe
como dois bocados de pão mal partidos

Vitorino Nemésio, in 
Corsário das Ilhas
 



Ei-la surgindo mimosa
das águas do fundo do mar,
Rainha leda e garbosa
No Atlântico a reinar!
Esmeralda dos Açores,
Lindo açafate de flores,
Feitiço de mil primores,
Berço gentil de amores!
Oh, pátria, te vou cantar.

António Gil, 1868 




A Graciosa dum verde
muito tenro acabando
dum lado e do outro
em penhascos decorativos...

Raul Brandão, in 
As Ilhas Desconhecidas




"À primeira vista" parece por vezes, ser uma paisagem agreste; mas logo surge uma encosta florida, uma Feteira de arvoredo frondoso, um vale das Courelas com suas culturas e os afamados vinhedos da Terra do Conde, e outros motivos que nos alegram a vista.

José Simões Borgesin
Manhãs de Sábado 
 




Amo as rochas empinhadas
que ao oeste e norte dão
- pontas da serra escalvadas
- Do Pico Negro a negridão;
Amo as costas do nascente
Onde as ondas mansamente
Vão quebrar sua corrente
No areal tão luzente
Do sol ao mago clarão.

António Gil, 1868 



Quem te pôs nome tão 
lindo,
Que é tão próprio, 
tão teu,
Nos legou eterna prova
Do bom gosto e génio seu...

António Borges do Canto Moniz, in 
Ilha Graciosa
 



Falar desta ilha é,
antes demais, 
falar do paraíso perdido
na minha infância, 
isto é, da alegria 
dos meus verdes anos.

Victor Rui Dores, in 
A Graciosa Ilha
 




Que risonho panorama,
Que subline inspiração! 
Se o meu estro se par'cesse
Ao que o sente o coração,
Em torrentes de poesia
Te inundara, ilha formosa.
E um poema escreveria,
Que eu chamara - GRACIOSA.

João Hermeto d'Amarante, in
Páginas de Prosa e Verso 



Santa Cruz, a capital
É a mais linda p'ra mim
das vilas de Portugal
Santa Cruz é um jardim.
Guadalupe, linda aldeia
Onde crescem os trigais
No céu, linda lua cheia 
Ilumina seus casais.
A Praia olhando o mar
Sorri contente ao ilhéu 
E o sul vive a sonhar
Com a Luz olhando o céu.

Juventino Silva Correia, in
Juventino Ramos, poeta cantador 



E aquela gente!!! De sorriso sempre aberto, mesmo que o coração se lhes doa, mesmo que a velhice as consuma, mesmo que a pobreza se lhes aperte...

Rosa Meireles, in
Graciosa ilha serena 
 



Aqui
entre o azul
e o mar que me circunda
é quase perfeita a coincidência.
Atrevida e fugazmente desfeita
por um verde envergonhado
que acaba sempre azul
ou categoricamente esfacelada
por um inequívoco e invernal
cinzento.

E no âmago do liquido,
lá onde a luz se perde
e onde a luz se faz,
a abissal fosforescência
de peixes misteriosos,
a ondulante e sensual
insinuação das algas
e a secreta e vital marca
do mais remoto início.

E lá ficamos
plasmados num horizonte
vertical e marítimo
onde bate sereno e azul
o nosso olhar.
Ouve-se então
claro e inconfundível
o grito
da criação. 

Manuel Jorge Lobão, in
Passam Seres Luminosos Vestidos de Vermelh
 




Aqui deixamos a 
Ilha Graciosa,
ao por do sol, 
que fica à espera 
daqueles que sabem 
apreciar a natureza 
em toda a sua força, 
por vezes quase 
selvagem!

Norberto da Cunha Pacheco, in
Graciosa, Imagens e Palavras
 



Branca,
desmaia-te o gesto
na brisa que poisa,
borboleia-te
a cor do íris
que poiso breve,
melodia-te
o negro azulado,
húmido,
do grito em serenata,
rendeia-te
o frio de chuva,
bailarino
voado em vento,
baralha-te
o pingo de água,
lágrima de telha,
beiral
de nada abrigo...

José Berto  










 
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031