Molduras

As artes plásticas na Antena 2 com Teresa Pizarro

Teresa Pizarro

2012-03-06 07:37:42

Jorge Pinheiro (1931)

"Sem título ", 1969

Jorge Pinheiro (1931)
Direitos ReservadosSem título 1969 Acrílico sobre tela colada sobre aglomerado de madeira Acrylic on canvas glued to wood agglomerate Col. MNAC - Museu do Chiado. Inv. 2548

Juntando às teorias do abstraccionismo histórico, questões da Op Art, da psicologia da Gestalt, da pintura shaped-canvas e até um carácter pop no cromatismo, Pinheiro desenvolve uma consistente investigação em torno do quadrado e da sua articulação no espaço. A bidimensionalidade do suporte é experimentada a partir do seu recorte como forma no espaço real na procura de ilusórios jogos tridimensionais. A linha recta, em faixas paralelas, desenvolve-se numa progressão ascensional de planos em dobras, articulados segundo rígidas normas geométricas que determinam a estrutura do suporte e introduzem questões perceptivas e cinéticas, baseando-se nas relações gestálticas e concretas entre linha, plano e cor. (M. J. A.)

By gathering op art, Gestalt psychology, shaped-canvas painting and even pop chromatics to the theories of historic abstractionism, Pinheiro develops a consistent investigation of the square and its articulation in space. The two-dimensions of the canvas are experienced as the outline of form in space, as the search for a threedimensional illusory game where the straight line, in parallel stripes, is developed as the ascending progression of layered planes. This exploration is articulated according to rigid geometric norms that determine the structure of the medium and introduce perceptive and kinetic issues, based on the gestalt and concrete relations between line, plane and colour. (M. J. A.)
por: Teresa Pizarro
Tags: MNAC-Museu do Chiado

Pesquisa
Áudios do Programa
Exposições em Revista
"São Paulo 2000-2003" parte II, de Miguel Saavedra, patente na Casa da Fotografia até 5 de outubro. Horário: quinta e sextas-feira das 17h30 às 20H00, Sábado das 16H00 às 19H00 (outros dias e horários por marcação: +351 960 412 567).
"Do pequeno espaço entre as coisas " de Pedro Calpez. Nesta mostra-se pode ver-se rabalhos recentes em pintura. Patente na Galeria novaOgiva, em Óbidos, até 31 de janeiro.
O CAMB - Centro de Arte Manuel de Brito apresenta, até 7 de outubro, Manuel Baptista ( Obras das Coleções Manuel de Brito e do Artista ).
A Galeria Fernando Santos, no Porto, apresenta a partir do próximo dia 21 de setembro e até 26 de outubro, "Suite Alentejana' - pinturas recentes de Rui Sanches.
E lá fora...
"We Belong to Other People When We're Outside" é o título da mais recente exposição de Pedro Barateiro na Kettle's Yard House em Castle Street - Cambridge.
A artista Paula Roush participa na exposição coletiva Connecting Worlds patente na UBM HQ, 9th Floor, Ludgate House em Londres, até 14 de março de 2014. Visitas sujeitas a marcação.
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro apresenta, até 24 de novembro, "PULSAR" do fotógrafo Marcos Bonisson.
A 9ª Bienal do Mercosul a decorrer em Porto Alegre, Brasil, até 10 de novembro, sob o tema " Se o clima for favorável" conta com a participação de mais de 150 artistas de diferentes nacionalidades.
Sugestões
Maria de Fátima Lambert
- Clique aqui para ver todos os seus artigos
- Perfil
António Gonçalves
- Clique aqui para ver todos os seus artigos
- Perfil
Victor Pinto da Fonseca
- Clique aqui para ver todos os seus artigos
- Perfil
Rui Gonçalves Cepeda
clique aqui para ver todos os seus artigos
Perfil

Outras propostas
artecapital.net
Veja o site
Calendário
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930 
Feed/rss
Perfil
Molduras é um programa de rádio sobre artes   plásticas  - a actualidade expositiva, a entrevista aos artistas, curadores e programadores.

Aqui, neste sítio, pode ouvir na íntegra as entrevistas, conhecer algumas das obras expostas, deixar o seu comentário, a sua sugestão.


Todos as imagens presentes neste site/blogue têm Direitos Reservados.
Não podem ser usadas para fins comerciais ou qualquer outro fim sem consentimento da autora.