Molduras

As artes plásticas na Antena 2 com Teresa Pizarro

Teresa Pizarro

2012-05-28 18:20:30

José de Guimarães - "GRUTA E CRÂNIO ", Desenho 1963-2011

Fundação Carmona e Costa
Inauguração: 19 de Maio às 17h00



José de Guimarães - GRUTA E CRÂNIO , Desenho 1963-2011
Direitos Reservados

Com a apresentação da exposição de José de Guimarães, Gruta e Crânio, a Fundação Carmona e Costa prossegue um trabalho, em alguns casos arqueológico, de levantamento (e incentivo) da produção de desenho em Portugal, afirmando uma posição de singularidade entre as instituições do panorama actual da arte contemporânea.

O desenho, tantas vezes considerado como excepção ou intervalo, momento de repouso na produção de um artista, constitui-se no nosso país como uma disciplina de espectro muito alargado, não sendo no entanto raros os casos de artistas que embora o pratiquem de forma continuada, por esta ou aquela razão não o tornam visível.

Assim sucede com José de Guimarães, artista cuja posição de franca notoriedade no panorama artístico contrasta de forma gritante e paradoxal com o desconhecimento de um tão relevante segmento do trabalho, que permanecia até hoje inédito na sua quase totalidade. 

Nesta exposição, e de forma ainda mais alargada no livro com chancela "Documenta" que a acompanha, apresentam-se desenhos que cobrem um período de quase cinquenta anos. Aquilo que é dado a ver é um conjunto de trabalhos extraordinariamente diversificado, marcado pela experimentação, pela liberdade e pela volúpia do fazer, onde se afina a mão e forma o pensamento.

Entre o passatempo e a descoberta de si, o combate ao tédio e a lenta construção de uma linguagem própria, o desenho é para José de Guimarães o território por excelência de tematização da multiplicidade. Entre desenhos realizados com máquina de escrever ou a tinta projectada com aerógrafo, um alargado conjunto de desenhos eróticos inspirados das gravuras de Hokusai, desenhos de construção lenta ou esquiços de aparência infantil em que à mão é dada a liberdade e a vertigem da procura, tudo aqui se manifesta no júbilo da desordem.

Gruta e Crânio - Desenho 1963-2011 constitui-se assim como uma surpreendente oportunidade de revisitação do trabalho de José de Guimarães através do desenho, a "maior tentação do espírito", segundo Paul Valéry.

Nuno Faria, curador
Abril de 2012

Exposição patente até 28 de Julho de 2012
De quarta a sábado das 15h00 às 20h00 (excepto feriados)

CONVERSA: 26 de Maio (sábado) às 17h00 -José de Guimarães + Nuno Faria


por: Teresa Pizarro

Pesquisa
Áudios do Programa
Exposições em Revista
"São Paulo 2000-2003" parte II, de Miguel Saavedra, patente na Casa da Fotografia até 5 de outubro. Horário: quinta e sextas-feira das 17h30 às 20H00, Sábado das 16H00 às 19H00 (outros dias e horários por marcação: +351 960 412 567).
"Do pequeno espaço entre as coisas " de Pedro Calpez. Nesta mostra-se pode ver-se rabalhos recentes em pintura. Patente na Galeria novaOgiva, em Óbidos, até 31 de janeiro.
O CAMB - Centro de Arte Manuel de Brito apresenta, até 7 de outubro, Manuel Baptista ( Obras das Coleções Manuel de Brito e do Artista ).
A Galeria Fernando Santos, no Porto, apresenta a partir do próximo dia 21 de setembro e até 26 de outubro, "Suite Alentejana' - pinturas recentes de Rui Sanches.
E lá fora...
"We Belong to Other People When We're Outside" é o título da mais recente exposição de Pedro Barateiro na Kettle's Yard House em Castle Street - Cambridge.
A artista Paula Roush participa na exposição coletiva Connecting Worlds patente na UBM HQ, 9th Floor, Ludgate House em Londres, até 14 de março de 2014. Visitas sujeitas a marcação.
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro apresenta, até 24 de novembro, "PULSAR" do fotógrafo Marcos Bonisson.
A 9ª Bienal do Mercosul a decorrer em Porto Alegre, Brasil, até 10 de novembro, sob o tema " Se o clima for favorável" conta com a participação de mais de 150 artistas de diferentes nacionalidades.
Sugestões
Maria de Fátima Lambert
- Clique aqui para ver todos os seus artigos
- Perfil
António Gonçalves
- Clique aqui para ver todos os seus artigos
- Perfil
Victor Pinto da Fonseca
- Clique aqui para ver todos os seus artigos
- Perfil
Rui Gonçalves Cepeda
clique aqui para ver todos os seus artigos
Perfil

Outras propostas
artecapital.net
Veja o site
Calendário
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930 
Feed/rss
Perfil
Molduras é um programa de rádio sobre artes   plásticas  - a actualidade expositiva, a entrevista aos artistas, curadores e programadores.

Aqui, neste sítio, pode ouvir na íntegra as entrevistas, conhecer algumas das obras expostas, deixar o seu comentário, a sua sugestão.


Todos as imagens presentes neste site/blogue têm Direitos Reservados.
Não podem ser usadas para fins comerciais ou qualquer outro fim sem consentimento da autora.