Os Dias da Rádio

Blogue da Antena1

2014-10-01 12:10:21

Oquestrada no Olga Cadaval

Oquestrada no Olga Cadaval
Dia 1 de Novembro!


OqueStrada iniciou em 2001 um poderoso movimento acústico que deu cartas para criar um novo paradigma na estética musical portuguesa. Canções como «Oxalá Te Veja», "Creo carino" e "Se´sta Rua fosse minha" (o seu frankestein popular) giram, desde essa época, em gravações de culto pelo país.
Discreto, como um segredo bem guardado, OqueStrada trilhou o seu caminho de norte a sul abrindo portas a uma outra forma de estar na música e emprestar uma nova voz a um Portugal contemporâneo.
A fama de "milagre musical sem precedentes" conquistaram-na na estrada, com centenas de actuações nos melhores festivais e salas de renome internacional, com a sua sonoridade única a destacar-se no circuito de referência de novos projetos entre o pop acústico e o erudito, agitando as ondas sonoras carimbadas de world music.
Na bagagem trazem o seu novo disco ,"AtlanticBeat mad'in'Portugal" (Disco Antena 1) que saiu no passado mês de Maio, sem esquecer os sucessos do seu primeiro disco.


por : Antena 1

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-30 09:06:26

Amália - 15 Anos

Amália - 15 Anos

De 30 de setembro a 6 de outubro a antena 1 dá destaque aos 15 anos de morte de Amália Rodrigues em duas rubricas com edição de Edgar Canelas:

-15 objectos da vida de Amália
-5 Fados incontornáveis na carreira de Amália


*****

3ª feira - 30 de Setembro
10h54 - Museu do Fado
14h30 - Fado
23h30 - Museu do Teatro

4ª feira - 01 de Outubro
10h54 - Fado
14h30 - Museu do Teatro
23h30 - Museu do Fado

5ª feira - 02 de Outubro

10h54 - Fado
14h30 - Museu do Teatro
23h30 - Casa

6ª feira - 03 de Outubro

10h54 - Fado
14h30 - Museu do fado
23h30 - Museu do Teatro







por : Antena 1

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-29 10:00:30

Rui Massena leva “The Pool Songs” ao Centro Colombo!

Rui Massena leva “The Pool Songs” ao Centro Colombo!
Dia 1 de Outubro às 18h!

A exposição "The Pool" está patente ao público, no Centro Comercial Colombo até dia 9 de Novembro, mas dia 1 de outubro, às 6 da tarde e para assinalar o Dia Mundial da Música, o maestro e músico-compositor Rui Massena inspirado nas imagens da instalação da artista plástica norte-americana, Jen Lewin dá a conhecer as suas composições originais...
Ana Sofia Carvalheda já espreitou esta exposição...e as "The Pool Songs".

*****

No próximo dia 1 de outubro - data em que se assinala o Dia Mundial da Música - o Maestro Rui Massena realizará às 18 horas no Centro Colombo, em Lisboa, um concerto inovador e intimista cuja criação musical teve como fonte de inspiração "The Pool", uma instalação de arte da autoria da escultora norte-america Jen Lewin, que se encontra em exposição neste espaço.
"The Pool Songs" by Rui Massena integra 6 músicas originais com motivos rítmicos e harmónicos muito próprios que, ao som do piano, do violino e na presença de um DJ, proporcionarão a todos os convidados ondas energéticas que impulsionam uma movimentação espontânea e em sintonia com as cores que a instalação integra, criando assim uma atmosfera de interatividade, pautada por cores e sons.

A exposição "The Pool" by Jen Lewin assinala a 4ª edição do projeto A Arte Chegou ao Colombo. Mais de 100 discos interativos colocados em círculo e 40.000 leds compõem a obra de Jen Lewin que incentiva os sentidos do público, através de uma interação de luzes e cores. O projeto é da autoria do Atelier de Arquitetura Likearchitects e curadoria da Exposição da responsabilidade de Emília Tavares.
A exposição está patente ao público até 9 de novembro, na praça central do Centro Colombo, e pode ser visitada todos os dias, das 10:00 às 24:00 horas.



Biografia de Rui Massena

Os maestros são figuras fascinantes, quase sempre excêntricas, tocadas pelo génio. É certamente esse o caso de Rui Massena, conhecida figura do panorama cultural nacional que ajudou a transformar Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura num estrondoso caso de sucesso. Ligado como programador a Guimarães 2012, Rui Massena deixou sementes para o futuro com a Fundação Orquestra Estúdio, uma instituição singular, que conseguiu um tremendo êxito de bilheteira e onde se combinam talentos de mais de duas dezenas de nacionalidades. E aí é possível ver marcas do génio único de Rui Massena: um maestro não se limita a dirigir as diferentes secções da orquestra, mas tem que saber harmonizar diferentes posturas, culturas, linguagens.

Essa visão tem distinguido o trabalho do maestro Rui Massena. Fora de portas, foi maestro convidado principal da Orquestra Sinfónica de Roma, durante as temporadas 2009/2011. Pode atribuir-se-lhe também a proeza de te sido o primeiro Maestro Português a dirigir no Carnegie Hall em Nova Iorque (2007). Dois exemplos da sua capacidade de extravasar as nossas fronteiras. Por cá, embarcou de corpo e alma na aventura Expensive Soul Symphonic Experience, um espectáculo onde uma orquestra clássica encontrou espaço ao lado do moderno hip hop dos nortenhos Expensive Soul e que rendeu um DVD de sucesso (o mais vendido em Portugal em 2012). Não faltam troféus a Rui Massena, aliás: a Academia de Artes e Ciências Brasil atribui-lhe em 2013 a Medalha de Mérito Cultural, tal como a sua cidade natal, Vila Nova de Gaia, que lhe entregou a Medalha de Ouro de Mérito Cultural e Científico. Já o festival Rose d'Or, em Berlim, em 2014, fez da sua série televisiva, "Música Maestro", finalista na categoria de Artes, reconhecendo assim o seu enorme valor cultural.

Estes prémios e distinções reconhecem, afinal de contas, um percurso rico, de total entrega à causa da música, um percurso que o viu a abraçar grandes causas e desafios - foi Director Artístico e Maestro Titular da Orquestra Clássica da Madeira entre 2000 e 2012 - e que lhe permitiu trabalhar com nomes tão sonantes como os de Guy Braustein, José Carreras, Ute Lemper, Wim Mertens, Ivan Lins, José Cura ou Mário Laginha e Bernardo Sassetti. Agora, Rui Massena apresenta-se um outro desafio: o do piano solo. Um maestro sem orquestra, mas com um mundo de melodias e músicas na ponta dos dedos. Esse desafio rendeu um disco - Solo - que lhe revela também uma incrível faceta de compositor. Será esse o trabalho que Rui Massena levará agora aos palcos: um universo mágico de melodias profundas que contam com a sua assinatura e personalidade singular.



por : Antena 1

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
Bem-vindo ao Blogue da Antena 1!
Oiça aqui reportagens e entrevistas alargadas, os formatos e as emissões especiais e leia as noticias sobre os concertos, os espectáculos e os nossos artistas...
Acompanhe os Dias da Rádio!

TV & RÁDIO:
Ouvir Emissão
Programação Antena 1
Programas On-Demand
Podcasts
Especiais
Reportagens
EXCLUSIVOS:
Passatempos
Discos
Filmes
Concertos
Apoios
"OS DIAS DA RÁDIO":
Out. 01
Oquestrada no Olga Cadaval
Out. 01
Amália - 15 Anos
Out. 01
Rui Massena leva “The Pool Songs” ao Centro Colombo!
Set. 26
Mónica Ferraz
Set. 26
Viva a Música: Viviane (25-09-14)
COMUNIDADE:
YouTube
Twitter

Partilhe e recomende este sítio: Partilhe esta Página
© 2009