Os Dias da Rádio

Blogue da Antena1

2014-09-19 23:07:05

Apoio A1: Festival Caixa Alfama 2014

Dias 19 e 20 com apoio da Antena 1!


EMISSÔES ESPECIAIS NA ANTENA 1

Com Edgar Canelas, Ana Sofia Carvalheda, Cristina Condinho, Ana Daniela Soares e Ana Galvão

6ª Feira - 19 de Setembro:
-Emissão Especial 1 - 14h00 - 16h00 - Museu do Fado
-Emissão Especial 2 - 20h13 - 01h30 - Museu do Fado

Sábado - 20 de Setembro
-Emissão Especial 3 - 18h00 - 20h00 - Museu do Fado
-Emissão Especial 4 - 21h10 - 02h00 - Museu do Fado

*****

A 2ª edição do Festival de Fado regressa a 19 e 20 de Setembro!
Eis o cartaz completo:

Dia 19
Ana Bacalhau, Ana Lains, Ana Maria, Ana Moura & António Zambujo, Carmo Moniz Pereira, Cláudia Picado, Cuca Roseta, Gisela João, Gonçalo Salgueiro, Lenita Gentil, Pedro Moutinho, Ricardo Ribeiro, Sara Correia, Urbanos
Igrejas: "Até Deus Gosta de Fado", "Cantar é Rezar"

Palco Caixa Futuro - Bárbara Santos, Joana Vales, Kiko e Luís Carlos (Fadistinha)

Dia 20
Anita Guerreiro, Carminho, Filipa Cardoso, Jorge Fernando, Katia Guerreiro, Marco Rodrigues, Maria da Nazaré, Maria Armanda, Maria Ana Bobone, Tributo a Fernando Maurício, Urbanas
Igrejas: Frei Hermano da Câmara, José Gonçalez, "Cantar É Rezar"

Palco Caixa Futuro - Diana Vilarinho, José Luis Geadas, Mara Pedro e Tiago Correia



Programação especial das Igrejas S. Miguel e Santo Estevão
Um conjunto de Fadistas preparou repertório especial propositadamente preparado para as Igrejas de São Miguel e Santo Estevão, duas das salas mais emblemáticas do Festival.
Pela sua beleza e simbolismo o Fado ecoa nestes dois espaços integrados no Festival de forma ainda mais intensa e penetrante. Dia 19, na Igreja de Santo Estevão, apresenta-se "Até Deus Gosta de Fado".
Estilo musical desde sempre associado à igreja, o Fado tem em alguns dos seus temas de referência letras com menções religiosas. Influenciados pela época, alguns dos maiores poetas escreveram as mais belas letras sobre a temática.
Barbara Santos, Cláudia Picado, Diana Vilarinho, José Luís Geadas, José Gonçalez, Peu Madureira, Rodrigo Rebelo de Andrade e Tiago Correia levarão a cabo esta homenagem, com um repertório especialmente concebido para o momento.
Dia 20, também na Igreja de Santo Estevão, o projecto "Cantar é Rezar", com Carmo Moniz Pereira à cabeça acompanhada de Gonçalo Castel-Branco e Francisco Salvação Barreto.
Os fadistas irão interpretar os temas que normalmente estão incluídos na Missa Cantada, bem como temas cantados habitualmente nas celebrações de índole católica, cristã. Teremos então uma missa cantada, entrecortada com temas religiosos, de cariz e natureza católica interpretada por grandes referências do fado nacional e acompanhados à guitarra e viola. No dia anterior, dia 19, será a vez da Igreja de São Miguel com Carmo Moniz Pereira, Francisco Salvação Barreto e Matilde Cid.
Para finalizar, dia 20 na Igreja de São Miguel, um dos nomes grandes do Caixa Alfama 2014. Nascido em Lisboa, no seio de uma família de fadistas, o monge beneditino, Frei Hermano da Câmara defende os seus ideais através da música que canta e é provavelmente a maior referência de canto religioso do nosso país.
Dono de mais de 50 anos de carreira, ontem reconhecidos com a atribuição do Prémio Carreira pelos Prémios da Fundação Amália Rodrigues, chega ao Caixa Alfama para um espetáculo único onde se sentirá em casa, na Igreja de São Miguel. Ao seu lado estará José Gonçalez. Juntaram-se em 2008 para a tour "Jesus Cristo Anda pela Rua" e desde essa altura que a relação entre ambos se tornou muito próxima.
Dono de uma grande voz, este alentejano de Extremoz, que já trabalhou ao lado de nomes como Maria da Fé, Alfredo Marceneiro, Camané, Katia Guerreiro regressa ao Caixa Alfama em 2014, desta vez com companhia de Luxo.


Em 2013, a Caixa Geral de Depósitos e a Música no Coração reuniram-se no desafio de criar o primeiro grande Festival da música que transporta a identidade e a alma lusa, o Fado. Nasceu assim o Caixa Alfama.
Alfama fervilhou de vida, recebendo 10.000 pessoas, de todas as idades, conhecedoras ou querendo descobrir, e que percorrendo os palcos, assistiram aos concertos de 40 dos melhores e mais reconhecidos intérpretes do Fado.
Desafio cumprido e aposta ganha, tendo recebido o reconhecimento como Evento do Ano nos Prémios da Revista Time Out.

A 19 e 20 de Setembro de 2014, o Caixa Alfama regressa.
Voltam-se a encher as ruas de um dos bairros mais típicos de Lisboa, com 40 Fadistas desde os consagrados às mais interessantes revelações a actuarem em 10 diferentes palcos:

-Palco Caixa
-Museu do Fado (Auditório e Restaurante),
-Largo das Alcaçarias
-Igreja de São Miguel
-Sociedade Boa União
-Fonte do Poeta
-Grupo Sportivo Adicense
-Centro Cultural Dr. Magalhães Lima
-Igreja de Santo Estevão
-Palco Caixa Futuro,  dedicado aos mais novos valores que farão o futuro do Fado, com oito jovens com menos de 18 anos: Bárbara Santos, Diana Vilarinho, Joana Vales, José Luis Geadas, Kiko, Luís Carlos (Fadistinha), Mara Pedro e Tiago Correia .

LINKS:
www.caixaalfama.pt
www.facebook.com/caixaalfama


"A aposta da Caixa Geral de Depósitos a este festival é a tradução do apoio da Caixa ao que de melhor Portugal tem, faz e exporta. É uma associação, efectiva, à cultura portuguesa, ao património cultural português por excelência, colocando a marca Caixa de forma definitiva num diferente patamar de transversalidade, de renovação e de inovação na esfera da sua associação à música", explica Francisco Viana director de Comunicação e Marca da Caixa.

*****

Caixa Alfama, Aqui Mora o Fado.

O bilhete único, já à venda nos locais habituais, mantém o preço de 35€ e deverá ser trocado por pulseira pelo próprio, nas bilheteiras do festival sediadas no Museu do Fado, a partir de dia 18 de Setembro. Pulseira essa que dará acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada um.
Os clientes da Caixa Geral de Depósitos terão 10% de desconto nos bilhetes adquiridos com qualquer cartão de débito ou crédito, na bilheteira do Museu do Fado.





por : Antena 1

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-19 06:44:00

Viva a Música: Alberto Índio (18-9-2014)

Viva a Música: Alberto Índio (18-9-2014)

"Aqui mando eu" foi o que Alberto Índio veio dizer por música ao Palco da Rádio. De facto, o segundo disco deste cantor do Porto, convidado de Armando Carvalhêda para mais uma emissão do Viva a Música, tem exactamente este título e, ao vivo, revelou-se pleno de força através de um conjunto de temas cuja autoria, na sua maioria, é também da sua responsabilidade.

*****

Facebook
Viva a Música no RTPplay

Desde 1996, a ANTENA 1 tem no ar o programa VIVA A MÚSICA!, único espaço regular no panorama audiovisual nacional que apresenta semanalmente, durante uma hora música cantada na nossa língua, ao vivo e em directo.
O programa desenrola-se no Teatro da Luz, em frente ao Colégio Militar, em Lisboa, todas as Quintas-feiras, entre as 15h00 e as 16h00, e é produzido por Ana Sofia Carvalhêda e realizado e apresentado por Armando Carvalhêda.
Por aqui desfilaram já quase todas as grandes figuras da música cantada em português como são os exemplos de: Carlos do Carmo, Pedro Abrunhosa, Ala dos Namorados, António Chainho, Vitorino, Jorge Palma, Mariza, Gal Costa, Tito Paris, Sérgio Godinho, Paulo Gonzo, Pedro Barroso, Camané, GNR, Rui Veloso, Paulo de Carvalho, Rio Grande e Delfins, entre muitas dezenas de outros.


por : Antena 1

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-16 11:47:37

Banda do Mar

Banda do Mar

BANDA DO MAR
Disco editado no dia 8 de Setembro
Digressão nacional em 2015

Banda do Mar é o título do grupo e do disco que une Mallu Magalhães, Marcelo Camelo e Fred.
Com edição prevista para Portugal a 8 de Setembro, o grupo faz digressão no nosso país em 2015.
A expectativa em torno da banda foi sendo criada ao longo dos últimos meses. Tanto Marcelo como Mallu têm uma base de fãs muito forte que não descansaram ao partilhar notícias diariamente de todos os desenvolvimentos da banda. As duas músicas já dadas a conhecer ("Mais Ninguém" e "Hey Nana") revelam isso mesmo, mais de 300 mil visualizações no youtube em menos de 3 dias.



Ana Sofia Carvalhêda conversou com os musicos

"Banda do Mar" é o resultado da amizade franca entre os elementos. Depois de várias viagens transatlânticas, a relação foi sendo cimentada e havia uma necessidade de formalizar um disco. Fred e Marcelo Camelo já tinham colaborado em ocasiões pontuais, mas faltava consolidar a união.
Mallu Magalhães, a mais talentosa artista brasileira da sua geração, impõe no disco toda a sensibilidade feminina mas sem soar frágil, antes pelo contrário. Ao passo que Marcelo Camelo revela uma ambição da canção pop-rock nas suas criações para a Banda do Mar. Como pêndulo de toda a banda, Fred congrega em si um ritmo constante em todo o disco que lhe dá uma personalidade única. São 12 canções, com autorias divididas entre Mallu Magalhães (6) e Marcelo Camelo (6). O disco todo ele foi feito e gravado só pelos 3.
Em Portugal o disco foi editado a 8 de Setembro e a digressão nacional começa no início do próximo ano (2015).





por : Antena 1

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930 
Bem-vindo ao Blogue da Antena 1!
Oiça aqui reportagens e entrevistas alargadas, os formatos e as emissões especiais e leia as noticias sobre os concertos, os espectáculos e os nossos artistas...
Acompanhe os Dias da Rádio!

TV & RÁDIO:
Ouvir Emissão
Programação Antena 1
Programas On-Demand
Podcasts
Especiais
Reportagens
EXCLUSIVOS:
Passatempos
Discos
Filmes
Concertos
Apoios
"OS DIAS DA RÁDIO":
Set. 20
Apoio A1: Festival Caixa Alfama 2014
Set. 19
Viva a Música: Alberto Índio (18-9-2014)
Set. 17
Banda do Mar
Set. 16
Prémio Jovens Músicos 2014
Set. 12
Viva a Música: Myrica Faya (11-09-14)
COMUNIDADE:
YouTube
Twitter

Partilhe e recomende este sítio: Partilhe esta Página
© 2009