Os Dias da Rádio

Blogue da Antena1

2014-04-23 06:30:38

Galandum Galundaina


A Antena 1 estreia esta 4ª feira dia 23 de Abril o novo single dos Galandum Galundaina, "Nós tenemos muitos nabos!
Tem por base dois temas tradicionais que a banda “arranjou” para ter um som final muito ao estilo de Galandum.
É a canção que precede a saída de um disco novo editado este ano.



*****
GALANDUM GALUNDAINA
A excelência da modernidade enraizada

"Porque os seduzia o encontro com a identidade da terra natal que sabiam que lhes corria nas veias como essência primeira de vida, um dia decidiram aventurar-se pelas sendas e pelos trilhos da música tradicional da Terra de Miranda. E por esses caminhos se forma rendendo, em tons maiores de sedução e encantamento, aos sortilégios de uma herança cultural que sendo raiz de passado eles queriam que fosse sobretudo horizonte de futuro.

Queriam recolher, investigar e divulgar esse património vital do seu coração cultural e, emergindo do coração do Planalto Mirandês em meados dos anos 90 do século passado, o grupo Galandum Galundaina tornou-se uma referência seminal na vertente de reelaboração e actualização dos repertórios da tradição oral da música mirandesa – apre(e)ndidos por imersão por força da vivência no seio dessas mesmas comunidades e, anos mais tarde, abordados com o saber enriquecedor de quem realizou estudos superiores em conservatórios e universidades, nacionais ou estrangeiras –, com uma dimensão hoje muito legítima e merecidamente reconhecida a nível regional, nacional e internacional.

Para melhor concretizarem todo este laborioso trabalho de recuperação e de actualização renovadora e inovadora das sonoridades da música tradicional mirandesa – os temas utilizados, baseiam-se no repertório tradicional dando uma roupagem nas harmonizações vocais e rítmicas de densidades sonoras relevantes que ninguém fica indiferente –, os elementos do grupo socorreram-se de uma tão grande como invulgar variedade de ferramentas sonoras – instrumentos musicais – para o efeito construídos ou preparados/modificados pelo próprio grupo, conferindo-lhes uma característica sonora incomparável e original.

Reconhecidos e premiados, com três registos fonográficos e um videográfico que foram destacados pela crítica da especialidade e aclamados pelo público que faz de cada concerto um verdadeiro festim de intensa celebração cultural e de amplamente partilhado convívio, Galandum Galundaina assumiu sempre, ao longo dos vinte anos da sua existência, uma cumplicidade activa e dinâmica para a implementação, programação e apoio técnico de vários festivais e eventos a nível nacional.

Neste percurso, volvidos todos estes anos, as sendas e os trilhos que eles percorreram para a (re)descoberta da música tradicional mirandesa converteram-se num caminho original e inspirador para as novas gerações de músicos e instrumentistas, dentro e fora da terra de Miranda. Muito mais do que embaixador musical e cultural da Terra de Miranda, Galandum Galundaina é, aqui e agora, a expressão da excelência daquilo que de melhor se faz, no quadro da estética folk, em termos de reproposta das raízes musicais da identidade mirandesa."

Mário Correia


por : Antena 1

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-04-22 08:39:13

"Histórias Clandestinas"





 Desenho de José Dias Coelho


"Histórias Clandestinas"
é uma série de programas com homens e mulheres que decidiram viver na clandestinidade para fazer atividade política contra a ditadura.

Alguns estiveram anos completamente afastados e sem contacto com a família, em permanente alerta para escapar à vigilância da Pide e à prisão.
Viviam em casas com famílias de fachada, faziam trabalho político em fábricas, em tipografias clandestinas, sempre com pseudónimos e falsas identidades.
Muitas vezes passavam dificuldades económicas severas.
Para além dos sacrifícios pessoais, a clandestinidade atingia toda a família: pais que não sabiam dos filhos, crianças que foram afastadas dos pais, por vezes durante anos.
Quarenta anos depois do 25 de Abril, Ana Aranha convida algumas destas pessoas a voltar ao tempo em que tinham que ser quase invisíveis.

Com Ana Aranha.

Aos sábados às 09:07 (repete às 23:07).


*****

Oiça os testemunhos de Raimundo Narciso e Maria Machado na emissão de 26 de Abril.






 


por : Antena 1

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-04-17 08:46:30

Chick Corea no CCB!

Chick Corea no CCB!
Dia 31 de Maio

0 vencedor de 20 Grammys e não contestado virtuoso em teclado,
Chick Corea alcançou status de lenda viva.  depois de quatro décadas de criatividade sem igual e uma produção artística que é simplesmente
Impressionante.
Chick é o quarto artista mais nomeado na historia dos Grammys. com
61 nomeações. Ganhou tambem tres Grarnmys Latinos, o máximo que
qualquer artista teve na categoria de Melhor Álbum Instrumental.

Desde avant-garde ao bebop e ao fusion, canções infantis a música de camara, juntamente com algumas incursões de longo alcance em obras sinfónicas, Corea tocou um numero surpreendente de bases musicais na sua ilustre carreira, mantendo um padrão de excelencia que e inspiradora. Um espirito criativo incansável, Chick continua a avançar, continuamente reinventando-se no processo.


por : Antena 1

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
Bem-vindo ao Blogue da Antena 1!
Oiça aqui reportagens e entrevistas alargadas, os formatos e as emissões especiais e leia as noticias sobre os concertos, os espectáculos e os nossos artistas...
Acompanhe os Dias da Rádio!

TV & RÁDIO:
Ouvir Emissão
Programação Antena 1
Programas On-Demand
Podcasts
Especiais
Reportagens
EXCLUSIVOS:
Passatempos
Discos
Filmes
Concertos
Apoios
"OS DIAS DA RÁDIO":
Abr. 23
Galandum Galundaina
Abr. 22
"Histórias Clandestinas"
Abr. 17
Chick Corea no CCB!
Abr. 16
Carlos A. Moniz no "Vozes da Lusofonia"
Abr. 17
UHF: "Era de Noite e Levaram"
COMUNIDADE:
YouTube
Twitter

Partilhe e recomende este sítio: Partilhe esta Página
© 2009