TEC&NET

Alexandre Brito

2009-04-02 23:38:49

Primeiro contacto com a Nintendo DSi

É lançada esta sexta-feira, em Portugal, a nova Nintendo DSi. Tive a oportunidade de experimentar a pequena consola antes de sair para o mercado. A DSi fez-me recordar os tempos de criança em que passava horas com pequenos jogos electrónicos. Mas a nova consola da Nintendo é um pouco mais do que isso.
Primeiro contacto com a Nintendo DSi
Nintendo

Comecemos pelas comparações com a versão mais antiga. Os ecrãs são maiores, o som foi melhorado, tem uma câmara interna e outra externa, é 12% mais fina e compatível com cartões de memória SD. Têm ainda um receptor sem-fios para ligação à internet e uma memória interna de 256 MB.

Para além dos habituais jogos para a consola, que é sempre a principal razão pela qual compramos um equipamento como este, a Nintendo apetrechou a DSi com uns extras interessantes.

Com as câmaras incorporadas é possível tirar algumas fotografias e brincar com os efeitos que a DSi permite, como distorções da face, entre outros. De destacar o sistema de reconhecimento facial que permite fazer com que, por exemplo, uns belos bigodes de gato fiquem colados à nossa cara.

É também possível criar um diário fotográfico ou colocar a DSi em cima de uma mesa como moldura digital....embora maiores, os ecrãs não são assim tão grandes para que esta função se torne um sucesso.

As câmaras incorporadas servem também para jogar uma vez que reconhecem o movimento do utilizador.

Esta consola da Nintendo é igualmente um "player" de música uma vez que permite ouvir do cartão de memória ficheiros de áudio AAC e até criar pequenas distorções em tempo real como verdadeiros DJ´s.

Tal como já acontece com a Nintendo Wii, a ligaçao à Internet da DSi serve principalmente para descarregar mais jogos e software do serviço DSiWare.

Nintendo instala-se em Portugal

O lançamento da DSi em Portugal acontece no mesmo dia em que a Nintendo decidiu lançar a sucursal da empresa japonesa em Portugal, que era até agora representada pela Concentra.

A Nintendo considera Portugal "um mercado com um vasto potencial de crescimento, especialmente junto de quem tradicionalmente fica fora das contas do mercado de videojogos, como o público feminino e sénior".

Apesar de pretender diversificar o género e idade dos utilizadores das consolas, o que a Nintendo terá conseguido em parte com a Wii, parece-me que DSi está destinada a um mercado mais jovem.

Isto apesar de ter regressado, como escrevi no início, aos tempos de criança, a jogar Super Mario Bros.

Nada como verem um vídeo para perceberem um pouco melhor o que é afinal esta Nintendo DSi:


por: Alexandre Brito, RTP
Tags: Jogos

Alexandre Brito é jornalista da RTP desde 2002. Foi reponsável pela redação multimédia da RTP e é actualmente coordenador da RTP Informação. Anteriormente esteve na SIC Online, SIC Notícias e no Canal de Notícias de Lisboa (CNL). Alexandre Brito é licenciado em Comunicação Social, mestre pela Universidade do Minho e "Master of Broadcast Journalism" pela Universidade de Boston, EUA. Foi aqui que ganhou o gosto pela tecnologia ao tirar uma especialização em jornalismo online. Terminou a passagem pelo estrangeiro em Londres, onde esteve durante seis meses a realizar um estágio profissional na CNN.



        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930