Viva a música

Música ao vivo cantada na nossa língua.

Armando Carvalhêda, Ana Sofia Carvalhêda

2012-03-09 13:51:59

Pedro Barroso

Pedro Barroso
Dia 15 de Março, Armando Carvalhêda recebeu Pedro Barroso no palco da rádio.





Se a expressão "a sala foi pequena para acolher tantos espectadores" pode soar a "cliché",  ela corresponde rigorosamente ao que se passou na passada 5ª feira com a apresentação de Pedro Barroso no Teatro da Luz, em mais uma emissão de Viva a Música. De facto, seria preciso ter a sala o dobro do tamanho para acolher nas melhores condições todos os que queriam  ver e ouvir "Cantos da Paixão e da Revolta", o mais recente disco do cantautor a quem chamam o último trovador. Foram momentos de grande emoção proporcionados por cada novo tema ouvido no Palco da Rádio, mais tarde prolongados na entrevista de Ana Sofia Carvalhêda e numa muito longa sessão de autógrafos. Muitos quiseram levar de Pedro Barroso outra recordação para além das suas canções.

*****

"A música de Pedro Barroso é transversal e atravessa idades e gerações, sempre plena de significados e sensibilidade.
É um autor histórico de uma geração de coragem que lutou, ainda na clandestinidade, a vida académica e através da sua arte, derramada em tantos palcos clandestinos e sessões de baladas, ainda antes do 25 de Abril. Foi esse grupo de gente, artistas muitas vezes esquecidos, jovens universitários dos anos sessenta e setenta - baladeiros lhes chamavam - que muito contribuiu, pela canção, para nos devolver os valores imensos da Democracia e a Liberdade. Com um longo e criativo percurso de mais de quatro décadas, desde a sua estreia no célebre programa Zip Zip, em 1969, Pedro Barroso é, hoje por hoje, um dos últimos sobreviventes dessa geração da resistência, facto que leva muitos a considerá-lo, pelo estilo criativo, qualidade poética e dizer inconfundível como o último trovador.

Faz canções como já não se usa fazer. São actos de sentir e de pensar, momentos de intensidade e subtileza. Carregadas de palavras cúmplices e memorias de sempre. E, curiosamente, neste disco histórico prenuncia, simultaneamente, o seu retiro; mas também, de novo, a sua revolta. Vê-se que o presente momento do País e do Mundo lhe recorda a mesma amargura dos velhos tempos e das velhas razões, e a disponibilidade eterna para as causas da Justiça e da Liberdade.

A sua sensibilidade, disfarçada por um porte imenso, um desprendimento e uma atitude de retiro e uma quase apaixonada defesa dos valores fundamentais da intimidade, da poesia e da simplicidade de existência, levam-no a viver, por norma, afastado dos centros de exibição e glória imediata, onde é notório que não se revê, nem participa. O seu espaço é a sua imensa capacidade criativa; a sua cumplicidade com a paixão intensa e a revolta latente sempre. O que ressalta de uma análise do Mundo ora envolvente de ternura e intimidade, ora exigente de direitos e justiça.

Ao escuta-lo sentimos nele o lutador que não desiste...E estes "Cantos da paixão e da revolta" são exactamente uma espécie de contabilidade dos itinerários percorridos e de todos os que ainda haja por percorrer."

A convite de Armando Carvalhêda, Pedro Barroso ilumina o Palco da Rádio esta 5ª feira, com algumas canções dos "Cantos da paixão e da revolta", título  do seu mais recente disco. Vai ser certamente um momento marcante desta temporada do Viva a Música.



por : ana.carvalheda

        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
O programa Viva a Música e o seu realizador Armando Carvalhêda foram distinguidos em 2009 com o Prémio Pró-autor, atribuído pela SPA (Sociedade Portuguesa de Autores)
 
Desde 1996, a ANTENA 1 tem no ar o programa VIVA A MÚSICA!, único espaço regular no panorama audiovisual nacional que apresenta semanalmente, durante uma hora música cantada na nossa língua, ao vivo e em directo.
O programa desenrola-se no Teatro da Luz, em frente ao Colégio Militar, em Lisboa, todas as Quintas-feiras, entre as 15h00 e as 16h00, e é produzido por Ana Sofia Carvalhêda e realizado e apresentado por Armando Carvalhêda.
Por aqui desfilaram já quase todas as grandes figuras da música cantada em português como são os exemplos de: Carlos do Carmo, Pedro Abrunhosa, Ala dos Namorados, António Chainho, Vitorino, Jorge Palma, Mariza, Gal Costa, Tito Paris, Sérgio Godinho, Paulo Gonzo, Pedro Barroso, Camané, GNR, Rui Veloso, Paulo de Carvalho, Rio Grande e Delfins, entre muitas dezenas de outros.
Sopros de ZecaRogério CharrazAdelaide FerreiraCélia LeiriaNatalia JuskiewiczDiabo a SeteNatal de Música 2011AndarilhosJoana MeloAlberto IndioCitâniaRita GordoPedro BarrosoAntónio ZambujoA NaifaGaiteiros de LisboaCristina BrancoJosé Barros e NaveganteRitinha LoboDialectoZeca - 25 anos depoisMemorialNancy VieiraMiguel GizzasRealejoSérgio GodinhoQuinta do BillFábia RebordãoDazkarieh - MaioVivianeCristina Nóbregauhf -"Porquê?"Couple Coffee4 ao SulPeixe:AviãoMiguel Brito RebeloAtlantidhaToques do CaramuloFernando AlvimNé LadeirasBoémiaPaulo de CarvalhoO Viva a Música regressa a 15 SetembroRegressa a 15 SetembroMovimentoPucarinhoCristina MariaAdrianaHelena OliveiraCompanhia da MúsicaJorge RoqueAnjosAqui há Baile3 MariasEntre AspasModa MãeLuiz CaracolRita DiasViva a MúsicaAline FrazãoGisela JoãoAmor ElectroOutra MargemCarlos LeitãoLuis RepresasCati FreitasJorge NunesReal CompanhiaSenhor VadioAI!Helena SarmentoFura FuraIsa de BritoKumpania AlgazarraRicardo OliveiraPierre AderneTeresa SalgueiroModa ImpuraMário MataRodrigo Costa FélixSebastião Antunes e a QuadrilhaMusicalbiCustódio CasteloHomem 7 InstrumentosRegresso 17ªtemporadaStockholm Lisboa ProjectCelina da PiedadeZé LuisPensão FlorAdriana QueirozAla dos NamoradosTamborGonçalo BiléBaúJorge FernandoMiguel CalhazNatal de Música 201217ªtemporada Viva a MúsicaVitorinoAna Sofia VarelaJP SimõesCarminhoContrabandoAssobioFilipa CardosoNerudaTerra D´ÁguaPedro MoutinhoErva de CheiroFerias do Viva a Música14ªtemporada Viva a MúsicaPássaro CegoSalvador TabordaRão KyaoDAZKARIEHSebastião AntunesRicardo AzevedoMarco RodriguesCantigas do BaúJoão BragaLuraLuísa AmaroFrei Fado Del ReiKátia GuerreiroPedro VazPé na TerraHélder MoutinhoArnauthReportagemEntrevistaUhfDeolindaCêpa TortaUxu KalhusDuarteDonna MariaEdu MirandaMariáriaMaria João QuadrosFrancisco NaiaAry dos SantosRockJorge RivottiVirgem SutaPortugal AcústicoRaízesIvan LinsFérias Viva a MúsicaFilarmónica FraudeRicardo RibeiroFernando TordoPedro AbrunhosaMiguel GameiroRicardo ParreiraA CarumaFernando PereiraLuisa RochaZeca MedeirosAfonso DiasMarizaRodrigoViva a Música-RegressoNatal de Música 2010Mafalda ArnauthJulio PereiraCamanéCanto daquiAna LainsDANAERonda dos 4 CaminhosMonte LunaiBoas FestasNatal de MúsicaNaveganteAna MouraJoana RiosJosé CidDanças OcultasNinhoProcurançaMarenostrumAnaquimJoana AmendoeiraAntónio Chainhoflor de LisGalandum GalundainaAna MartavideoToque de CaixaTradicionalTimBarrosoMaria AliceLuís e a LataPerdigãoFadoAmendoeira

TV & RÁDIO:
Ouvir Emissão
Programação Antena 1
Programas On-Demand
Podcasts
Especiais
Reportagens
EXCLUSIVOS:
Passatempos
Discos
Filmes
Concertos
Apoios
"OS DIAS DA RÁDIO":
Abr. 17
Chick Corea no CCB!
Abr. 16
Carlos A. Moniz no "Vozes da Lusofonia"
Abr. 17
UHF: "Era de Noite e Levaram"
Abr. 14
COUPLE COFFE CELEBRAM 40 ANOS DO 25 DE ABRIL COM AS CANÇÕES DE ZECA AFONSO...
Abr. 17
"Histórias de Abril"
COMUNIDADE:
YouTube
Twitter

Partilhe e recomende este sítio: Partilhe esta Página
© 2009