Desporto

Jogos inter-freguesias mobilizam 20 equipas em Câmara de Lobos

Jogos inter-freguesias mobilizam 20 equipas em Câmara de Lobos
No próximo fim-de-semana, nos dias 24 e 25 de setembro, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos promove, em parceria com a companhia de Teatro Metáphora, a I.ª edição dos Jogos Inter-freguesias. Durante dois dias, cerca de 100 participantes, distribuídos por mais de 20 equipas oriundas de todas as freguesias do concelho, deixam a rotina diária para viverem a aventura.

Os jogos iniciam-se no sábado, dia 24 de setembro, com uma prova de canoagem na Baía de Câmara de Lobos, seguindo-se uma caça ao tesouro no Cabo Girão. No período da tarde os atletas arrancam para o Estreito de Câmara de Lobos para um conjunto de provas surpresa e de seguida sobem ao Jardim da Serra para realizarem uma caminhada entre a Boca dos Namorados e o Curral das Freiras. Neste pitoresca freguesia estão previstas provas noturnas, sendo que os participantes nos jogos pernoitarão no Curral das Freiras. Na manhã do dia 25 de Setembro, as equipas participam numa prova de orientação que terá lugar no centro da freguesia do Curral das Freiras.

Segundo a vereadora Verónica Faria, com o pelouro da juventude e desporto, a realização dos Jogos-Interfreguesias visa promover o desporto lúdico: “muito mais do que uma atividade competitiva, os Jogos Inter-Freguesias representam na sua essência um apelo à superação dos obstáculos, baseado na dinamização do espírito de equipa”.

Esta organização da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, com parceria com o Teatro Metaphora vale, fundamentalmente pela animação e convívio entre todos os participantes, consta, para além do tradicional passeio pelas serras do Concelho, de provas complementares de aventuras, onde os concorrentes são obrigados a verdadeiros desafios na orientação com e sem obstáculos caminhada canoagem e outras provas surpresa.

Segundo Verónica Faria é objetivo da autarquia promover anualmente uma edição dos jogos, por forma a estimular o convívio e a interatividade entre os jovens e as populações em geral das freguesias do concelho.