Desporto

Mafalda Freitas distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal

Mafalda Freitas distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal
No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Comité Olímpico de Portugal homenageou 16 mulheres dirigentes desportivas, sendo uma das distinguidas, a atual presidente do Clube Naval do Funchal, Mafalda Freitas.

Este evento teve como abertura, a Conferência “Liderança no Feminino – Percursos de Sucesso e Perspetivas de Desenvolvimento”, onde as oradoras convidadas falaram da sua experiência e percurso no mundo desportivo onde muitas vezes foram confrontadas com alguns obstáculos e até discriminação, mas tendo, mesmo assim, atingido o seu objetivo de se tornarem dirigentes num meio maioritariamente associado ao sexo masculino.

Mestre em Gestão de Empresas, a presidente do CNF desde 2010 – a primeira mulher a exercer este cargo – tem também sob a alçada do clube, a gestão da Marina do Funchal. Mafalda Freitas teceu algumas palavras a agradecer todos aqueles que a apoiam, «Obrigada ao Comité Olímpico e ao presidente da Federação de Canoagem [Vítor Félix] por se terem lembrado de mim e do grande clube que tenho a honra ser presidente. Gostaria de dedicar esta distinção a todas as atletas do CNF, treinadoras, dirigentes, funcionárias, a todas as sócias do clube e às mulheres da minha vida: a minha mãe, as minhas irmãs, a minha filha Ana, as minhas amigas e claro, a todas as mulheres da Madeira.»

A presidente navalista foi homenageada por José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, e das 16 mulheres distinguidas, é de realçar que foi a única pertencente a um clube de modalidades ligadas ao mar e a única não proveniente de Portugal Continental.