Política

Liliana Rodrigues participa em Seminário sobre direitos LGBTI

A inicitiva teve por objetivo pensar um combate mais eficaz à discriminação

Liliana Rodrigues participa em Seminário sobre direitos LGBTI

Liliana Rodrigues e Elly Barnes © DR

A eurodeputada Liliana Rodrigues participou ontem, dia 29, como oradora no Seminário I AM WHAT I AM - Promoting the rights of LGBTI in the EU, uma organização do Grupo do Partido dos Socialistas Europeus, em cooperação com a Rainbow Rose.

O seminário teve como principal objectivo promover a sensibilização para as diferenças existentes no que respeita aos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e intersexuais (LGBTI) nos diferentes Estados-Membros da União Europeia, promover o intercâmbio de melhores práticas a nível local e regional em termos de medidas favoráveis às pessoas LGBTI e discutir contributos para um combate mais eficaz contra a discriminação e o discurso de ódio.

A acompanhar a eurodeputada madeirense, esteve Elly Barnes, fundadora do programa “Educate & Celebrate”, que tem por missão transformar escolas e organizações em espaços “LGBTI-friendly”.

Para Liliana Rodrigues, “o conceito de ‘tolerância’ deve assumir uma vertente activa e orientar todos os nossos esforços no combate aos estereótipos, especialmente na educação. “Todos sabemos que cidadãos com uma auto-estima equilibrada são menos propícios a desenvolverem a necessidade de excluir, desvalorizar ou atacar os outros" (…) "Promover essa vontade para aceitar a diferença é uma das principais tarefas da educação. Daí a necessidade de uma pedagogia para a diferença”.

Fundamental para a deputada madeirense é também “o trabalho local, nas nossas comunidades, com as famílias e associações, especialmente com as escolas. Todos conhecemos exemplos de boas práticas que vão de encontro aos ritmos e necessidades específicas de cada comunidade. Penso que esta é a via a seguir para a real mudança de mentalidades”.