Sociedade

26 de Setembro, Dia Nacional do Farmacêutico

26 de Setembro, Dia Nacional do Farmacêutico
A Ordem dos Farmacêuticos comemora no dia 26 de setembro, segunda-feira, o Dia Nacional do Farmacêutico.

Para assinalar esta data, foram organizadas várias atividades dirigidas aos profissionais do setor e ao público em geral, que podem ser consultadas em www.ordemfarmaceuticos.pt/df2016.

A Região Autónoma da Madeira acolheu, no dia 12, a Conferência “O desafio da resistência antimicrobiana. A oportunidade dos Sistemas de Informação”, na qual participaram o secretário de Regional da Saúde, João Faria Nunes, a presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, Ema Paulino, e o presidente da Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Farmacêuticos, Bruno Olim.

Entre as principais iniciativas organizadas está também a campanha “Valor do Farmacêutico: Um Compromisso para a Saúde”, cujo conteúdo poderá também ser consultado em www.valordofarmaceutico.com.

Para o dia 26 está agendada a realização de uma Sessão Solene comemorativa em Lisboa, no Teatro Thalia, na qual participam o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, entre outras personalidades e representantes de entidades ligadas ao setor da Saúde.

Durante esta cerimónia serão entregues as Medalhas de Honra da Ordem dos Farmacêuticos e homenageados os farmacêuticos que completam 50 anos de dedicação à profissão. Na ocasião serão também distinguidos os estudantes que obtiveram classificações mais elevadas em cada uma das instituições de ensino superior que lecionam o Mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas.

O evento ficará também marcado pela entrega do Prémio de Investigação Científica Professora Doutora Maria Odette Santos-Ferreira, no valor de 10 mil euros, que visa promover a investigação científica no domínio da Saúde Pública realizada por farmacêuticos portugueses e, ao mesmo tempo, dar a todos a distintíssima referência de vida e obra da professora universitária e investigadora que se distinguiu pelos estudos que realizou no domínio da infeção pelo vírus da imunodeficiência humana.