Sociedade

Cinquenta escritores e 28 livreiros marcam presença na Feira do Livro do Funchal

Cinquenta escritores e 28 livreiros marcam presença na Feira do Livro do Funchal
Cerca de 50 escritores portugueses, dos quais 40 da Madeira, participam este ano na Feira do Livro do Funchal, que começa esta sexta-feira e decorre até 22 de maio, contando também com a presença de 28 livreiros.

O evento, organizado pela Câmara Municipal do Funchal, tem como palcos principais a placa central da Avenida Manuel Arriaga e o Teatro Municipal Baltazar Dias, no centro da cidade, por onde vão passar escritores como António Tavares (prémio Leya 2015), José Manuel Rodrigues, João de Melo, Paulo Salvador, Luísa Castel Branco, Tiago Rebelo, Domingos Amaral, António Torrado e Helena Marques.

No decurso da 42.ª edição da Feira do Livro do Funchal, terão lugar sete lançamentos de inéditos, dois dos quais apoiados pela autarquia, como "Cânticos, Anjos e Labirintos", do poeta madeirense José António Gonçalves, já falecido.

Para lá dos livros, a edição de 2016 garante outras formas de expressão cultural, em que se destaca a exibição de seis filmes em horário de 'matinée' e o Monstra à Solta, que expande o festival de animação de Lisboa até à capital madeirense.

Por outro lado, a música aparece pela mão dos Casados de Fresco, um projeto de João Gil e Ana Mesquita (13 de maio, às 21:30, no Teatro Municipal Baltazar Dias), mas também por vários grupos madeirenses.

A edição deste ano da Feira do Livro do Funchal irá funcionar das 11:00 às 20:00, em todos os dias da semana, com exceção de sexta e sábado, em que a feira fecha portas às 23:00.

A Feira do Livro da cidade do Funchal iniciou-se em 1974, por inspiração das feiras das principais cidades do país, com o objetivo de fomentar a leitura e o gosto pela literatura, divulgando obras a preços mais acessíveis.

Inicialmente, o local de exposição era no Jardim Municipal do Funchal, em pequenas barracas de madeira, mas acabou por descer até à placa central da avenida Manuel Arriaga, em quase toda a sua extensão.