Sociedade

Navegador solitário chega ao Porto Santo em micro-barco

O sueco Sven Yrvind, construtor de embarcações e famoso por viajar sozinho, aportou no Porto Santo para descansar.

Video: Miguel Baptista © Foto: Sven Yrvind

Sven Yrvind está no Porto Santo, onde chegou no dia 7 de julho para descansar, pode ler-se no site do velejador solitário sueco.

Yrvind, tem 82 anos, é um marinheiro, construtor de barcos e escritor sueco. Ficou famoso por viajar sozinho em pequenos barcos construídos pelas próprias mãos, como este, o “ExLex.

O ExLex, está aportado no Porto Santo, é basicamente uma experiência, tem alguns problemas que precisam ser resolvidos, como reconhece o navegador solitário. No site onde descreve as aventuras, Yrvind diz que “o barco é muito pesado, o que afeta a velocidade e a estabilidade. Há um problema sério com o controle que faz com que o leme bloqueie. É muito apertado por dentro e não foi possível manusear a vela a partir da escotilha frontal como foi planeado.”
Perante estes problemas Sven Yrvind decidiu corrigir e projetar um novo barco onde esses problemas sejam corrigidos. Agora está a descansar mas promete dar novidades através do site.

O sueco decidiu, em 2012, fazer uma viagem solitária à volta do mundo num barco com apenas 5,76 metros de comprimento e um pouco mais de 1 metro de largura. O ExLex foi construído com folhas Divinycell de 4 cm de espessura e atinge uma velocidade média de 2 nós. O quer quer dizer que a viagem sem escalas de 15.000 milhas náuticas, pode levar cerca de 300 dias a concretizar.

Sven Yrvind tem uma vida cheia de conquistas náuticas, chegou a dar palestras à família real da Suécia e também recebeu prémios do prestigiado Royal Cruising Club no Reino Unido.

Yrvind garante que o barco é uma pequena cápsula, onde nada lhe pode acontecer. “É como atirar uma garrafa ao mar”, pode virar-se e dar cambalhotas “mas volta sempre” à superfície”.