Augusto Inácio avalia a importância do clássico

por Mário Aleixo - RTP
Augusto Inácio pesa a importância do clássico para FC Porto e Sporting José Coelho-Lusa

O FC Porto pode reforçar no sábado a liderança da I Liga de futebol e estabelecer novo recorde de vitórias consecutivas (19) no estádio do Sporting que tenta evitar o afastamento prematuro da corrida ao título, logo à 17.ª jornada.

Enquanto os portuenses darão mais um passo firme em direção ao bicampeonato caso se imponham no clássico -- o empate não deixa de servir os interesses dos azuis e brancos -, uma derrota deixará o Sporting praticamente “KO” na luta pelo título nacional, que lhe escapa desde 2002, quando ainda faltará disputar toda a segunda volta da prova.
,
Confrontado pela Antena 1 com a importância do clássico Augusto Inácio, campeão europeu pelos “dragões” e campeão nacional pelos “leões” disse sentir que chegou a hora da verdade para o Sporting do treinador Marcel Keizer.



Mas o treinador ainda destacou a ideia de que se o Sporting não vencer vai aumentar a instabilidade no reino do leão embora na realidade nesta altura a luta é pela segunda posição.

Na matemática do campeonato à 17.ª jornada Augusto Inácio vê um “dragão” confortável e que pode começar a encomendar as faixas de campeão se nenhum dos três concorrentes pontuar no fim da primeira volta.

Os “dragões” vão em dois reforços de inverno e a vinda de Pepe significa para Augusto Inácio que alguém vai sair no eixo da defesa. Quanto a Fernando Andrade precisa jogar regularmente para justificar a aposta.

Este jogo entre Sporting e FC Porto junta na mesma tribuna os dois presidentes.
Com a chegada de Frederico Varandas ficaram normalizadas as relações entre Sporting e FC Porto. Daí que sábado em Alvalade Varandas fique ao lado de Pinto da Costa.
Até agora e desde que tomou posse Varandas recebeu na tribuna presidencial todos os responsáveis de clubes adversários e até ver nenhuma indicação foi dada em contrário.
Diferentes cenários
Mesmo uma igualdade colocará os “leões” em posição muito fragilizada para atingir um objetivo que no início da época pareceu ainda mais distante, em consequência do ataque à Academia de Alcochete por parte de um grupo de adeptos, que agrediu jogadores, treinadores e outros funcionários, esteve na base da destituição do presidente Bruno de Carvalho e da realização de eleições antecipadas.

Além dos “dragões”, o Sporting precisará de recuperar terreno em outras duas frentes, uma vez que na jornada passada perdeu em Tondela (2-1) e foi ultrapassado pelo Sporting de Braga e o Benfica, também a viver dias conturbados, com a rescisão do treinador Rui Vitória e a substituição pelo interino Bruno Lage, ficando a dois e um ponto de distância dos rivais, respetivamente.

pub