Benfica joga na Madeira a "piscar o olho" ao tri

por Mário Aleixo - RTP
O fim de semana futebolístico promete ser animado pela luta entre Benfica e Sporting Lusa

O Benfica pode sagrar-se tricampeão, mas o Sporting não desarma.

Os encarnados necessitam de vencer o Marítimo e beneficiar de um deslize do Sporting frente ao Vitória de Setúbal, mas os "leões" não parecem dispostos a facilitar a vida ao rival lisboeta.

O Benfica tem conseguido, com maior ou menor dificuldade, gerir a vantagem conquistada à 25ª ronda, precisamente, com uma vitória por 1-0 em Alvalade, mas o Sporting nunca desarmou e a vitória por 3-1 sobre o FC Porto, no Estádio do Dragão, foi a mais recente demonstração da determinação leonina.

A proximidade entre as duas equipas e o vislumbre da meta do campeonato trouxe de volta o clima de guerra aberta vivido no início da época, motivado pela mudança da Luz para Alvalade de Jorge Jesus, treinador que conquistou para o Benfica três títulos nacionais em seis temporadas.

Sporting à vontade e Benfica sob pressão

Sem jogadores lesionados ou suspensos, o Sporting tem no sábado um compromisso, teoricamente, mais acessível, ainda que o V. Setúbal não tenha assegurado matematicamente a manutenção, procurando colocar o bicampeão nacional sob pressão.

A deslocação no dia seguinte ao estádio do tranquilo Marítimo, onde o Benfica goleou por 4-0 na época passada, será talvez a última prova de fogo para a equipa treinada por Rui Vitória, que na derradeira jornada recebe o Nacional e persegue na Madeira o 19º triunfo nos últimos 20 encontros na Liga.

O técnico do Benfica poupou quase todos os titulares na segunda-feira, frente ao Sp. Braga, no jogo que lhe valeu a qualificação para a final da Taça da Liga, mas ainda não tem certezas sobre a recuperação plena do avançado argentino Nico Gaitán e do defesa Jardel, o jogador mais utilizado.

A forma como venceu as últimas quatro partidas na Liga, em evidente esforço e sempre de forma tangencial, levantou dúvidas sobre a condição física do comandante, desgastado pela presença em várias frentes, e sobre a capacidade de segurar a magra vantagem sobre o Sporting até ao fim.

O rival lisboeta parece "vender saúde", impulsionado pelo regresso aos golos do avançado argelino Islam Slimani, segundo melhor marcador da prova, com 26 golos, menos cinco do que o brasileiro Jonas, que saltou do banco para virar o resultado a favor do Benfica no recente embate com o Sp. Braga (2-1).

pub