Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Benfica procura aproveitar deslize do FC Porto frente ao Moreirense

por RTP
Legenda da Imagem Sedat Suna - EPA

O Benfica procura este domingo, frente ao Moreirense, manter os cinco pontos de vantagem sobre o Sporting e aproveitar o deslize do FC Porto frente ao Belenenses (0-0), na 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

As águias recebem às 18:00 o Moreirense, com dois pontos de avanço sobre o Sporting, que venceu o Boavista (1-0), e quatro sobre o FC Porto, que somou o terceiro empate consecutivo no campeonato.

O Moreirense, que, em seis visitas à Luz para a Liga, conseguiu dois empates, mas perdeu os quatro últimos encontros, chega a esta jornada sem treinador, depois da saída de Pepa, interinamente substituído pelo preparador físico Leandro Mendes.
O jogo tem início às 18h00 e pode ser acompanhado no site da RTP, com relato da Antena 1.

Depois do empate em casa do Besiktas (3-3), na Liga dos Campeões, o Benfica, única equipa invicta no campeonato, continua sem poder contar com Jonas, Grimaldo e André Horta.

O Vitória de Guimarães, em igualdade com o Sporting de Braga, que apenas joga segunda-feira, pode em caso de triunfo em casa do lanterna-vermelha Tondela ultrapassar o FC Porto na terceira posição.
No outro encontro do dia, o Arouca, que é 17.º e penúltimo, com mais dois pontos do que o Tondela, recebe o Paços de Ferreira, 14.º, com mais dois pontos do que os arouquenses.

A jornada encerra na segunda-feira, com a receção do Sporting de Braga ao Feirense, podendo a equipa da casa passar o FC Porto na classificação.

“É uma equipa de qualidade”
Rui Vitória disse no sábado que o Benfica vai entrar em campo diante do Moreirense sem acusar o efeito do empate com o Besiktas para a Liga dos Campeões.

Na conferência de imprensa de antevisão do encontro, realizada no Estádio da Luz, o treinador dos ‘encarnados' lembrou o registo da equipa na Liga dos Campeões sob a sua orientação e garantiu que os jogadores vão manter a mesma filosofia no regresso ao campeonato.

"Não há como afetar. A nossa forma de estar foi a mesma que nos levou em 15 jogos na Liga dos Campeões a ganhar sete e a perder apenas quatro, numa prova onde estão os melhores", vincou, três dias depois de ver a equipa ceder uma vantagem de três golos na partida na Turquia, de onde saiu somente com um empate (3-3).

Paralelamente, Rui Vitória assegurou estar alertado para o potencial efeito da mudança de treinador na formação de Moreira de Cónegos, que viu na última semana ser oficializada a saída de Pepa do comando técnico e que será provisoriamente substituído pelo preparador físico Leandro Mendes.

"Às vezes estas mudanças podem trazer reações, mas isso não altera a forma de estar da equipa, só vai dar mais variáveis. É uma equipa de qualidade. Acredito que tem capacidade para discutir o jogo. Temos de ter a mesma capacidade afirmativa, respeitando muito este adversário", declarou.


Os rumores da possível contratação do lateral brasileiro Hermes ao Grémio e de eventuais vendas na reabertura do mercado de transferências, em janeiro, foram também desvalorizados pelo treinador do clube da Luz.

"Não sei o que vai acontecer no mercado de janeiro e nem estou muito preocupado com isso. Esta equipa é muito mais um todo do que a soma das suas partes", assumiu.

Já em relação à reintegração do avançado brasileiro Jonas na equipa, Rui Vitória voltou a evitar comprometer-se com uma data e sublinhou que "há um percurso a ser feito" depois de um período de cerca de três meses de inatividade.

"Não é previsível e não posso dar uma data concreta. Ainda falta um pouco", afirmou.

O desafio entre o Benfica e o Moreirense, a contar para a 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, está agendado para este domingo, às 18:00, no Estádio da Luz, e vai ser arbitrado por Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora.

c/ Lusa

Tópicos
pub