Benfica procura encurtar caminho para o título

por Mário Aleixo - RTP
A equipa do Benfica terá de estar concentrada apoiada por 60 mil adeptos Tiago Petinga-Epa

O Benfica defronta o V. Guimarães, a partir das 19h00, no Estádio da Luz, em jogo da 32ª jornada do campeonato da I Liga de futebol.

Faltam três jogos para o final da competição e na luta pelo título de campeão Benfica e Sporting estão separados por dois pontos, com vantagem para os encarnados.

Eis o que falta jogar às duas equipas:

BENFICA                            SPORTING                       

V. Guimarães (casa)             FC Porto (fora)                    

Marítimo (fora)                    V. Setúbal (casa)                 

Nacional (casa)                    Sp. Braga (fora)

O Benfica joga novo encontro crucial nas aspirações de revalidação do título nacional, ao receber o Vitória de Guimarães.

Os 'encarnados', que lideram a prova com 79 pontos, mais dois do que o Sporting, segundo classificado, continuam obrigados a vencer para manterem a vantagem sobre os rivais e os manterem sob pressão, numa jornada em que os "leões" têm uma deslocação de alto risco, ao defrontarem no estádio do Dragão o FC Porto.

O Benfica medirá forças com uma equipa já sem pressão em termos de classificação - já não tem hipóteses de lutar pela Liga Europa e não corre risco de descida de divisão -, mas vem já com uma longa série de 11 jogos sem vencer.

É previsível que o treinador Rui Vitória não faça alterações no "onze" titular. Na antevisão da partida o técnico manteve o discurso das últimas semanas exigindo à equipa concentração total porque o jogo é difícil.



Na equipa minhota há três ausências por lesão: Bouba, Saré e Alex.

O treinador Sérgio Conceição reconhece a dificuldade que é jogar na Luz perante 60 mil espetadores mas mantém viva a esperança de poder surpreender os bimcampeões nacionais.



O jogo será arbitrado por Bruno Paixão e terá relato na Antena 1 com uma equipa constituída por Paulo Sérgio, EDuardo Gonçaves e José Nunes.

Benfica a caminho de um recorde na I Liga

Se vencer os três jogos que faltam o Benfica soma a marca histórica de 88 pontos.

No modelo de campeonato com dezoito equipas se a equipa encarnada nos três jogos que faltam para o final vencer os três encontros perfaz 88 pontos e ultrapassa o máximo de 86 pontos que pertence ao FC Porto da época 2002/03 quando era treinado por José Mourinho.

O clube da Luz com Jorge Jesus como técnico alcançou 85 pontos em 2014/15, os mesmos que o FC Porto tinha conseguido por António Oliveira em 1996/97.

Para que os encarnados consigam chegar ao recorde terão de ultrapassar nas próximas três jornadas o Vitória de Guimarães, Marítimo e Nacional.

De referir ainda que caso o Benfica chegue à conquista do tricampeonato conseguirá esse feito 39 anos após a última vez que foi em 1974-1977.

Nessa temporada de 1977 era treinador o inglês John Mortimore e, entre outros, faziam parte da equipa Bento, Pietra, Chalana, Shéu e Nené.


pub