Campeonato: os números da primeira volta

por Inês Geraldo - RTP
Benfica parte em vantagem para a segunda volta Hugo Delgado - Lusa

Depois de 17 jornadas jogadas em Portugal, o Benfica lidera a classificação, tendo como perseguidores o FC Porto e Sporting de Braga. Nacional e Tondela vão tentar fugir aos lugares de despromoção. Depois de metade do campeonato ter sido disputado apresentamos alguns dos números da Liga Portuguesa 2016/17.

Ao fim de 17 jornadas, o Benfica lidera a campanha futebolística em Portugal com 42 pontos. A equipa da Luz suplanta a concorrência de FC Porto (38 pontos) e Sporting de Braga (36 pontos), com o Sporting a aparecer no quarto lugar.

Em relação a números, vale a pena perceber como têm sido os registos das equipas em casa e fora dela. Apesar de os Encarnados serem a equipa com mais triunfos no campeonato (13 vitórias), em casa, quem apresenta maior número de jogos ganhos são FC Porto e Sporting de Braga.


Foto: Lusa

Ambas as equipas têm um registo de sete vitórias em oito partidas disputadas, mais um triunfo que Benfica, que perdeu pontos no Estádio da Luz com Vitória de Setúbal e Boavista. Apesar do registo caseiro, a equipa treinada por Rui Vitória consegue ser o conjunto que mais jogos ganha fora.

Em nove partidas disputadas fora do seu reduto, o Benfica venceu sete jogos. A perda de pontos apareceu, primeiramente, com o FC Porto, num empate a um golono Estádio do Dragão, surgindo depois uma derrota frente ao Marítimo na inauguração do Caldeirão dos Barreiros, o que constitui a única derrota Encarnada até agora.
Os registos goleadores da Liga
Em termos goleadores é o Benfica que lidera a lista. A equipa da Luz leva 37 golos marcados em 17 jogos, ao contrário do Belenenses que marcou apenas onze golos até agora, o que perfaz uma média inferior a um golo por jogo para a turma treinada por Quim Machado.

O Feirense, recém-promovido à I Liga, é a equipa mais golos sofreu até agora. São 32 tentos sofridos em 17 partidas, algo que contrasta com o FC Porto que apresenta a melhor defesa do campeonato. Os Dragões sofreram apenas sete golos na primeira volta.


Foto: Lusa

Durante a primeira rodada de jornadas no primeiro escalão do futebol português existiram alguns resultados volumosos. Em destaque estão duas partidas. Na terceira jornada, o Vitória de Guimarães, treinado por Pedro Martins, recebeu e goleou o Paços de Ferreira por 5-3.

Também no Minho se pode constatar mais um jogo com vários golos, aquando o Sporting de Braga recebeu e cilindrou o Feirense no Estádio Municipal de Braga por 6-2. Duas partidas que contam com oito tentos cada, constituindo as partidas com mais golos do campeonato.

Nos valores individuais destaque para Bas Dost. O holandês contratado no princípio da época ao Wolfsburgo pelo Sporting é o melhor marcador do campeonato, com 13 golos. Seguem-se André Silva, internacional português, que já marcou onze tentos pelo FC Porto esta temporada para o campeonato.

Moussa Marega começou a época em grande forma e está no terceiro lugar com dez golos. Bas Dost e André Silva continuam em destaque por serem os jogadores que mais marcam em casa. Tanto o Estádio de Alvalade como Estádio do Dragão já festejaram sete golos dos dois goleadores.


Foto: Lusa

Bas Dost continua em alta e supera a concorrência no que toca a golos fora de casa. O holandês leva seis golos averbados esta época, o último deles conseguido frente ao Desportivo de Chaves, no empate a dois golos em Trás-os-Montes.

Por sua vez, Ali Ghazal, do Nacional da Madeira, lidera uma estatística negativa. O egípcio é o jogador que mais autogolos leva no campeonato, contabilizando três. O médio da equipa madeirense é seguido por Pica, do Tondela, que marcou dois golos na própria baliza.
Assistências, totalistas e disciplina
Os maiores assistentes da Liga são Gelson Martins e Wilson Eduardo. Os jogadores do Sporting e Sporting de Braga levam dez passes certeiros para golo, seguindo-se Nuno Pinto (lateral do Vitória de Setúbal) e Iuri Medeiros (extremos do Boavista) com seis assistências cada.

Nesta Liga são vários os jogadores que ainda não falharam qualquer minuto. São 19 os totalistas no campeonato português dos quais se destacam as presenças ininterruptas de William Carvalho e Coates pelo Sporting, e Felipe e Iker Casillas pelo FC Porto.


Foto: Reuters

Em termos disciplinares, Marcelo, defesa do Rio Ave, é o jogador que leva mais amarelos. Foram sete as vezes que o brasileiro foi admoestado com a cartolina amarela, sendo que numa partida, por acumulação de amarelos, acabou por ser expulso.

No extremo contrário, encontram-se Boateng e Roderick Miranda. Os jogadores do Moreirense e Rio Ave levam dez e 17 partidas disputadas, respetivamente, e ainda não tiveram qualquer sanção disciplinar. De destacar ainda que não houve nenhum jogador na Liga Portuguesa que tenha sido expulso por duas vezes esta temporada.

José Gomes (SL Benfica) e Rui Pedro (FC Porto) são os jogadores mais novos a jogar esta temporada na Liga Portuguesa, enquanto Pedro Taborda (Moreirense), Alan (SC Braga) e Júlio César são os jogadores mais veterenos a jogar no campeonato português.
pub