Sérgio Conceição é o novo treinador do FC Porto

por RTP
Sérgio Conceição sucede a Nuno Espírito Santo Stephane Mahe - Reuters

O técnico de 42 anos foi apresentado esta quinta-feira pelo FC Porto como o novo treinador da equipa da cidade invicta. Sérgio Conceição, antigo internacional português, chega ao comando técnico dos Dragões depois de ter rescindido contrato com o Nantes, equipa do campeonato francês que treinou durante a última temporada.

Depois de vários dias de especulação, Sérgio Conceição foi oficializado como treinador do FC Porto. O técnico rescindiu contrato com o Nantes na última terça-feira, ficando disponível para assumir o comando técnico do FC Porto.

A confirmação da chegada de Sérgio Conceição perfila-se como um regresso ao Dragão, depois de o treinador de 42 anos ter representado a equipa azul e branca como jogador. O técnico vai assinar com os Dragões por duas épocas com mais um ano de opção.

Num comunicado enviado à CMVM, o FC Porto confirmou a chegada de Sérgio Conceição ao clube.

“A FC Porto–Futebol SAD (…) vem informar o mercado que chegou a acordo com Sérgio Paulo Marceneiro Conceição para a celebração de um contrato de trabalho, como treinador da sua equipa principal de futebol, para as épocas desportivas de 2017/18 e 2018/19”, pode ler-se no comunicado portista.

Após confirmada a contratação do treinador português para o comando técnico do FC Porto, Sérgio Conceição mostrou-se orgulhoso por regressar ao Dragão.
Amor ao Dragão decisivo para assinar
O técnico já foi apresentado e garante que o regresso se deve ao amor que sente pelo clube. Sérgio Conceição lembrou a ascensão na carreira enquanto jogador e treinador e dedicou os seus sucessos aos pais.

O novo treinador dos Dragões prometeu garra e dedicação e agradeceu a confiança do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa e de toda a equipa do FC Porto. Em relação aos adeptos, o técnico diz que vai provar com resultadoss a escolha que em si recaiu.

Sérgio Conceição adiantou que não quer falar do passado e anunciou uma nova era no FC Porto. Afirmando-se como um técnico que não é melhor nem pior que os antecessores, Sérgio Conceição disse que quer vencer sempre todos os jogos.

Pinto da Costa deu as boas-vindas ao treinador de 42 anos e lembrou a carreira que teve enquanto jogador do FC Porto. O presidente dos Dragões elogiou a garra do novo técnico.

"Tive o prazer, desde tenra idade, de conviver com o Sérgio Conceição, como atleta do FC Porto. Atleta exemplar, foi sobretudo um exemplo de dedicação e amor ao clube e a uma camisola", declarou Pinto da Costa.
Carreira sempre ligada aos relvados

A carreira de Sérgio Conceição nos bancos começou em 2011 em Olhão. O técnico liderou o Olhanense, antes de se mudar para Coimbra, para treinar a Académica, onde permaneceu durante dois anos. Seguiu-se o Sporting de Braga onde conseguiu levar a equipa arsenalista até à final da Taça de Portugal, onde perdeu com o Sporting nas grandes penalidades.

Na época seguinte (2015/16), Conceição mudou-se para Guimarães para treinar o Vitória local, substituindo Armando Evangelista. A experiência durou apenas uma época e após a saída, o técnico de 42 anos aventurou-se na primeira experiência no estrangeiro.

Contratado pelo FC Nantes para manter a equipa na primeira divisão francesa, Sérgio Conceição levou o clube ao sétimo lugar da Ligue 1, ficando a apenas oito pontos dos lugares de qualificação europeia, retirando o clube dos lugares de despromoção.

Foto: Sérgio Conceição representou o FC Porto enquanto jogador - José Manuel Ribeiro - Reuters

Como jogador, Sérgio Conceição teve passagens pelo Penafiel, Leça, Standard Liége e PAOK. No entanto, o extremo ganhou maior notoriedade no FC Porto e em Itália, onde representou a Lazio de Roma e o Inter de Milão.

Venceu vários títulos, do quais se destacam três Ligas Portuguesas, uma Taça de Portugal, uma Liga Italiana, duas taças de Itália, uma Taça das Taças e uma Supertaça europeia.

Na seleção portuguesa, Sérgio Conceição somou 56 internacionalizações e 12 golos, com destaque para o hat-trick marcado à Seleção Alemã no Euro 2000. Também fez parte da equipa das quinas que esteve no Mundial 2002, na Coreia do Sul/Japão.
Tópicos
pub