Sporting e FC Porto discutem liderança da I Liga

por Mário Aleixo - RTP
Os duelos entre Sporting e FC Porto são marcados pela competitividade Fernando Veludo-Lusa

Sporting e FC Porto discutem no domingo a liderança da I Liga de futebol.

O clássico entre Sporting e FC Porto, relativo à terceira jornada da I Liga, está marcado para domingo, às 18h00, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, com arbitragem de Tiago Martins.

O FC Porto surge motivado pela vitória em casa dos italianos da Roma (3-0), que valeu a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões, e procura derrotar a equipa leonina, algo que não conseguiu nos dois confrontos da época passada.

No Sporting é cada vez mais certo que João Mário vai rumar aos italianos do Inter Milão, mas a equipa de Jorge Jesus não aparenta ressentir-se da falta de influência do médio, depois de ter vencido em Paços de Ferreira sem sobressaltos.

Do lado oposto, apesar da euforia em redor da qualificação europeia, os "dragões" surgem com uma baixa de vulto, depois de o defesa direito uruguaio Maxi Pereira ter saído lesionado frente à Roma e ter sido operado à perna direita.

O antigo capitão do Sporting, Carlos Xavier, não consegue descortinar um favorito num momento tão precoce do campeonato.



O antigo guarda-redes do FC Porto, Jorge Amaral, espera um grande jogo entre duas equipasd que querem ser campeãs.



Sporting vitorioso no passado recente

O Sporting está invicto nas derradeiras sete receções ao FC Porto para a I Liga portuguesa de futebol, tendo reforçado a maioria absoluta de triunfos que ostenta nos "clássicos" caseiros para o campeonato, em vésperas do 83.º embate.

O Sporting e o FC Porto estão completamente igualados no histórico dos confrontos entre si, em vésperas do 224º duelo.

Depois dos dois triunfos dos "leões" na época passada frente aos "dragões" de Julen Lopetegui, primeiro, e de José Peseiro depois, o Sporting igualou os 80 triunfos dos portuenses, aos quais acrescem 63 empates.

Nuno Espírito Santo versus Jorge Jesus

O treinador Nuno Espírito Santo tem um saldo negativo nos confrontos diretos com Jorge Jesus, pois, em sete encontros, só por uma vez evitou a derrota, que surgiu no desempate por penaltis, na Supertaça de 2014.

O treinador Jorge Jesus tem recuperado no saldo negativo nos confrontos com o FC Porto, enquanto Nuno Espírito Santo apresenta surpreende supremacia frente ao Sporting, ao serviço do Rio Ave.

Em mais de duas décadas de carreira como treinador - começou no Amora, em 1989 -, Jorge Jesus defrontou o FC Porto em 39 ocasiões, divididas por 10 clubes diferentes, somando 21 derrotas, nove empates e apenas nove triunfos, sete alcançados ao serviço do Benfica, cuja equipa orientou seis temporadas, e dois pelo Sporting na época passada.

Do lado contrário da barricada, o treinador do FC Porto, Nuno Espírito Santo, contraria o pesadelo na relação com Jorge Jesus (seis derrotas e um empate... que se transformou em derrota no desempate por penáltis) com surpreendente saldo positivo com o Sporting, vencendo três dos cinco jogos com os "leões".

Nesses cinco desafios, todos no comando técnico do Rio Ave, o técnico perdeu apenas uma vez e empatou outra, revelando um saldo claramente favorável também em golos, com esclarecedor 8-4.

 

pub