Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Sporting empata com Marítimo e fica ainda mais longe do título

por Lusa
Legenda da Imagem Homem de Gouveia - Lusa

O Sporting voltou este sábado a marcar passo na luta pelo título, ao ficar-se por um empate a dois golos no reduto do Marítimo, em embate da 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Os ‘leões’ estiveram duas vezes em desvantagem, por culpa dos tentos de Éber Bessa, aos oito minutos, e Raul Silva, aos 34, não conseguindo mais do que conquistar um ponto, com golos do inevitável Bas Dost, aos 24, e Gelson Martins, aos 60.

A oito minutos do final, o suplente Alan Ruiz ainda conseguiu introduzir a bola na baliza dos insulares pela terceira vez, no que poderia ter sido o terceiro tentos dos ‘leões’, mas foi-lhe assinalado, erradamente, um fora de jogo.

Com este empate, o Sporting, quarto classificado, somou o segundo empate consecutivo a dois e segue agora a seis pontos do FC Porto (4-2 ao Rio Ave), podendo também ficar a quarto do Sporting de Braga e a 10 do líder Benfica.

Por seu lado, o Marítimo, que já tinha imposto nos Barreiros o primeiro e único desaire na prova ao Benfica (2-1), manteve-se, para já, no sexto posto, mas pode ser alcançado na segunda-feira pelo Desportivo de Chaves.
Primeira parte
Sem Jefferson e André, ambos lesionados, os ‘leões’ apresentaram como novidade no ‘onze' o jovem João Palhinha - emprestado na primeira metade da época ao Belenenses -, por troca com William Carvalho, relegado para o banco.

O Marítimo, que vinha de três triunfos consecutivos, voltou a contar com os habituais titulares Fransérgio e Edgar Costa, depois de cumpridos os respetivos castigos na última jornada.

No regresso ao banco, após 15 dias de castigo, o técnico do Sporting, Jorge Jesus, viu a sua equipa ficar em desvantagem logo aos oito minutos, num livre direto do brasileiro Éber Bessa, numa execução perfeita, a bater Rui Patrício.

O Sporting reagiu bem ao golo ‘madrugador' dos insulares e, aos 22 minutos, Coates, saltou mais alto que a defesa insular, mas a bola saiu perto do poste esquerdo da baliza do Marítimo.

Mas, da ameaça à concretização, foi um pequeno passo, uma vez que o Sporting empatou aos 24 minutos: livre de Adrien, com o holandês Bas Dost a saltar mais alto do que a defesa maritimista e a apontar o seu 14.º golo no compeonato.

A equipa de Daniel Ramos poderia ter voltado ao comando aos 31 minutos, quando Dyego Sousa, em lance individual, rematou forte, mas à trave.

Ainda antes do intervalo, o Marítimo chegou, porém, ao segundo tento, num lance de bola parada, longe da área, surgindo Raul Silva a cabecear, com alguma facilidade, ludibriando a desatenta defesa ‘leonina’.
Segunda parte

Com Alan Ruiz em vez de Marvin Zeegelaar, o Sporting chegou novamente à igualdade aos 60 minutos, por Gelson, que soltou-se da marcação de Fransérgio e aproveitou da melhor forma um cruzamento da esquerda de Bruno César.

Aos 82 minutos, em lance rápido, Alan Ruiz, em posição legal, fez aquele que seria o terceiro golo do Sporting, mas o árbitro anulou o golo aos ‘leões', por alegada posição irregular do argentino.

Ainda antes de se atingir o minuto 90, o Marítimo também poderia ter desfeito a igualdade, mas Fransérgio, em boa posição para finalizar, atirou ao lado.
pub