Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Sporting firme na liderança, Benfica sobe ao terceiro lugar

por Mário Aleixo - RTP
Uma mão de Tonel foi providencial no triunfo do Sporting José Sena Goulão-Lusa

Sporting segura liderança e Benfica sobe ao terceiro lugar na I Liga.

A 11ª jornada do campeonato da I Liga, de futebol, está concluída depois de nos dois jogos que faltavam o Sporting ter vencido o Belenenses por 1-0 e o Benfica derrotado o Sp. Braga por 2-0.

O Benfica já é terceiro ultrapassando o Sp. Braga, que derrotou por 2-0 no estádio municipal bracarense, e mantendo o atraso relativo para Sporting e FC Porto.

A 11ª jornada viu também o Sporting ganhar ao Belenenses por 1-0, com uma grande penalidade já para lá do tempo regulamentar, pelo que os três grandes mantêm a diferença que traziam da jornada anterior, com os "leões" a somarem 29 pontos, o FC Porto 24 e o Benfica 21 mas "dragões" e "águias" têm menos um jogo. ambos contra o União da Madeira.

Ao Sporting, valeu uma mão do central belenense Tonel, em plena área, a desviar a bola da cabeça de Slimani. A falta do antigo jogador do Sporting originou uma grande penalidade, que William Carvalho converteu, com calma, aos 90+3 minutos.

O golo mesmo no final acabou por disfarçar o facto de o Sporting ter mostrado escassas soluções para contrariar o esquema defensivo contrário.

Apesar das dificuldades evidenciadas o treinador do Sporting, Jorge Jesus, preferiu enaltecer o trabalho da sua equipa: "Na antevisão tínhamos dito que ia ser um jogo difícil, sabíamos que íamos jogar com uma equipa que tem qualidade e foi isso que aconteceu no jogo. Fomos uns justos vencedores, nos primeiros 45 minutos ou na totalidade do jogo, o Belenenses não nos criou problemas nenhuns".



Ricardo Sá Pinto, técnico do Belenenses, considerou o resultado injusto: "Jogámos contra um grande Sporting, difícil de parar, mas não foi o que aconteceu hoje, o Belenenses esteve muito organizado, rigoroso, tivemos uma grande atitude competitiva, concentração e penso que bloqueámos todas as ações ofensivas dentro do jogo do Sporting. Perante o que sucedeu durante o jogo, penso que é muito injusto a equipa sair daqui com uma derrota".



Tudo correu de forma diferente em Braga e, aos 11 minutos, o marcador já indicava a vantagem de 2-0 para os visitantes, que em luta direta pelo terceiro lugar foram muito mais eficazes.

Pizzi, aos três minutos, inaugurou o marcador e, aos 11, Lisandro López elevou, deixando em choque a formação bracarense, que no entanto tentou reagir logo de imediato, quase chegando ao golo aos 15 minutos, através de Rafa.

O Sp. Braga ainda se pode queixar, entre outros lances, do livre direto que Filipe Augusto enviou à trave, já com o guarda-redes Júlio César totalmente batido.

No rescaldo da partida Paulo Fonseca, treinador do Sp. Braga, frisava que a equipa minhota fez tudo para ganhar: "A verdade é que saímos do jogo sem marcar. Não foi falta de oportunidades, mas foi mesmo porque não fomos eficazes, ao contrário do Benfica. Não quero ser parcial, mas parece-me que a diferença esteve na eficácia".



Para o técnico do Benfica, Rui Vitória, o triunfo ajuda a elevar os níveis de confiança da equipa: "Nós entramos em cada jogo como uma oportunidade que há para jogar, para ganhar e somar os três pontos. Efetivamente, o facto de haver resultados é que dá corpo a isto e acaba por dar uma sensação de maior satisfação. Sabemos o que temos de fazer, o projeto que o Benfica tem e vão contar connosco em todas as competições, no sentido de ganharmos os jogos todos em que entramos".



Com a vitória do FC Porto sobre o Tondela, por 1-0, os três grandes escapam na classificação, com o Sp. Braga a seguir na tabela, com 20 pontos.

Na próxima jornada o Sporting desloca-se ao terreno do Marítimo (sábado), o FC Porto recebe o P. Ferreira (sábado) e o Benfica faz as honras da casa à Académica (sexta-feira).
pub