Morreu Paulo Paraty, antigo árbitro português

por RTP
Paulo Paraty foi árbitro internacional DR

O antigo árbitro e comentador de arbitragem da RTP morreu esta quarta-feira aos 53 anos. Paulo Paraty sofria de doença prolongada que lhe foi diagnosticada em 2014.

Natural do Porto, Paulo Paraty foi um dos mais famosos árbitros portugueses, tendo sido inclusivamente internacional.

Em 2014 foi-lhe diagnosticado um cancro na perna. Na primeira jornada do campeonato português desta temporada, várias equipas de arbitragem entraram com t-shirts alusivas à solidariedade com Paulo Paraty.

José Fontelas Gomes, presidente da APAF, disse à RTP que a morte do antigo árbitro apanhou-o desprevenido, até pela amizade que mantia com Paulo Paraty. Fontelas Gomes afirmou também que será dedicado um minuto de silêncio ao árbitro na próxima jornada.

"O Paulo era uma pessoa cheia de coragem e que lutou muito pela arbitragem portuguesa", declarou.

Já José Leirós mostrou-se chocado pela notícia da morte do antigo árbitro internacional, afirmando que se tratava de um grande árbitro e de um campeão.

"É uma notícia bastante triste. O Paulo era um cidadão que marcou todas as pessoas por quem passou. Estamos todos em estado de choque", disse o antigo árbitro visivelmente emocionado.

Luís Guilherme, ex-presidente da Associação de Árbitros Portugueses, disse que a morte de Paulo Paraty é um choque e que se perdeu um dos grandes valores da arbitragem portuguesa e que poderia ter dado muito ao setor, como dirigente.
 

O antigo árbitro fez parte da Associação deFutebol do Porto e retirou-se dos relvados em 2008. Paulo Paraty era filho de um outro árbitro, Armando Paraty.
pub