Sindidato dos Jogadores repudia alegados comentários racistas de José Augusto

por Carlos J Barros - RTP
Joaquim Evagelista sst

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) manifestou hoje "o mais incisivo repúdio" relativamente a alegados "comentários racistas" dirigidos pelo treinador do Portimonense, José Augusto, ao jogador do Sporting B Mama Baldé.

Em comunicado, o SJPF sugere ao técnico do Portimonense que apresente "publicamente um pedido de desculpas ao jogador Mama Baldé".

"O SJPF tomou conhecimento dos comentários racistas proferidos pelo treinador do Portimonense, José Augusto, em relação ao jogador do Sporting B, Mama Baldé, durante a partida realizada entre as duas equipas. Os referidos comentários constituem uma prática inaceitável, que merece o mais incisivo repúdio, independentemente do contexto em que foram produzidos", pode ler-se no comunicado.

Os acontecimentos, noticiados pela imprensa desportiva com base em relatos divulgados nas redes sociais, terão tido lugar durante a deslocação do Sporting B a Portimão no sábado.

"O Futebol, pela dimensão e impacto que assume, não pode ser exceção no combate ao racismo e às más práticas desportivas. Cabe aos agentes desportivos transmitir esta mensagem e agir de acordo com a mesma. Desvalorizar ou ser indiferente a estes comportamentos não contribui para os erradicar", escreve o sindicato.

O SJPF sugere, por isso, a José Augusto que "reconheça o erro", valorizando "a sua postura no futebol, no desporto e na sociedade".

"Sem prejuízo das normas regulamentares e da elevada consideração que nos merece, o treinador José Augusto tem a oportunidade de se penitenciar pelo sucedido e apresentar publicamente um pedido de desculpas ao jogador Mama Baldé, a quem o SJPF manifesta, desde já, o seu total apoio", pode ler-se.

Ao jornal A Bola, o técnico do Portimonense desvaloriza a polémica, destaca a circunstância de trabalhar "com jogadores de todas as raças e origens" e afirma-se incapaz "de qualquer tipo de discriminação" -- "racista nunca", afirmou.
pub