Girafas em risco de extinção

por RTP
A espécie agora classificada como vulnerável e em perigo de extinção já não existe em sete países onde habitava Goran Tomasevic - Reuters

O animal mais alto do mundo enfrenta perigo de extinção. De acordo com a atualização da Lista Vermelha de espécies ameaçadas, houve um declínio de 40 por cento da espécie em todo o mundo, nos últimos 30 anos.

Segundo a mais recente atualização da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, divulgada numa reunião em Cancun, no México, sobre a diversidade biológica, há um alerta para a “extinção silenciosa” das girafas em África.No inventário da Lista Vermelha, constam 85.604 espécies de plantas e animais, das quais 24.307 correm risco de extinção.

As causas desta extinção estão associadas à caça furtiva ilegal e à expansão de terras de cultivo que ameaçam o seu habitat.

Desde 1985 que o número de girafas desceu de 157 mil para 97.500, registando uma queda de 40 por cento da sua população nos últimos 30 anos.

As ações do Homem sobre o mundo animal são cada vez mais discutidas, tendo em conta a destruição em massa de lugares selvagens e as caças ilegais que comprometem o futuro de milhares de espécies.

“Como um dos animais mais emblemáticos do mundo, está na hora de colocarmos o nosso pescoço no cepo pela girafa, antes que seja tarde de mais”, disse Julian Fennessy, vice-presidente do grupo especializado em girafas do UICN.

A espécie agora classificada como vulnerável e em perigo de extinção já não existe em sete países onde habitava.
Tópicos
pub