Tornados em Portugal, um fenómeno crescente

por Nuno Patrício - RTP
Foto: Kathryn Piotrowski - Reuters

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou entre a noite de segunda-feira e a madrugada de terça-feira quatro tornados na região alentejana e Algarve. Os fenómenos climatéricos surgiram no espaço de cinco horas.

Em Portugal, nos últimos anos, tem vindo a aumentar a frequência do aparecimento de tornados. Mas o que está na origem destes fenómenos? Trata-se de ventos associados à humidade e massas de ar quente.

O fenómeno surge com condições favoráveis à formação de um intenso remoinho de vento, que suga uma massa de ar quente, fazendo-a subir rapidamente. É precisamente neste ponto que aparece um cone ciclónico, que converge no solo, e que, devido aos fortes ventos concentrados num único ponto, pode provocar estragos por onde passa.

Estes fatores pontuais e anómalos estão muitas vezes associados a grandes concentrações de humidade e massas de água, provocando inundações.

O IPMA pede à população que faça chegar aos seus serviços informações sobre ocorrências como aquela que aconteceu em Loures na terça-feira.

Célula em rotação na zona de Loures
IPMA/ Duarte

O físico e climatologista da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Filipe Duarte Santos explica que estes fenómenos estão relacionados com o aquecimento global e considera muito provável que venham a registar-se com maior frequência. Portugal não é exceção.

Filipe Duarte refere que a humanidade terá forçosamente de se adaptar a fenómenos mais extremos.

Com o aumento da temperatura do planeta, cresce a probabilidade de se formarem tornados, consubstancia o fisico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

pub