ABC está na final do campeonato de andebol

por Mário Aleixo - RTP
A equipa do ABC conseguiu chegar à final do campeonato de andebol Lusa

ABC bate Sporting e apura-se para a final de andebol.

Com emoção e dramatismo o ABC/Uminho passou à final do campeonato português de andebol, ao derrotar o Sporting no quinto jogo das meias-finais do "play-off" por 29-28, após dois prolongamentos.

Num jogo muito disputado e equilibrado, a contenda caiu para o lado dos minhotos, mas também podia ter sido para os "leões", nomeadamente no primeiro prolongamento, em que só um livre de sete metros já com o tempo cumprido impediu o triunfo do Sporting.

Esta vitória do ABC acontece apenas três dias depois do apuramento para a final da Taça Challenge.

O guarda-redes do ABC Humberto Gomes foi decisivo na parte final da partida ao parar dois ataques leoninos, tendo o Sporting baqueado face ao "inferno amarelo" das bancadas - e nem sequer pode queixar-se de menor frescura física.

Eis a marcha do marcador: 04-02 (10 minutos), 07-07 (20), 10-13 (intervalo), 13-16 (40), 18-19 (50), 22-22 (final), 23-24 (primeira parte do prolongamento), 26-26 (final do primeiro prolongamento), 28-27 (primeira parte do segundo prolongamento), 29-28 (final).

O ABC discutirá a conquista do título nacional de andebol frente ao Benfica. As datas dos cinco jogos se tal for necessário são 8, 11, 25, 28 de maio e 1 de junho. Três vitórias garantem a conquista do título de campeão.

No final da partida os comentários de vencedores e vencidos divergiram.


Carlos Resende, treinador do ABC/Uminho, enalteceu a postura da sua equipa e admitiu que os bracarenses estão onde queriam, na final.



Hugo Canela, técnico adjunto do Sporting, falou em decisões da arbitragem que condicionaram o jogo.




pub